#JOGAJUNTO

NBB Caixa

No último lance

Uberlândia UBE 79
x
77 Limeira LIM
26
1ºQ
X
21
12
2ºQ
X
18
19
3ºQ
X
21
22
4ºQ
X
17

Ginásio Sabiazinho

22 de março de 2014

Com arremesso salvador de Cipolini no estouro do cronômetro, Uberlândia vence Limeira em partida eletrizante e volta a se aproximar do G-4 do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
79
X
77
79
PTS
77
9
A3C
7
19
A2C
22
14
LLC
12
34
RT
27
19
ASS
21

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Unitri/Magazine Luiza e Winner/Kabum/Limeira fizeram uma partida eletrizante neste sábado, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia. Depois de muito equilíbrio durante todo o jogo, a equipe mineira conseguiu a vitória de maneira dramática. Com um arremesso de Cipolini no estouro do cronômentro, os atuais vice-campeões venceram o duelo, por 79 a 77, e voltaram a se aproximar do G-4 do NBB 2013/2014.

Com o emocionante triunfo diante de um adversário direto, Uberlândia se manteve vivo na briga pela classificação direta para as quartas de final da competição nacional. Ainda na sexta colocação, os comandados do técnico João Batista somam agora 18 resultados positivos em 29 partidas realizadas (62,1% de aproveitamento) e esquentaram a disputa por um lugar no grupo dos quatro primeiros colocados.

Antes dono do quarto lugar, Limeira caiu para a quinta posição com uma campanha de 19 vitórias em 30 jogos (63,3% de aproveitamento). Então, mesmo sem jogar na rodada deste sábado, por estar envolvido na disputa do Final Four da Liga das Américas 2014, o Pinheiros/SKY voltou a figurar no G-4, com 64,3% de aproveitamento (18 triunfos em 28 partidas).

Herói do triunfo uberlandense, Cipolini foi o segundo maior pontuador da equipe, com 18 pontos, atrás apenas de Helinho, autor de 19 tentos. Quem também se destacou foi o armador Valtinho, que marcou 17 pontos e ainda atingiu um expressivo feito. Com as oito assistências distribuídas, o jogador se juntou a Fúlvio, Larry Taylor e Nezinho a ultrapassar a marca de mil no fundamento na história do NBB.

Outro nome decisivo para o êxito dos mineiros foi o pivô Léo Waszkiewicz, que resgistrou o único duplo-duplo do jogo, com 15 pontos e 12 rebotes. Pelo lado limeirense, o grande destaque ficou por conta do ala norte-americano David Jackson, cestinha do confronto, com 23 pontos.

Cipolini converteu o arremesso que deu a vitória dramática ao Uberlândia (Raphael Oliveira/EAZ)

Cipolini converteu o arremesso que deu a vitória dramática ao Uberlândia (Raphael Oliveira/EAZ)

A boa pontaria nas bolas de três pontos foi fundamental para os donos da casa largarem melhor no jogo. Em nove tentativas de longa distância, a equipe mineira converteu cinco arremessos, com Helinho, duas vezes, Audrei, Valtinho e Cipolini, e teve uma boa produção ofensiva na primeira parcial. Do outro lado, com destaque para Ramon, os visitantes também obtiveram um bom rendimento em seu ataque e não deixaram os rivais dispararem. Então, depois de muita movimentação e um bom nível, o primeiro quarto se encerrou com vantagem de cinco pontos para Uberlândia: 26 a 21.

Logo no começo do segundo período, Limeira melhorou sua postura defensiva e contou com o protagonismo de Jackson para virar o jogo. O norte-americano marcou oito pontos e, ao lado de Fiorotto que anotou outros quatro tentos, liderou uma sequência de 12 a 3 dos paulistas, que assumiram a ponta do placar (33 a 28). Após a mudança no dono da ponta do placar, a partida seguiu equilibrada e os anfitriões voltaram a apresentar um bom rendimento. Mas os comandados de Demétrius também seguiram atuando em bom nível e mantiveram a liderança ao final da primeira metade da partida (39 a 38).

Os representantes do interior paulista voltaram melhor dos vestiários. Jackson voltou a aparecer bem e a equipe estendeu sua vantagem para sete pontos (49 a 42) em pouco menos de três minutos jogados no terceiro quarto. Na sequência, praticamente na mesma velocidade, Uberlândia reagiu e cortou a diferença no placar. Ainda com a mão quente, Helinho liderou a arrancada do Uberlândia, que chegou a empatar a partida (57 a 57). Mas, no final da parcial, Deryk converteu um tiro de três pontos e recolocou os limeirenses à frente: 60 a 57.

O equilíbrio seguiu sendo a grande tônica da partida durante o último período. Durante boa parte da parcial final, Limeira conseguiu manter a ponta do marcador, mas sempre com os anfitriões na cola. Então, a partida chegou para seus minutos finais completamente aberta, com as duas equipes com possibilidade de ficar com a vitória. Há pouco mais de dois minutos para o fim, Helinho converteu novo tiro de três pontos – o quinto dele no jogo – e colocou Uberlândia na frente (71 a 70).

Durante mais de um minuto, os times sentiram a pressão por conta da proximidade do término do duelo e ficaram sem pontuar. O placar só voltou a ser alterado quando Valtinho converteu dois lances livres e aumentou a vantagem dos mineiros (73 a 70). Na sequência, Jackson e novamente Valtinho acertaram dois lances livres cada e a diferença seguiu na casa dos três pontos (75 a 72), com 39 segundos para o fim do jogo.

Depois, Wagner marcou dois pontos e Limeira reduziu o prejuízo para um ponto (75 a 74). Mas Valtinho seguiu chamando a responsabilidade e, após sofrer nova falta, mostrou muita frieza para anotar mais dois lances livres e deixar Uberlândia mais uma vez com três tentos de frente (77 a 74).

Com a bola nas mãos, Limeira tinha a chance de empatar o jogo e conseguiu. Depois de um erro de Renato, Fiorotto ganhou o rebote ofensivo e achou Jackson, que acertou um tiro de longa distância e deixou tudo igual (77 a 77). Porém restavam dois segundos no relógio e Uberlândia fez o que parecia pouco provável. Após um pedido de tempo do técnico João Batista, Cipolini converteu um arremesso de dois pontos no estouro do cronômetro e deu a dramática vitória ao esquadrão do Triângulo Mineiro.