HOJE
Nome no Draft
Por Liga Nacional de Basquete
Didi confirma inscrição no Draft da NBA 2019 e pode ser 14º brasileiro na história a ser selecionado na "loteria" da liga norte-americana
Didi está inscrito no NBA Draft 2019. O garoto do Sesi Franca Basquete e da Seleção Brasileira confirmou, nesta quarta-feira (17/04), sua presença na cerimônia que seleciona os jovens que ingressarão na NBA, marcada para o dia 20 de junho, no Barclays Center, casa do Brooklin Nets, em Nova York (EUA).
Apesar da felicidade da escolha, o capixaba de 19 anos destacou que a cabeça está 100% nos playoffs do NBB CAIXA, em que o time francano duela contra o rival Sendi/Bauru Basket pelas quartas de final.
“Conversei com os meus agentes e decidimos pela inscrição no Draft. Estou feliz e muito confiante, vivendo um momento maravilhoso na minha vida e na minha carreira. Mas não quero pensar nisso nesse momento. Minha cabeça está aqui no Franca, estamos numa série muito dura contra Bauru e meu foco está todo nos playoffs. Estou muito concentrado e só vou pensar em Draft quando acabar o NBB”, declarou Didi.
Uma das maiores joias do basquete brasileiro, Didi foi nome frequente nas convocações do técnico Aleksandar Petrovic na Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da China 2019 e deve estar presente também no próprio Mundial, que terá início no dia 30 de agosto.
Já em território nacional, o jogador ajudou o Franca a conquistar os títulos do Campeonato Paulista 2018 e também da Liga Sul-Americana 2019. Atualmente, ele é peça chave na rotação da equipe que teve a melhor campanha na fase de classificação do NBB CAIXA.
Na semana passada, Didi mostrou seu talento diretamente para os olheiros da NBA no Nike Hoop Summit, evento que reuniu os principais prospectos da categoria Sub-19 de Estados Unidos e do resto do mundo, no Moda Center, em Portland (EUA).
Em seu retorno ao Brasil, o garoto mostrou logo de cara que está com o pique lá em cima. No Jogo 1 da série contra Bauru, no Panela de Pressão, ele foi autor de 13 pontos (5/5 nos arremessos de quadra), sete rebotes e dois roubos de bola (21 de eficiência).
O próximo compromisso de Didi e do Sesi Franca será nesta segunda-feira (22/04), pelo Jogo 2 da série quartas de final contra o Bauru, no Ginásio Pedrocão, às 20h10, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.
Didi 🚀🏀#BAUxFRA#PlayoffsNBB pic.twitter.com/yxWNXEqQeH
— NBB CAIXA (@NBB) April 17, 2019
A temporada 2018/2019 da NBA contou com a participação de cinco brasileiros: Cristiano Felício (Chicago Bulls), Bruno Caboclo (Memphis Grizzlies) e Scott Machado (Los Angeles Lakers), que não avançaram aos playoffs, e Nenê Hilário (Houston Rockets) e Raulzinho Neto (Utah Jazz), que atualmente disputam o mata-mata de suas conferências.
Até hoje, 13 brasileiros foram draftados pela NBA, sendo que dois deles não chegaram a atuaram na liga (Paulão Prestes e Oscar Schmidt). Desta lista, três estão atualmente no NBB CAIXA (Marquinhos, Anderson Varejão e Leandrinho).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Os brasileiros draftados:
2014 – Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição)
2013 – Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição)
2013 – Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição)
2012 – Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição)
2010 – Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição)
2007 – Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2006 – Marcus Vinícius (New Orleans Hornets – 43ª posição)
2004 – Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição)
2004 – Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição)
2003 – Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2002 – Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição)
1988 – Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição)
1984 – Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição)