#JOGAJUNTO

LDB

No controle

Sport Recife LDB SPO 74
x
49 Macaé Basquete LDB MAC
16
1ºQ
X
5
20
2ºQ
X
23
21
3ºQ
X
13
17
4ºQ
X
8

Minas Tênis Clube

25 de agosto de 2015

Com primeiro quarto arrasador, Sport domina Macaé do início ao fim e vence importante confronto direto na abertura da 2ª etapa da LDB

DOCUMENTOS:
Súmula
74
X
49
74
PTS
49
4
A3C
9
23
A2C
9
16
LLC
4
58
RT
38
14
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A primeira partida da sede de Belo Horizonte da segunda etapa da LDB 2015 colocou frente a frente duas equipes com o mesmo número de vitórias até então. Melhor para o Sport Club do Recife, que venceu o Macaé Basquete por 74 a 49, nesta terça-feira (25/08), na Arena Minas, e conquistou um importante resultado positivo na briga por posições na tabela de classificação.

Agora, o time rubro-negro soma cinco triunfos em oito partidas disputadas e se aproximou ainda mais do pelotão de frente. Desfalcado do armador Pedrinho Rava e do ala Murilo Veloso, ambos com lesões musculares, o time do Estado do Rio de Janeiro conheceu sua terceira derrota em sete jogos realizados.

+ Clique aqui e confira a tabela de classificação da LDB 2015

Para sair vencedor, o Sport dominou o jogo do início ao fim e logo no primeiro quarto abriu 11 pontos de frente (16 a 5). No segundo período, o Macaé até reagiu, mas na volta do intervalo o time nordestino rapidamente recolou sua vantagem na casa dos dois dígitos e não deu mais chances aos rivais. Com um duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes, o ala Luizinho foi o grande destaque da equipe vencedora.

“A gente sabia que uma das chaves para nossa vitória seria imprimir um estilo de jogo agressivio e deu certo. Eles estão com alguns desfalques e nossa equipe soube aproveitar isso para vencer. Foi uma vitória muito importante por ser um confronto direto, mas mais ainda para dar confiança ao time para esta etapa”, disse Luizinho.

Autor de 11 pontos e seis rebotes, o pivô Felipe Rech foi outra figura importante a favor do Sport, assim como os armadores Gui e Lima, responsáveis por nove pontos cada. Do lado macaense, os cestinhas foram o ala Cintra e o ala/pivô Matheus Fontes, que marcaram 13 e 11 pontos, respectivamente.

“Fizemos um jogo muito ruim. No segundo quarto fomos um pouco melhor, mas falhamos muito durante o jogo. Não tivemos um bom balanço defensivo, que permitiu que o Sport contra-atacasse com muita facilidade, isso sem falar na ausência do nosso jogo coletivo. A equipe esteve bem abaixo do que pode render e vamos conversar para melhorar para o próximo jogo”, disse Pablo Costa, técnico do Macaé.

Em busca da reabilitação, o Macaé terá o anfitrião Minas pela frente, nesta quarta-feira, às 18 horas (de Brasília). Mais cedo, às 14 horas (de Brasília), o Sport desafiará o Botafogo na busca da sua sexta vitória no maior campeonato de base do basquete nacional.

+ Clique aqui e confira os próximos jogos da LDB 2015

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

O Sport dominou completamente as ações no primeiro quarto. Com uma forte defesa, além do amplo domínio dos rebotes, o time nordestino imprimiu um ritmo intenso logo de cara e não demorou a abrir vantagem. Abusando dos contra-ataques, principalmente com Luizinho, os rubro-negros colocaram 8 a 0 de frente em pouco menos de quatro minutos de jogo e obrigaram o técnico rival Pablo Costa a parar o jogo precocemente. Mesmo depois do tempo pedido por seu treinador, Macaé seguiu com muitas dificuldades para pontuar e sua primeira cesta só aconteceu com mais de seis minutos jogados.

Com o domínio da partida nas mãos, o clube da Ilha do Retiro fechou a parcial inicial com 11 pontos de frente (16 a 5). Só que no segundo período tudo mudou. Com mais tranquilidade em seu ataque, o esquadrão do Rio de Janeiro passou a pontuar com naturalidade e equilibrou o jogo. Matheus marcou oito pontos, com direito a duas bolas de três pontos, e liderou a reação macaense. Do outro lado, o Sport até manteve uma boa produção ofensiva, principalmente com jogadas no garrafão de Rech. Então, depois de muita movimentação e vitória parcial do Macaé por 23 a 20, a partida chegou ao intervalo com as equipes separadas por oito pontos: 36 a 28 a favor dos nordestinos.

A pausa entre o segundo e terceiro quartos fez bem ao Sport e a equipe voltou dos vestiários com tudo. Com sua forte defesa voltando a funcionar, o time dirigido pelo técnico Ricardo Oliveira tornou a imprimir seu ritmo agressivo nos contra-ataques e, após uma sequência de 11 a 2, abriu a maior diferença da partida até então (49 a 30). Com destaque para Cintra, o Macaé até chegou a esboçar uma reação e baixou a diferença para 12 pontos (53 a 41), mas o Sport não se abateu e partiu para a parcial final com 16 de frente (57 a 41).

O último período em nada alterou o curso do jogo e serviu apenas para o Sport ampliar ainda mais sua vantagem. Praticamente apenas com reservas em quadra, a equipe nordestina não diminuiu o ritmo e conseguiu vencer com tranquilidade em seu primeiro compromisso na capital mineira.