HOJE
Onde tudo começou
Por Marcius Azevedo
Marquinhos volta ao Wlamir Marques, anota 10 pontos após se recuperar de lesão, mas não evita o revés do R10 Score Vasco da Gama para o Corinthians
A farewell tour ou turnê de despedida de Marquinhos teve mais um capítulo nesta quinta-feira (09/01). O ala entrou em quadra pela primeira vez em 2025 pelo R10 Score Vasco da Gama contra o Corinthians, naquele que pode ser o seu último jogo da carreira no ginásio Wlamir Marques. Voltando de uma lesão muscular, o jogador de 40 anos não conseguiu evitar o revés por 99 a 79 no primeiro jogo das equipes no NBB CAIXA em 2025.
Marquinhos ficou quase 21 minutos em quadra. Foram 10 pontos com 57,1% (4/7) nos arremessos de 2 pontos. Ainda sentido falta de ritmo, o ala errou suas quatro tentativas do perímetro. Ele ainda pegou um rebote. “A minha volta é um pouco aquela história, meio barro, meio tijolo. Tem de voltar aos poucos, essa foi uma aprendizado que eu tive na primeira vez que eu machuquei. Estava bem, aí, de repente, senti, é uma lesão bem traiçoeira. Mas hoje me senti bem. Claro que agora é adquirir de novo aquele ritmo, correr, ter confiança de brigar dos rebotes”, afirmou o jogador, que analisou o desempenho do R10 Score Vasco da Gama na partida.
“O grande problema do Vasco foi na defesa. Uma das melhores defesas do campeonato não pode tomar 100 pontos num jogo que não pode tomar como este, que é um confronto direto por posições do playoff. Esse foi o diferencial. Podíamos até ter tido um aproveitamento melhor no ataque, mas, defensivamente, fomos muito aquém, não teve aquela comunicação necessária para um jogo como o de hoje”, afirmou Marquinhos.
Para além do resultado, ele tem fortes lembranças do período em que defendeu o Corinthians. Foi no Wlamir Marques que Marquinhos disputou o seu primeiro jogo como profissional, em 2001. A equipe alvinegra, recorda o jogador R10 Score Vasco da Gama, não tinha mais chances de seguir adiante da competição e os jovens do elenco ganharam minutos em quadra. A estreia foi diante da Hebraica.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
“A minha primeira lembrança é o meu começo no adulto. Meu primeiro jogo foi no Wlamir Marques. Estava acabando o Campeonato Paulista e time já estava eliminado. O treinador começou a dar chance para a molecada. E no meu primeiro jogo no adulto, eu fiz 16 pontos, dei quatro enterrados, meti bola de três. Joguei uns 20 minutos e foi um sentimento muito bacana, de estar começando e ter aquela confiança de um menino do cadete, indo bem logo no primeiro jogo no adulto. Foi bom demais. Toda vez que eu venho neste ginásio me dá essa lembrança”, afirmou Marquinhos. “Sempre sou bem recebido no clube, tenho chance de encontrar ainda funcionários da minha época, isso é legal demais”, completou.
Marquinhos seguiu para o Bauru Basket, teve uma passagem pelo Scavolini, da cidade italiana de Pesaro, voltou ao Brasil defender o Vasco em 2003 e teve oportunidade de atuar novamente pelo Corinthians no ano seguinte. Desta vez em uma parceria com Mogi das Cruzes. Com uma equipe forte, o Corinthians/UMG/Mogi das Cruzes se destacou no Campeonato Brasileiro e só foi parado nas semifinais pelo Uberlândia, que acabou se tornando campeão daquela edição.
O ginásio Wlamir Marques ainda pode voltar ao calendário da farewell tour ou turnê de despedida de Marquinhos se R10 Score Vasco da Gama e Corinthians se enfrentarem nos playoffs do NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.