HOJE
Nordeste em festa
Por Liga Nacional de Basquete
Sport Recife supera Americana e conquista, de forma invicta, o título da Liga de Basquete Feminino 2013

Liderados pela armadora Adrianinha, o Sport Recife conquistou o título da LBF 2013 (Divulgação)
O Sport Recife conquistou o título da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2013 ao derrotar o Americana, neste sábado, por 62 a 57, em partida disputada no ginásio da Ilha do Retiro, em Recife (PE). Com a vitória, o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas garantiu a conquista de forma invicta, fechando a série final por 2 a 0.
“Trabalho duro, dedicação, cooperação e doação de um time que nem todos acreditavam, mas que provou ser uma equipe de guerreiras que jogam juntas”, comenta Palmira Marçal, ala do Sport Recife.
O primeiro quarto começou equilibrado, com bastante disposição dos dois times. A equipe pernambucana começou melhor, com bom trabalho da pivô Érika de Souza, mas logo a equipe paulista equilibrou as ações, contando com boa performance da também pivô Clarissa dos Santos.
No segundo período, o Americana seguiu crescendo e conseguiu um rendimento um pouco melhor do que o adversário, que não esteve bem no setor ofensivo, errando muitas finalizações. Com esse panorama, o atual campeão da LBF comandou o marcador e fechou o primeiro tempo com quatro pontos a frente.
Na volta do intervalo, os dois times entraram com os ânimos renovados, mostrando que os técnicos – Roberto Dornelas (Sport Recife) e Luiz Zanon (Americana) – trabalharam bem nos vestiários. As duas equipes cresceram no aproveitamento ofensivo e o representante pernambucano, apoiado pelos seus torcedores, passou a frente, mas a agremiação paulista ainda teve força para deixar tudo igual, em 41 pontos.
Nos dez minutos finais, o jogo cresceu em emoção, já que as duas equipes se alternaram no comando do marcador. A partir da metade, o elenco do Sport Recife fez a diferença e permitiu que o time da casa pulasse a frente, com boas performances da pivô Francielle e da armadora Adrianinha. Americana lutou até o final, mas o representante pernambucano conseguiu manter-se a frente, levando os torcedores ao delírio (21 a 16).
Os principais nomes da partida foram Érika de Souza, que anotou um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes e a armadora Adrianinha, com 16 pontos, pelo Sport Recife; e a pivô Clarissa dos Santos, que teve 19 pontos, em favor do Americana.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca