HOJE
Nova arma
Por Liga Nacional de Basquete
Conhecido pela força de seu jogo interno, pivô Rafael Hettsheimeir aprimora arremesso de 3 pontos e mostra mão quente nos amistosos preparatórios da Seleção
Todo entendedor do basquetebol sabe que o arremesso de três pontos não é a especialidade da maioria dos pivôs. Grande parte dos atletas desta posição do mundo inteiro é acostumada e treinada a jogar sempre perto da cesta. No entanto, Rafael Hettsheimeir, da Seleção Brasileira e reforço do Paschoalotto/Bauru para a próxima temporada do NBB, está criando uma exceção a esta “regra”.
Mundialmente conhecido por sua extrema força no jogo de garrafão, o gigante de 2,08m de altura tem chamado a atenção durante os jogos da preparação do Brasil para a Copa do Mundo da Espanha por seu belo aproveitamento nos tiros longos, coisa que o mesmo não costumava a fazer há pouco tempo atrás.
“Tenho treinado muito arremesso. Acho que fui muito feliz em grande parte dos amistosos. Quero continuar tendo esse bom desempenho e ajudar o Brasil a chegar bem preparado na Copa do Mundo da Espanha e realizar uma ótima campanha. Estamos no caminho certo”, contou Rafael.

Mesmo no alto de seus 2,08m de altura, Hettsheimeir mostrou pontaria certeira na preparação do Brasil para o Mundial da Espanha (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Antes mesmo de saber que seria integrado ao elenco que vai ao Mundial, o pivô, nascido em Araçatuba (SP), já havia mostrado sua mão calibrada durante o Campeonato Sul-Americano da Venezuela. Apesar de não ter destaque nos tiros de três pontos, o jogador mostrou um aproveitamento impecável nos lances livres – 21 certos em 21 tentados – e terminou a competição como o cestinha da Seleção, com média de 10,4 pontos por jogo.
Chamado por Rubén Magnano para compor o grupo que irá à Espanha, Hettsheimeir mandou ver nos arremessos de fora nos amistosos preparatórios do Brasil para a Copa do Mundo e provou que o tiro longo virou, sim, uma de suas especialidades. Contra o México, em Buenos Aires, o novo reforço bauruense converteu três arremessos de longa distância em oito tentativas (37,5% de aproveitamento) e começou a dar mostras de sua nova arma.
No jogo seguinte, diante dos Estados Unidos, no United Center, em Chicago, o jogador voltou a roubar a cena com seus arremessos certeiros da linha de três pontos. Hettsheimeir acertou novamente três bolas de três pontos – sendo que duas delas foram seguidas -, mas desta vez em apenas quatro tentativas para atingir o expressivo aproveitamento de 83,3%.
Já contra a Lituânia, na abertura do Torneio Internacional de Ljubjana, na Eslovênia, o camisa 6 da Seleção melhorou ainda mais seu desempenho nas bolas de longa distância e foi o cestinha da derrota do Brasil, por 64 a 61, com 14 pontos, sendo que 12 deles vieram através de quatro tiros de 3 pontos em seis arremessados (66,6% de aproveitamento).
Ao todo, Hettsheimeir arremessou 28 vezes da linha de três pontos nas oito partidas amistosas que o selecionado verde-amarelo fez antes do Mundial e registrou o bom aproveitamento de 53,8% (15 bolas convertidas). Somente nos dois jogos contra a Argentina, no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, o pivô não anotou nenhum tiro de longa distância e em todos os outros duelos converteu ao menos um arremesso longo.
Entretanto, existe um fato curioso sobre a nova característica de Hettsheimeir que prova que ela realmente é recente, pelo menos atuando pelo selecionado nacional. Nas competições que disputou pelo Brasil antes do Sul-Americano – Pré-Olímpico de 2011 e Copa América 2013 –, o pivô não arremessou nenhuma bola de três pontos. Ou seja, foram 14 jogos sem um tiro longo sequer com a camisa do Brasil.

Aos 28 anos, Rafael Hettsheimeir disputará seu primeiro Mundial pela Seleção na carreira (Samuel Vélez/FIBA Américas)
O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.
Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:
30/08 (sábado) – 13 horas – Brasil x França
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito
*Horários de Brasília
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca