#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nota Oficial

13-12-2020 | 03:33
Por Liga Nacional de Basquete

LNB esclarece questões relacionadas à solicitação de adiamento dos jogos por parte do Corinthians devido à Covid-19

A Liga Nacional de Basquete vem por meio desta nota fazer um esclarecimento referente à solicitação de adiamento dos jogos por parte do Sport Club Corinthians Paulista devido a casos de Covid-19 no elenco, fato exposto em Nota Oficial publicada pelo clube na tarde deste domingo (13/12).

Em resposta ao pedido do SCCP, que não foi atendido em virtude do Regulamento, esclarecemos o que segue:

  1. Na reunião do Conselho de Administração da LNB em 06 de outubro de 2020, TODOS os Clubes decidiram que não haveria adiamento de jogos em função do Covid-19, fosse por casos confirmados ou suspeitos. Na ocasião, os Clubes decidiram ainda que a equipe que não disputasse algum jogo seria atribuído um WO Técnico, onde a equipe que não comparecesse receberia 01 (um) ponto pela derrota.
  2. Esta decisão unânime contou, inclusive, com o voto do Corinthians que na oportunidade integrou o Conselho de Administração. As decisões do Regulamento do NBB são feitas, sempre, de maneira participativa e democrática.
  3. A decisão dos Clubes passou então a fazer parte do Regulamento do NBB desta temporada e um não cumprimento do mesmo poderá abrir um precedente de alto risco para todas as equipes, para a competição e causar uma situação de desigualdade entre as mesmas.
  4. Não obstante os argumentos acima, há de se considerar ainda:
  • Um calendário com poucas alternativas para remarcações de jogos.
  • Equipes que já jogaram a competição com um grande número de atletas e comissões técnicas infectados e impossibilitados de atuarem e não tiveram seus jogos remarcados em face do que acordado anteriormente.
  • Necessidade de se concluir o turno até o dia 12 de janeiro para decidirmos os classificados ao Super 8 o qual que se inicia no dia 15 de janeiro. Neste caso, mesmo se fosse possível, o SCCP faria uma sequência de jogos nos dias 04, 06, 09, 10, 12 e 13 de janeiro, algo insano que comprometeria toda a sequência da equipe.
  • Alto custo de remarcação de passagens e hospedagens as quais são de conhecimento do SCCP.

Em razão do exposto acima, mesmo entendendo a gravidade da situação e nos solidarizando ao Sport Club Corinthians Paulista, infelizmente não podemos atender à solicitação do Clube em função de estarmos indo frontalmente contra o Regulamento aprovado da competição e ainda uma decisão dos Clubes a respeito deste tema específico e que levaram em consideração, naturalmente, todas as nuances deste momento tão atribulado e optaram por este modelo.

Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas e desejamos rápido reestabelecimento de todos.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.