HOJE
noite das estrelas!
Por Liga Nacional de Basquete
Com partida oficial do NBB, disputas emocionantes pelos torneios individuais e muito entretenimento, 1º dia do Jogo das Estrelas 2022 foi concluído com sucesso
A primeira noite de Jogo das Estrelas foi um grande sucesso. Nesta sexta-feira (18), a Arena Carioca 1 teve agilidade, grandes jogadas e disputa até o fim nos torneios individuais. Além da busca pelas taças do Habilidades Betmotion, vencido por Fuller (Corinthians), 3 Pontos Budweiser, conquistado por Santi Scala, e Enterradas Penalty, que teve Túlio da Silva (Flamengo) como campeão, o ginásio carioca ainda teve homenagens, muitas ações especiais com os torcedores e, claro, shows que agitaram todos os presentes.
Em jogo decidido no fim, Flamengo vence Paulistano pelo NBB
O início do Jogo das Estrelas não poderia ter sido com mais emoção. No duelo anterior ao começo dos torneios individuais, o Flamengo venceu o Paulistano pelo NBB por 73 a 70, em duelo definido nos últimos segundos. Esta foi a segunda vitória seguida do rubro-negro, que chegou ao terceiro lugar com 20 vitórias em 24 partidas. Já o Paulistano segue na sétima posição, somando 13 resultados positivos e 14 derrotas.
Ver essa foto no Instagram
Shows e homenagens são atrações especiais no primeiro dia
A abertura do evento foi especial e totalmente carioca. Após o fim do duelo entre Flamengo e Paulistano, foi a vez do Gari Sorriso entrar em quadra ao som do samba da Mangueira. Depois, com MC Marcinho na voz, o ginásio ficou todo de pé para prestigiar o clássico funkeiro. Entre os desafios, ainda tivemos a grande apresentação de Ice Crew e de Man Jackson.
Diante do ginásio cheio para o primeiro dia de disputas, o treinador Paulo Chupeta e o armador Gegê receberam homenagens especiais em quadra. O técnico, que foi o primeiro campeão do NBB e marcou seu nome na história da liga, ganhou um quadro estilizado. Já o jogador coleciona títulos, conquistando cinco no total, e recebeu uma bola desenhada com uma arte feita exclusivamente para ele.
Ver essa foto no Instagram
Fuller bate Gui Abreu e é campeão do Habilidades Betmotion
O formato de disputa foi o já conhecido da temporada passada, com os duelos mata-mata sendo decididos antes do começo da competição. Para buscar a vitória, os jogadores precisavam passar por um circuito com quatro etapas, que incluiu um zigue-zague em obstáculos, um passe dentro do arco e atravessar a quadra em velocidade e pontuar. Finalizando o circuito, eles retornavam para a base e tinham que acertar um arremesso de 3 pontos.
Para começar a noite, deu Kyle Alejandro “Zoom” Fuller, deu Corinthians, no Habilidades Betmotion! O ala/armador norte-americano faturou o troféu ao bater Gui Abreu, do Pinheiros, na grande decisão. Sempre muito ágil e rápido, Fuller derrotou Betinho (Rio Claro) na primeira fase. Na semifinal da etapa, o atleta ultrapassou o antigo campeão do torneio, Crescenzi (Unifacisa), e destronou o ala mesmo com emoção e disputa até o fim, avançando à final.
Na decisão, Zoom encarou Gui Abreu, jovem jogador do Pinheiros. A disputa permaneceu acirrada até o fim. Ambos erraram o primeiro chute de 3 pontos no final do circuito, até que Fuller conseguiu converter e conseguiu a posição mais alta do torneio.
Ver essa foto no Instagram
Santi Scala iguala recorde e vira primeiro estrangeiro a vencer o 3 Pontos Budweiser
Até o fim! Diferente dos outros dois torneios individuais, o de 3 pontos não foi dividido em chaves. Em um tempo máximo de 60 segundos, os participantes fizeram 25 arremessos, cinco de cada posição. Para aumentar a emoção, as bolas ainda tinham pontuações diferentes, com as normais valendo um ponto e as coloridas valendo dois. Os competidores podiam ainda escolher uma posição para um carrinho composto somente de bolas coloridas. Os dois melhores passaram para a fase final, que determinou o campeão.
Ver essa foto no Instagram
Na fase classificatória, os destaques ficaram com Felipe Ruivo, que foi o quinto a arremessar e anotou 18 pontos, e Santi Scala, que foi o último e acertou 19. A disputa ainda ficou acirrada com Lucas Mariano e Lucas Siewert, que fizeram 17 pontos cada.
A diferença de apenas um ponto se repetiu na decisão. Na grande final, os jogadores de Sesi Franca e Paulistano tiveram um minuto para acertar o máximo de bolas possíveis. Jogando primeiro, Ruivo conseguiu concluir 23 arremessos, incluindo quatro bolas coloridas. Com a pressão de fazer mais pontos, Scala teve aproveitamento incrível, acertando todas as cinco bolas coloridas e ainda marcando 24 pontos, conquistando o troféu dos 3 Pontos Budweiser, o primeiro de um estrangeiro, e igualando o recorde quebrado por Shamell na temporada passada.
SCAAAAAAALA! 🏀
TEM QUE RESPEITAR O SNIPER ARGENTINO! 🇦🇷🔥
Assista AO VIVO na @ESPNBrasil: https://t.co/kOo4SWBCwv
Assista AO VIVO no Youtube: https://t.co/tXZ9izwdlY
Assista AO VIVO no @TikTokBrasil: https://t.co/guD6yYGkBA#NossoBasquete #JogoDasEstrelasNBB pic.twitter.com/Li7unE2DM8— NBB (@NBB) March 19, 2022
+ Clique para ler mais sobre o desafio!
Túlio da Silva supera Camargo e leva o título do Enterradas Penalty
Só confronto de gigantes! O momento mais esperado da noite terminou com um duelo entre dois jovens talentos do basquete. De um lado, Camargo tentava o título pelo Pato Basquete. Do outro, Túlio da Silva, do Flamengo, teve uma nova oportunidade de levar o troféu para a casa.
Ver essa foto no Instagram
Em novo formato, o torneio foi dividido em quatro chaves com dois participantes cada, em formato mata-mata. A competição foi feita em três etapas, com quartas de final, semifinal e final. A novidade não acabou por aí, já que cinco crianças foram convocadas como as responsáveis pelas avaliações e escolheram os campeões de cada disputa.
Batendo Serjão (Cerrado Basquete) e Bruno Caboclo (São Paulo) com duas excelentes jogadas, Camargo foi o primeiro finalista. Do outro lado, Túlio bateu o atual vice-campeão Alex Dória (São Paulo) e Márcio (Sesi Franca) para chegar na decisão.

Quem começou a final foi o armador do Pato Basquete. Com auxílio de uma pessoa do evento, Camargo posicionou a bola nas mãos do garoto e tentou pular por cima dele, passar a bola no meio da perna e enterrar, mas acabou não conseguindo completar o movimento.
Depois, foi a vez de Túlio da Silva encerrar a noite. Com a ajuda de Luke Martínez, o jogador do Flamengo tentou duas vezes passar por cima do companheiro de equipe. Depois, optou por fazer a jogada sozinho, partindo em velocidade e acertando a enterrada.
+ Quer saber mais? Acesse e confira!
Segundo dia de Jogo das Estrelas 2022 promete grandes momentos
A maior festa do basquete brasileiro ainda terá mais um grande capítulo a ser escrito neste sábado (19). O tradicional jogo entre as estrelas do NBB vai rolar a partir das 16h10, com transmissão ao vivo na ESPN, TV Cultura e perfis oficiais do NBB no Youtube e Tik Tok. Com formato diferente, quatro times disputarão o título em mini-jogos (semifinais e final), todos divididos em dois períodos de seis minutos. Além disso, diversas atrações estarão animando o público dentro e fora da Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ).
Confira a programação deste sábado de Jogo das Estrelas 2022:
Sábado (19/03) – ao vivo na ESPN, TV Cultura e Youtube do NBB
14h00 – Abertura dos portões
16h10 – Jogo das Estrelas do NBB
Semifinais (2 quartos de 6 minutos cada)
Final (2 quartos de 6 minutos)
O projeto do Jogo das Estrelas 2022 tem o apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O evento ainda conta com o apoio da Budweiser, SKY, Penalty, Betmotion e Eurofarma.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca