#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Nova arma

28-08-2014 | 10:25
Por Liga Nacional de Basquete

Conhecido pela força de seu jogo interno, pivô Rafael Hettsheimeir aprimora arremesso de 3 pontos e mostra mão quente nos amistosos preparatórios da Seleção

Todo entendedor do basquetebol sabe que o arremesso de três pontos não é a especialidade da maioria dos pivôs. Grande parte dos atletas desta posição do mundo inteiro é acostumada e treinada a jogar sempre perto da cesta. No entanto, Rafael Hettsheimeir, da Seleção Brasileira e reforço do Paschoalotto/Bauru para a próxima temporada do NBB, está criando uma exceção a esta “regra”.

Mundialmente conhecido por sua extrema força no jogo de garrafão, o gigante de 2,08m de altura tem chamado a atenção durante os jogos da preparação do Brasil para a Copa do Mundo da Espanha por seu belo aproveitamento nos tiros longos, coisa que o mesmo não costumava a fazer há pouco tempo atrás.

“Tenho treinado muito arremesso. Acho que fui muito feliz em grande parte dos amistosos. Quero continuar tendo esse bom desempenho e ajudar o Brasil a chegar bem preparado na Copa do Mundo da Espanha e realizar uma ótima campanha. Estamos no caminho certo”, contou Rafael.

Mesmo no alto de seus 2,08m de altura, Hettsheimeir vem mostrando pontaria certeira na preparação do Brasil para o Mundial da Espanha (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Mesmo no alto de seus 2,08m de altura, Hettsheimeir mostrou pontaria certeira na preparação do Brasil para o Mundial da Espanha (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Antes mesmo de saber que seria integrado ao elenco que vai ao Mundial, o pivô, nascido em Araçatuba (SP), já havia mostrado sua mão calibrada durante o Campeonato Sul-Americano da Venezuela. Apesar de não ter destaque nos tiros de três pontos, o jogador mostrou um aproveitamento impecável nos lances livres – 21 certos em 21 tentados – e terminou a competição como o cestinha da Seleção, com média de 10,4 pontos por jogo.

Chamado por Rubén Magnano para compor o grupo que irá à Espanha, Hettsheimeir mandou ver nos arremessos de fora nos amistosos preparatórios do Brasil para a Copa do Mundo e provou que o tiro longo virou, sim, uma de suas especialidades. Contra o México, em Buenos Aires, o novo reforço bauruense converteu três arremessos de longa distância em oito tentativas (37,5% de aproveitamento) e começou a dar mostras de sua nova arma.

No jogo seguinte, diante dos Estados Unidos, no United Center, em Chicago, o jogador voltou a roubar a cena com seus arremessos certeiros da linha de três pontos. Hettsheimeir acertou novamente três bolas de três pontos – sendo que duas delas foram seguidas -, mas desta vez em apenas quatro tentativas para atingir o expressivo aproveitamento de 83,3%.

Já contra a Lituânia, na abertura do Torneio Internacional de Ljubjana, na Eslovênia, o camisa 6 da Seleção melhorou ainda mais seu desempenho nas bolas de longa distância e foi o cestinha da derrota do Brasil, por 64 a 61, com 14 pontos, sendo que 12 deles vieram através de quatro tiros de 3 pontos em seis arremessados (66,6% de aproveitamento).

Ao todo, Hettsheimeir arremessou 28 vezes da linha de três pontos nas oito partidas amistosas que o selecionado verde-amarelo fez antes do Mundial e registrou o bom aproveitamento de 53,8% (15 bolas convertidas). Somente nos dois jogos contra a Argentina, no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, o pivô não anotou nenhum tiro de longa distância e em todos os outros duelos converteu ao menos um arremesso longo.

Entretanto, existe um fato curioso sobre a nova característica de Hettsheimeir que prova que ela realmente é recente, pelo menos atuando pelo selecionado nacional. Nas competições que disputou pelo Brasil antes do Sul-Americano – Pré-Olímpico de 2011 e Copa América 2013 –, o pivô não arremessou nenhuma bola de três pontos. Ou seja, foram 14 jogos sem um tiro longo sequer com a camisa do Brasil.

Aos 28 anos, Rafael Hettsheimeir disputará seu primeiro Mundial pela Seleção na carreira (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Aos 28 anos, Rafael Hettsheimeir disputará seu primeiro Mundial pela Seleção na carreira (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:

30/08 (sábado) – 13 horas – Brasil x França
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito

*Horários de Brasília