HOJE
Nota Oficial
Por Liga Nacional de Basquete
LNB esclarece questões relacionadas à solicitação de adiamento dos jogos por parte do Corinthians devido à Covid-19
A Liga Nacional de Basquete vem por meio desta nota fazer um esclarecimento referente à solicitação de adiamento dos jogos por parte do Sport Club Corinthians Paulista devido a casos de Covid-19 no elenco, fato exposto em Nota Oficial publicada pelo clube na tarde deste domingo (13/12).
Em resposta ao pedido do SCCP, que não foi atendido em virtude do Regulamento, esclarecemos o que segue:
- Na reunião do Conselho de Administração da LNB em 06 de outubro de 2020, TODOS os Clubes decidiram que não haveria adiamento de jogos em função do Covid-19, fosse por casos confirmados ou suspeitos. Na ocasião, os Clubes decidiram ainda que a equipe que não disputasse algum jogo seria atribuído um WO Técnico, onde a equipe que não comparecesse receberia 01 (um) ponto pela derrota.
- Esta decisão unânime contou, inclusive, com o voto do Corinthians que na oportunidade integrou o Conselho de Administração. As decisões do Regulamento do NBB são feitas, sempre, de maneira participativa e democrática.
- A decisão dos Clubes passou então a fazer parte do Regulamento do NBB desta temporada e um não cumprimento do mesmo poderá abrir um precedente de alto risco para todas as equipes, para a competição e causar uma situação de desigualdade entre as mesmas.
- Não obstante os argumentos acima, há de se considerar ainda:
- Um calendário com poucas alternativas para remarcações de jogos.
- Equipes que já jogaram a competição com um grande número de atletas e comissões técnicas infectados e impossibilitados de atuarem e não tiveram seus jogos remarcados em face do que acordado anteriormente.
- Necessidade de se concluir o turno até o dia 12 de janeiro para decidirmos os classificados ao Super 8 o qual que se inicia no dia 15 de janeiro. Neste caso, mesmo se fosse possível, o SCCP faria uma sequência de jogos nos dias 04, 06, 09, 10, 12 e 13 de janeiro, algo insano que comprometeria toda a sequência da equipe.
- Alto custo de remarcação de passagens e hospedagens as quais são de conhecimento do SCCP.
Em razão do exposto acima, mesmo entendendo a gravidade da situação e nos solidarizando ao Sport Club Corinthians Paulista, infelizmente não podemos atender à solicitação do Clube em função de estarmos indo frontalmente contra o Regulamento aprovado da competição e ainda uma decisão dos Clubes a respeito deste tema específico e que levaram em consideração, naturalmente, todas as nuances deste momento tão atribulado e optaram por este modelo.
Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas e desejamos rápido reestabelecimento de todos.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca