HOJE
Nota de falecimento
Por Liga Nacional de Basquete
LNB lamenta falecimento de Laís Elena, ex-jogadora da Seleção Brasileira e campeã da primeira edição da LBF como treinadora
O basquete brasileiro sofreu uma grande perda na última terça-feira (12/03). Laís Elena, ex-jogadora da Seleção Brasileira, faleceu aos 76 anos, em Santo André (SP), cidade na qual fez história no basquete, em decorrência de um câncer de mama.
Laís Elena participou de algumas das mais importantes conquistas da Seleção Brasileira: cinco títulos Sul-Americanos (1965, 1967, 1968, 1970 e 1974), dois ouros nos Jogos Pan-americanos (1967 e 1971) e um bronze no Campeonato Mundial de 1971, em São Paulo.
Como atleta, ela fez história com a camisa do extinto ADC Pirelli, de Santo André (SP). Depois de encerrar a carreira de atleta, Laís passou a ser técnica da equipe andreense, primeiro na base e depois do adulto. Foram cerca de 40 anos como treinadora por lá.
Dirigindo equipes de Santo André, Laís Elena conquistou diversos títulos, dentre eles a primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), um Campeonato Nacional (1999), um Campeonato Sul-Americano (1999) e um Campeonato Paulista (1995).
“Laís era uma líder, uma guerreira, que conseguia aliar uma enorme competência com um coração de ouro. Formou uma legião de atletas e deu uma contribuição imensurável ao basquete. Fará muita falta e deixará saudade tanto como profissional como pessoalmente”, disse o gerente técnico da LNB, Paulo Bassul, que conviveu com Laís Elena durante anos e anos em sua carreira de treinador de basquete feminino.
Diante do falecimento da ex-treinadora, o prefeito da cidade de Santo André, Paulo Serra, decretou luto de três dias no município, o que mostra a importância da figura de Laís Elena por lá.
A LNB lamenta profundamente o falecimento de Laís Elena e deseja força aos amigos e familiares dessa verdadeira lenda do basquete brasileiro. Em virtude do acontecido, será respeitado um minuto de silêncio nas partidas do NBB CAIXA.