#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Noite de dérbi

17-02-2016 | 10:08
Por Liga Nacional de Basquete

Com extenso tabu em jogo, Pinheiros e Paulistano fazem clássico da capital paulista, nesta quinta-feira, em duelo fundamental para as pretensões das equipes no NBB

Caio Torres, do Paulistano, e Andrezão, do Pinheiros

Paulistano não perde clássico da capital paulista para o Pinheiros no NBB há 3 temporadas (delima/dubem)

A quinta-feira (18/02) será de clássico no NBB 2015/2016. Donos de uma grande e histórica rivalidade na capital paulista, EC Pinheiros e Paulistano/Corpore estarão frente a frente no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, casa pinheirense, às 18 horas (de Brasília), em duelo fundamental para as respectivas pretensões das equipes na atual temporada.

Além de toda a rivalidade, um longo tabu apimentará ainda mais a disputa do dérbi: o Paulistano não perde para o Pinheiros em duelos válidos no NBB desde a temporada 2012/2013. De lá pra cá, foram realizadas cinco partidas, todas elas com vitória alvirrubra, e com isso, o tabu já é de três temporadas sem perder para seu maior rival no nacional.

No entanto, ainda falando no histórico, o clube azul e branco leva vantagem no confronto sobre seu arquirrival no NBB. Em 18 partidas entre eles, os pinheirenses venceram dez, enquanto a equipe do Jardim América ganhou oito. Ainda neste confronto, o Pinheiros varreu o Paulistano nas oitavas de final do NBB 2009/2010, por 3 a 0.

Caio Torres, do Paulistano

Na 1ª transmissão da RedeTV! da história do NBB, Paulistano bateu Pinheiros (delima/dubem)

Mas se o assunto é presente, o Paulistano leva vantagem. Na atual temporada do NBB, a equipe do técnico Gustavo De Conti está na terceira colocação, com 14 vitórias em 20 partidas (70% de aproveitamento). Depois de perder para o Flamengo no Rio de Janeiro, os alvirrubros se recuperaram ao baterem o Banrisul/Caxias do Sul, na última rodada, fora de casa, por 87 a 60.

+Clique aqui e confira a classificação completa do NBB 15/16

O clássico entre os dois clubes no primeiro turno foi histórico. Na primeira transmissão ao vivo na TV aberta em todos os tempos do NBB, o Paulistano dominou o rival pinheirense e venceu em casa, no Ginásio Antonio Prado Jr, por 101 a 77.

Os destaques do dérbi ficaram por conta do armador norte-americano Kenny Dawkins, com 24 pontos, e o pivô Caio Torres, com 18. Pelo lado do Pinheiros, quem se sobressaiu foi o jovem ala Lucas Dias, com um duplo-duplo de 15 pontos e 12 rebotes.

Confira as próximas partidas desta semana do NBB 2015/2016:

– 18/02 (Quinta-feira)
18h – EC Pinheiros x Paulistano/Corpore
20h – Franca Basquete x Rio Claro Basquete
20h – Liga Sorocabana x Banrisul/Caxias do Sul Basquete – ao vivo no #NBBnaWeb

– 19/02 (Sexta-feira)
19h30 – Macaé Basquete x Solar Cearense
20h – São José Basketball x Decisão Engenharia/Minas

– 20/02 (Sábado)
17h30 – Flamengo x Universo/Vitória – ao vivo na RedeTV!