HOJE
Noite de dérbi
Por Liga Nacional de Basquete
Com extenso tabu em jogo, Pinheiros e Paulistano fazem clássico da capital paulista, nesta quinta-feira, em duelo fundamental para as pretensões das equipes no NBB

Paulistano não perde clássico da capital paulista para o Pinheiros no NBB há 3 temporadas (delima/dubem)
A quinta-feira (18/02) será de clássico no NBB 2015/2016. Donos de uma grande e histórica rivalidade na capital paulista, EC Pinheiros e Paulistano/Corpore estarão frente a frente no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, casa pinheirense, às 18 horas (de Brasília), em duelo fundamental para as respectivas pretensões das equipes na atual temporada.
Além de toda a rivalidade, um longo tabu apimentará ainda mais a disputa do dérbi: o Paulistano não perde para o Pinheiros em duelos válidos no NBB desde a temporada 2012/2013. De lá pra cá, foram realizadas cinco partidas, todas elas com vitória alvirrubra, e com isso, o tabu já é de três temporadas sem perder para seu maior rival no nacional.
No entanto, ainda falando no histórico, o clube azul e branco leva vantagem no confronto sobre seu arquirrival no NBB. Em 18 partidas entre eles, os pinheirenses venceram dez, enquanto a equipe do Jardim América ganhou oito. Ainda neste confronto, o Pinheiros varreu o Paulistano nas oitavas de final do NBB 2009/2010, por 3 a 0.
Mas se o assunto é presente, o Paulistano leva vantagem. Na atual temporada do NBB, a equipe do técnico Gustavo De Conti está na terceira colocação, com 14 vitórias em 20 partidas (70% de aproveitamento). Depois de perder para o Flamengo no Rio de Janeiro, os alvirrubros se recuperaram ao baterem o Banrisul/Caxias do Sul, na última rodada, fora de casa, por 87 a 60.
+Clique aqui e confira a classificação completa do NBB 15/16
O clássico entre os dois clubes no primeiro turno foi histórico. Na primeira transmissão ao vivo na TV aberta em todos os tempos do NBB, o Paulistano dominou o rival pinheirense e venceu em casa, no Ginásio Antonio Prado Jr, por 101 a 77.
Os destaques do dérbi ficaram por conta do armador norte-americano Kenny Dawkins, com 24 pontos, e o pivô Caio Torres, com 18. Pelo lado do Pinheiros, quem se sobressaiu foi o jovem ala Lucas Dias, com um duplo-duplo de 15 pontos e 12 rebotes.
Confira as próximas partidas desta semana do NBB 2015/2016:
– 18/02 (Quinta-feira)
18h – EC Pinheiros x Paulistano/Corpore
20h – Franca Basquete x Rio Claro Basquete
20h – Liga Sorocabana x Banrisul/Caxias do Sul Basquete – ao vivo no #NBBnaWeb
– 19/02 (Sexta-feira)
19h30 – Macaé Basquete x Solar Cearense
20h – São José Basketball x Decisão Engenharia/Minas
– 20/02 (Sábado)
17h30 – Flamengo x Universo/Vitória – ao vivo na RedeTV!
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
