HOJE
Noite de estreias
Por Liga Nacional de Basquete
Abertura da temporada 2015/2016 marca estreias de Demétrius Ferracciú no comando técnico do Bauru e dos rubro-negros JP Batista e Rafa Luz no NBB

Recém-contratado pelo Bauru, técnico Demétrius Ferracciú estreou com o pé direito (João Pires/LNB)
A partida de abertura da temporada 2015/2016 do NBB, entre Paschoalotto/Bauru e Flamengo, vencida pela equipe paulista, no Ginásio Panela de Pressão, por 77 a 73, marcou a reedição da Final da última edição, vencida pelos rubro-negros. Mas apesar de os adversários serem velhos conhecidos, alguns personagens de ambas viveram experiências inéditas nesta segunda-feira.
Do lado bauruense, o recém-contratado técnico Demétrius Ferracciú fez seu primeiro jogo à frente do Dragão, que pela primeira vez em toda a história do NBB não teve o treinador Guerrinha e o armador Larry Taylor presentes no elenco. O treinador, que já havia atuado nas categorias de base da Cidade Sem Limites, estreou com o pé direito e comemorou a boa recepção que teve no time.
+Saiba mais: Bauru impõe a primeira derrota de um atual campeão do NBB na história
“A sensação de estrear em casa é muito boa. Fui muito bem recebido e me senti mesmo em casa. O grupo me recebeu muito bem também e mostrou muita entrega nesses primeiros dez dias de trabalho. Não é à toa que o resultado positivo aconteceu para nós hoje. Tudo isso me deixou mais à vontade, mais confiante para trabalhar hoje e fez com que o time vencesse uma partida importantíssima contra um adversário de muita qualidade”, comentou Demétrius.
Já pela equipe do Flamengo, Rafa Luz e JP Batista, reforços do Flamengo vindos da Europa para esta temporada, fizeram suas primeiras aparições não só no NBB, mas em campeonatos nacionais adultos no Brasil. Ambos os atletas, campeões pan-americanos em Toronto com a Seleção Brasileira, saíram do país ainda muito jovens rumo ao exterior, e por isso nunca tiveram a oportunidade de disputar uma liga nacional em solo verde-amarelo.

JP Batista estreou no NBB anotando 13 pontos contra o Bauru (João Pires/LNB)
Dono de grande força e domínio na área pintada, JP Batista se mostrou mais à vontade e registrou 13 pontos e três rebotes em sua primeira partida no NBB. Por sua vez, Rafa Luz teve atuação mais discreta e deixou a quadra com dois pontos e quatro assistências na conta. Quem também fez seu primeiro jogo de NBB na carreira foi o ala norte-americano Jason Robinson, vindo da Espanha, autor de 13 pontos.
Além das principais estreias, o duelo desta segunda-feira marcou a primeira partida do ala Léo Meindl, ex-Franca, do armador Paulinho Boracini, vindo do EC Pinheiros, e do pivô Thiago Labbate, que estava no Osasco (SP), com a camisa do Bauru. Léo Meindl foi o mais efetivo dentre os estreantes no Bauru e deixou a quadra com 11 pontos, enquanto Paulinho e Labbate não registraram nenhum tento.
Pelo lado carioca, Rafael Mineiro, ex-Limeira, fez sua estreia com a camisa rubro-negra justamente contra o Bauru, clube no qual defendeu no Mundial de Clubes contra o Real Madrid e nas partidas da pré-temporada da NBA, contra New York Knicks e Washington Wizards. Com a camisa 12 do Mengão, o ala/pivô anotou 12 pontos em 18 tentados (66,7% de aproveitamento) e pegou seis rebotes, totalizando 16 de eficiência.

Paulinho, do Bauru, e Rafael Mineiro, do Flamengo, fizeram suas estreias por suas respectivas equipes em NBB’s (João Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca