HOJE
No topo
Por Liga Nacional de Basquete
Pinheiros e Bauru vencem clássicos, somam quarto triunfo seguido e fecham primeiro turno na liderança de suas chaves no Campeonato Paulista 2014
O primeiro turno do Campeonato Paulista 2014 chegou ao fim. Nesta quinta-feira, a primeira metade da fase de classificação do Estadual se encerrou e a liderança dos dois grupos está nas mãos de equipes que atravessam ótimo momento na competição. Pinheiros/SKY e Paschoalotto/Bauru mantiveram o embalo, triunfaram pela quarta vez consecutiva e se isolaram na ponta de suas respectivas chaves.

Na estreia de Joe Smith no Paulista 2014, Pinheiros levou a melhor sobre o Paulistano (João Pires/Divulgação)
Em casa, o time pinheirense levou a melhor sobre o Paulistano/Unimed, no grande clássico da capital paulista, pelo placar de 80 a 72. Com destaque para as atuações de Jefferson Campos, autor de 15 pontos, Marcus Toledo e Ted Simões, ambos com 12 pontos, e Jason Smith, que marcou 11 tentos, a equipe dirigida pelo técnico Marcel de Souza atingiu a quarta vitória seguida, em cincos jogos disputado no campeonato, e se manteve na ponta do Grupo B.
“Esse resultado foi muito importante para dar seguimento ao que temos feito até aqui. Terminar o primeiro turno na liderança do grupo é muito bom para continuarmos acreditando e ganhando confiança. O que fez a diferença na vitória foi a nossa defesa. No começo, o jogo estava meio travado, mas conseguimos manter o ritmo”, disse Toledo, que ainda garantiu oito rebotes.
Com a derrota, o Paulistano, que teve como cestinhas na partidas os norte-americanos Kenny Dawkins e Desmond Holloway, com 17 e 15 pontos, respectivamente, soma agora uma campanha de duas vitórias em cinco jogos disputados e caiu para a quinta colocação do Grupo A. A equipe atou desfalcada do pivô Fab Melo.

Sempre ele: Day voltou a ser o cestinha do Bauru (Newton Nogueira/Divulgação)
Enquanto isso, Bauru também conquistou uma vitória em um clássico do basquete paulista. Mesmo atuando no Ginásio “Pedrocão”, os atuais campeões estaduais levaram a melhor sobre o rival Vivo/Franca, pelo placar de 85 a 77. Assim como o Pinheiros, os representantes do interior paulista também foram derrotados apenas na rodada de abertura da competição, somam quatro vitórias seguidas e ocupam a liderança do Grupo A.
Ainda desfalcado de Larry Taylor, Alex Garcia e Rafael Hettsheimeir, que estão a serviço da Seleção Brasileira, e de Murilo, em recuperação de uma lesão, o time bauruense teve como grandes destaques na partida o quarteto formado por Robert Day, responsável por 19 pontos, Jefferson William, que registrou seu quinto duplo-duplo em cinco jogos disputados no Paulista, com 17 pontos e dez rebotes, Ricardo Fischer, autor de 17 pontos e sete assistências e Gui Deodato, dono de 16 pontos.
“Jogamos com inteligência e soubemos neutralizar os pontos fortes de Franca. É uma vitória muito importante já que não é fácil jogar em Franca, ainda mais contra um adversário direto na briga pela liderança do grupo”, analisou o assistente Hudson Previdelo, que comandou a equipe novamente já que o técnico Guerrinha está na Espanha.
Mesmo com a derrota, Franca teve os cestinhas da noite, o ala Léo Meindl e o ala/pivô Lucas Mariano, ambos com 20 pontos. Depois de perder pela segunda vez seguida, a equipe do técnico Lula Ferreira tem agora um desempenho de três vitórias em cinco jogos e caiu para a terceira colocação da chave A.
Quezada e Asbury estreiam, e São José volta a vencer

