HOJE
Nota de falecimento
Por Liga Nacional de Basquete
LNB lamenta o falecimento do árbitro internacional Márcio Ruziska, vítima de um acidente automobilístico na madrugada desta quinta-feira

Ruziska fez parte do quadro de arbitragem de três temporadas do NBB (Célio Messias/LNB)
É com extremo pesar que a Liga Nacional de Basquete (LNB) lamenta o falecimento do árbitro internacional Márcio Bastos Ruziska, que morreu na madrugada desta quinta-feira (03/10), aos 24 anos de idade, vítima de um acidente automobilístico. Lamentamos muito e oferecemos aos familiares, amigos nossas sinceras condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.
Recebam nesta hora tão difícil nosso afeto, carinho e nossa solidariedade.
Nascido na cidade de Astorga, no Estado do Paraná, Ruziska era uma das promessas da arbitragem brasileira. O árbitro participou das últimas três temporadas do NBB, inclusive tendo participado das semifinais da quinta edição da competição nacional, e ainda trabalhou na partida final da LDB 2011.
Além disso, Márcio também fez parte do quadro de arbitragem de duas competições internacionais: Panamericano Universitário, em 2010, e Sul-Americano Sub-15 Masculino, em 2012. Ruziska se tornou árbitro internacional em 2011. Naquele ano, o brasileiro foi o árbitro mais novo de toda a América do Sul a conseguir tal feito.
“Como profissional era um árbitro com um potencial gigantesco. Ele era muito dedicado e estava sempre disposto a ajudar o basquete da melhor maneira. Além disso, ele era super querido por todos, tinha um coração gigante e um caráter fantástico. É uma perda indescritível para a arbitragem nacional”, comentou a coordenadora de arbitragem da LNB, Flávia Almeida, que acompanhou a carreira de Ruziska desde o início no Estado do Paraná.
A LNB prestará uma homenagem ao árbitro respeitando um minuto de silêncio em todas as partidas da rodada desta quinta-feira da quarta etapa da LDB 2013, realizada na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). Além disso, todos os árbitros dos jogos da competição Sub-22 estão trabalhando com uma pequena faixa preta em seus uniformes em lembrança ao colega de profissão.
O velório e o enterro de Ruziska serão realizados nesta quinta-feira, na Capela Mortuária, na cidade de Astorga, às 18 horas (de Brasília).
Ao lado de Diego Chiconato e Andreia Silva, Ruziska (à dir.) apitou a final da primeira edição da LDB (Gilvan de Souza/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca