#JOGAJUNTO

Mais basquete

Noite brasileira na NBA

28-06-2013 | 10:00
Por Liga Nacional de Basquete

O armador Raulzinho e o pivô Lucas Bebê são escolhidos no Draft e completam a lista de 11 atletas brasileiros escolhidos na loteria da NBA

Raulzinho e Lucas Bebê foram destaque da Seleção Brasileira Sub-18 em 2010 (Divulgação FIBA Americas)

A noite do Draft da NBA, nesta quinta-feira, foi uma grande festa para o basquete brasileiro. O pivô Lucas Bebê e o armador Raulzinho foram escolhidos na loteria da maior liga de basquete do mundo. Bebê foi selecionado logo na primeira rodada, na 16ª posição pelo Boston Celtics, enquanto Raulzinho apareceu na 47ª escolha do Atlanta Hawks.

Apesar de Lucas Bebê ter sido escolhido pelo time de Boston, o pivô brasileiro já foi negociado com outra franquia e deverá vestir a camisa do Atlanta Hawks na próxima temporada. O mesmo aconteceu com Raulzinho, que foi negociado dos Hawks para o Utah Jazz.

Natural do Rio de Janeiro, Lucas Bebê começou a carreira no Central de Niterói e atuou as duas últimas temporadas defendendo o Asefa Estudiantes, da Liga Endesa (Espanha). O pivô de 2,13m já vinha sendo observado pelos olheiros da NBA desde a Copa América Sub-18 em 2010 quando ele e o armador Raulzinho se destacaram pela Seleção Brasileira que ficou a uma posse de bola de vencer os Estados Unidos na Final.

Raul Neto é de Belo Horizonte (MG) e filho do ex-técnico do Icatu/Minas, Raul Togni. O armador também se destacou na Copa América Sub-18, mas foi na Seleção Brasileira adulta que ele apareceu ára o mundo do basquete. Apesar da pouca idade, 21 anos, Raulzinho já defendeu o Brasil no Mundial da Turquia, em 2010, e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Essa foi a segunda vez que o Brasil conseguiu emplacar duas escolhas no mesmo Draft. Em 2004, o pivô Rafael Araújo, o Bábby, foi selecionado pelo Toronto Raptors na 8ª posição e o pivô Anderson Varejão ficou com a 31ª escolha do Orlando Magic, que, em seguida, o trocou para o Cleveland Cavaliers.

Poderiam ser quatro

O Brasil poderia ter tido mais dois atletas selecionados no Draft 2013, mas os alas/pivôs Augusto Lima, do Unicaja Málaga (Espanha), e Alexandre Paranhos, que atuou a última temporada do NBB pelo Flamengo, não foram chamados entre as 60 escolhas possíveis.

Com a entrada de Lucas Bebê e Raulzinho no Draft, o Brasil atingiu a marca de 11 atletas escolhidos na loteria da NBA: Rolando Ferreira (1988), Nenê (2002), Leandrinho (2003), Bábby e Anderson Varejão (2004), Marquinhos (2006), Tiago Splitter (2007), Paulão Prestes (2010) e Fab Melo (2012).

Confira a lista dos 10 primeiros colocados no Draft da NBA 2013:
1º – Anthony Bennett (Cleveland Cavaliers)
2º – Victor Oladipo (Orlando Magic)
3º – Otto Porter (Washington Wizards)
4º – Cody Zeller (Charlotte Bobcats)
5º – Alex Len (Phoenix Suns)
6º – Nerlens Noel (New Orleans Pelicans)
7º – Ben McLemore (Sacramento Kings)
8º – Kentavious Caldwell-Pope (Detroit Pistons)
9º – Trey Burke (Minesotta Timberwolves, trocado pelo Utah Jazz)
10º – C.J. McCollum (Portland Trail Blazers)