Com Asbury e Quezada em quadra. São José voltou a vencer no Paulista 2014 (Tião Martins/PMSJC)
A sequência negativa do São José/Unimed no Campeonato Paulista chegou ao fim. Depois de levar a pior em seus últimos três compromissos na competição, o time do Vale do Paraíba voltou a vencer. Na partida que marcou o retorno do armador Manny Quezada, após um maior período de férias, e a estreia do recém-chegado ala norte-americano Brian Asbury, a equipe joseense superou a Liga Sorocabana, em casa, pelo placar de 91 a 86.
De volta ao time, Quezada teve boa atuação e foi o cestinha da equipe na partida, com 18 pontos. Asbury, por sua vez, debutou em solo brasileiro com 12 pontos e cinco rebotes. Também norte-americano, o ala/pivô Tarvin Gaines, da Liga Sorocabana, foi o maior pontuador do jogo, com 19 pontos. Com o resultado, as duas equipes se encontram com a mesma campanha (duas vitória e três derrotas) e dividem a terceira posição do Grupo B.
A vice-liderança da chave A está nas mãos do Rio Claro Basquete, que soma o mesmo desempenho do líder Pinheiros, mas leva desvantagem nos critérios de desempate. Na rodada desta quinta-feira, o time dirigido por Marcelo Tamião fez valer o mando de quadra e superou o Internacional/Fupes, pelo placar de de 85 a 79, com destaque para o armador Eric Tatu e o ala Caio Ranches, que marcaram 19 e 17 pontos, respectivamente.
Enquanto isso, no Grupo A, o Winner/Kabum/Limeira é quem ocupa a segunda posição. Atuando em casa, a equipe conquistou uma importante vitória ao superar o Mogi das Cruzes/Helbor, por 78 a 73, e também chegou à quarta vitória em cincos jogos disputados – Bauru leva a melhor no confronto direto.
O principal pontuador limeirense foi o armador Deryk, com 16 tentos, seguido pelo ala norte-americano David Jackson, que somou 15 pontos. O cestinha da partida foi o ala Shamell, do Mogi que converteu 18 pontos. Com a derrota, os mogianos caíram na tabela de classificação e ocupam a quarta posição do grupo, com duas vitórias em cinco jogos disputados.

Limeira, do armador Nezinho, bateu o Mogi e ocupa a vice-liderança do Grupo A (Guilherme Peixinho/Divulgação)
Na outra partida do Grupo A, o Palmeiras/Meltex conquistou seu primeiro triunfo como visitante no Estadual. No Ginásio João Santos Meira, a equipe alviverde levou a melhor sobre o anfitrião Lins Basquete, por 97 a 71. Com 26 pontos, o ala/armador Neto foi o grande destaque da segunda vitória do time da capital paulista na competição. Por sua vez, o esquadrão do interior segue sem vencer no campeonato.
O Campeonato Paulista 2014 terá sequência neste sábado, com o início do segundo turno. As 12 equipes entrarão em quadra e seis partidas agitarão a sexta rodada da competição do Estado de São Paulo.
Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:
21/08 (quinta-feira)
Quinta rodada
Pinheiros/SKY 80 x 72 Paulistano/Unimed (Grupo B)
São José/Unimed 91 x 86 Liga Sorocabana (Grupo B)
Rio Claro Basquete 85 x 79 Internacional/Fupes (Grupo B)
Lins Basquete 97 x 71 Palmeiras/Meltex (Grupo A)
Winner/Limeira 78 x 73 Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo A)
Vivo/Franca 77 x 85 Paschoalotto/Bauru (Grupo A)
23/08 (sábado)
Sexta rodada
16h – Ginásio Henrique Villaboim (São Paulo) – Pinheiros/SKY x Liga Sorocabana (Grupo B)
18h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru) – Paschoalotto/Bauru x Palmeiras/Meltex (Grupo A)
18h – Ginásio Antonio Prado Junior (São Paulo) – Paulistano/Unimed x Rio Claro Basquete (Grupo B)
18h – Ginásio João Santos Meira (Lins) – Lins Basquete x Winner/Limeira (Grupo A)
18h – Arena Santos (Santos) – Internacional/Fupes x São José/Unimed (Grupo B)
19h – Ginásio Hugo Ramos (Mogi das Cruzes) – Mogi das Cruzes/Helbor x Vivo/Franca (Grupo A)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca