#JOGAJUNTO

Rio 2016 / Seleção Brasileira

#NossosOlímpicos – Rafa Luz

21-07-2016 | 03:13
Por Liga Nacional de Basquete

A caminho de sua primeira Olimpíada, armador Rafa Luz é um dos personagens da série #NossosOlímpicos; confira a trajetória e a entrevista do jogador

Com uma longa trajetória no basquetebol espanhol, o armador Rafa Luz fez sua estreia no NBB CAIXA na última edição da competição, com o uniforme do CR Flamengo. Aos 24 anos de idade, o atleta, que agora defenderá o Laboral Kutxa Baskonia (ESP), é um dos cinco jogadores da Seleção Brasileira que disputou a temporada 2015/2016 do maior campeonato do basquete nacional.

Natural de Araçatuba, interior de São Paulo, Luz começou a lidar com o basquete profissional muito cedo. Caçula da família, o armador tem como irmãs mais velhas Helen Luz, Silvinha e Cíntia Luz, três ex-atletas da Seleção Brasileira de Basquete Feminino. Logo aos 15 anos de idade, o jogador foi para a Espanha, contratado pelo Unicaja Málaga.

Entre idas e vindas no Unicaja, Luz defendeu o Clínicas Rondón Axarquía, o CB Granada e o Lucentum Alicante, entre 2007 e 2012, até ser contratado pelo Obradoiro CAB, onde atuou por três anos (2012 a 2015). Na equipe, o armador alcançou suas maiores oportunidades e conquistou mais visibilidade dentro do basquete espanhol.

Após os cerca de oito anos atuando na Espanha, Luz foi contratado pelo Flamengo, para a temporada 2015/2016 do basquete nacional. Em seu primeiro NBB CAIXA, o armador foi titular absoluto da equipe rubro-negra. No total de 41 partidas que fez pela competição, ele teve médias de 7,0 pontos, 3,1 rebotes, 4,1 assistências e 1,3 roubos de bola por duelo. Junto com o esquadrão carioca, o jogador conquistou o quarto título consecutivo do time no campeonato.

Rafa Luz foi peça fundamental na equipe rubro-negra ao longo da competição. Nas Finais, o armador teve a incumbência de marcar, nada mais nada menos, que Alex Garcia, do Bauru Basket, e no ataque fez partidas muito boas, como no Jogo 3 da série, em que anotou 17 pontos (seu recorde no NBB CAIXA) e distribuiu seis assistências.

Após a temporada vitoriosa, Luz não renovou contrato com o Flamengo e assinou com o Laboral Kutxa Baskonia, localizado na cidade de Vitoria-Gasteiz, na Espanha. Tricampeão da Liga ACB (2001/2002, 2007/2008 e 2009/2010), principal campeonato do basquete espanhol, a equipe foi quarta colocada da EuroLeague na edição 2015/2016 e disputará a maior competição europeia novamente na próxima temporada.

O primeiro contato do armador com a Seleção Brasileira adulta foi histórico. Após 16 anos de ausência dos Jogos Olímpicos, Luz fez parte do grupo que alcançou a classificação para as Olimpíadas de Londres (2012), na disputa da Copa América, em Mar Del Plata (ARG), em 2011. O armador também estava no elenco que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.

img_descr (1)

Rafa Luz cortando a rede do Centro Atlético Ryerson, em Toronto, após a conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015 (Gaspar Nobrega/inovafoto)

Confira a entrevista completa do armador sobre o Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro:

Olimpíada

“Uma mistura de sensações. Você ao mesmo tempo está feliz, por estar neste grande evento, mas ao mesmo tempo tenso, porque você sabe da responsabilidade que é, ainda mais no Brasil, que o esporte é muito cobrado apesar de não ser tão seguido. Então, é uma mistura muito estranha de sentimentos, mas que no final sempre vale à pena. Acho que é o máximo que um atleta profissional pode alcançar. Lógico que a NBA é uma liga fora do comum, mas acho que para nós, jogadores, participar de uma Olimpíadas é a coisa mais especial que tem na nossa carreira, atingir este objetivo é nosso topo na nossa carreira sem dúvidas e poder participar ainda mais sendo no Brasil é coisa única, que muitos poucos atletas no mundo vão conseguir”.

Família Luz

“Ser uma pessoa com algum nome, até porque minha família teve um nome muito importante no basquete, ajuda. Eu acho que mais para o time do que no individual. Apesar da minha característica de jogo, eu sempre vou tentar fazer que as pessoas ao meu redor sejam mais importantes que eu mesmo, isto é uma coisa que eu aprendi muito com a minha família”.

NBB CAIXA

“Cada vez fica mais profissional, cada vez fica uma coisa mais séria. Eu acho que estão investindo mais no basquete, eu acho que estes patrocinadores novos que chegaram para o NBB CAIXA foram muito importantes para dar um salto de qualidade e eu espero que siga evoluindo no mesmo ritmo que está sendo até agora”.

Momento inesquecível

“Sem dúvidas foi quando nós ganhamos da República Dominicana na semifinal de 2011. Fazia 16 anos que o Brasil não se classificava para as Olimpíadas, foi minha primeira convocação para a Seleção adulta e eu tive o prazer de estar lá, de viver este momento. A gente comemorou com se tivesse ganhado o campeonato, o pessoal da Argentina, porque foi em Mar Del Plata (ARG), mandando a gente sair da quadra e a gente não saia, porque foi um momento mágico e muito especial para todos nós. Prazer, felicidade, eu acho que ali só coisas boas vinham na nossa cabeça, no nosso coração. Saber a gente fez uma coisa histórica para o nosso país, isto aí não tem preço sem dúvidas”.

Primeira fase

“A gente sabe que vai ser muito complicado. Todo mundo sabe que nosso grupo é o mais difícil, é o mais equilibrado, então nós vamos ter que entrar focado em todos os jogos, porque cada segundo, cada cesta vai contar, por causa de um desempate em saldo de pontos. Nós estamos jogando em casa, não podemos recuar, temos que ir pra cima. Sabemos de toda qualidade dos outros times, mas também acreditamos na nossa”.