HOJE
Noite de estreias
Por Liga Nacional de Basquete
Abertura da temporada 2015/2016 marca estreias de Demétrius Ferracciú no comando técnico do Bauru e dos rubro-negros JP Batista e Rafa Luz no NBB
A partida de abertura da temporada 2015/2016 do NBB, entre Paschoalotto/Bauru e Flamengo, vencida pela equipe paulista, no Ginásio Panela de Pressão, por 77 a 73, marcou a reedição da Final da última edição, vencida pelos rubro-negros. Mas apesar de os adversários serem velhos conhecidos, alguns personagens de ambas viveram experiências inéditas nesta segunda-feira.
Do lado bauruense, o recém-contratado técnico Demétrius Ferracciú fez seu primeiro jogo à frente do Dragão, que pela primeira vez em toda a história do NBB não teve o treinador Guerrinha e o armador Larry Taylor presentes no elenco. O treinador, que já havia atuado nas categorias de base da Cidade Sem Limites, estreou com o pé direito e comemorou a boa recepção que teve no time.
+Saiba mais: Bauru impõe a primeira derrota de um atual campeão do NBB na história
“A sensação de estrear em casa é muito boa. Fui muito bem recebido e me senti mesmo em casa. O grupo me recebeu muito bem também e mostrou muita entrega nesses primeiros dez dias de trabalho. Não é à toa que o resultado positivo aconteceu para nós hoje. Tudo isso me deixou mais à vontade, mais confiante para trabalhar hoje e fez com que o time vencesse uma partida importantíssima contra um adversário de muita qualidade”, comentou Demétrius.
Já pela equipe do Flamengo, Rafa Luz e JP Batista, reforços do Flamengo vindos da Europa para esta temporada, fizeram suas primeiras aparições não só no NBB, mas em campeonatos nacionais adultos no Brasil. Ambos os atletas, campeões pan-americanos em Toronto com a Seleção Brasileira, saíram do país ainda muito jovens rumo ao exterior, e por isso nunca tiveram a oportunidade de disputar uma liga nacional em solo verde-amarelo.
Dono de grande força e domínio na área pintada, JP Batista se mostrou mais à vontade e registrou 13 pontos e três rebotes em sua primeira partida no NBB. Por sua vez, Rafa Luz teve atuação mais discreta e deixou a quadra com dois pontos e quatro assistências na conta. Quem também fez seu primeiro jogo de NBB na carreira foi o ala norte-americano Jason Robinson, vindo da Espanha, autor de 13 pontos.
Além das principais estreias, o duelo desta segunda-feira marcou a primeira partida do ala Léo Meindl, ex-Franca, do armador Paulinho Boracini, vindo do EC Pinheiros, e do pivô Thiago Labbate, que estava no Osasco (SP), com a camisa do Bauru. Léo Meindl foi o mais efetivo dentre os estreantes no Bauru e deixou a quadra com 11 pontos, enquanto Paulinho e Labbate não registraram nenhum tento.
Pelo lado carioca, Rafael Mineiro, ex-Limeira, fez sua estreia com a camisa rubro-negra justamente contra o Bauru, clube no qual defendeu no Mundial de Clubes contra o Real Madrid e nas partidas da pré-temporada da NBA, contra New York Knicks e Washington Wizards. Com a camisa 12 do Mengão, o ala/pivô anotou 12 pontos em 18 tentados (66,7% de aproveitamento) e pegou seis rebotes, totalizando 16 de eficiência.