HOJE
Nova diretoria
Por Liga Nacional de Basquete
Presidente Delano Franco e vice Carlos Donzelli anunciam a diretoria normativa da Liga Nacional de Basquete para o ciclo 2021 – 2022
A nova presidência da Liga Nacional de Basquete (LNB), formada pelo presidente Delano Franco e o vice Carlos Donzelli, anunciou, nesta semana, os membros da diretoria normativa que farão parte do ciclo 2021 – 2022.
Ao todo, 22 colaboradores foram nomeados para fazerem parte da diretoria, que inclui as seguintes áreas de atuação: Conselho da Presidência, Conselho Fiscal, Ouvidoria e a Vice-Presidência.
A diretoria normativa da Liga manteve também oito cargos que fazem parte da estrutura organizacional da entidade há anos, como as vice-presidências técnica, jurídica, financeira, marketing, comunicação, tecnologia e desenvolvimento, relações institucionais e desenvolvimento sócio-ambiental.
Além disso, três novas vice-presidências foram incluídas para o ciclo 2020 – 2021, como relações internacionais e governamentais e a área de saúde, tema que ganhou muita relevância após a crise do Covid-19 no mundo.
Confira abaixo a lista completa dos membros que fazem parte da nova diretoria da presidência da LNB:
Presidente da LNB
Delano Franco
Vice-presidente da LNB
Carlos Donzelli
Conselho Fiscal
Emerson Luís de Souza
José Luiz de Lanna Mattos
Marcelo Pastorello
Nilo Martins Guimarães
Rogério Caberlon
Thális Braga
Ouvidoria
Vítor Bornia Jacob
Conselheiros da Presidência
Cássio Roque
João Fernando Rossi
Nilo Martins Guimarães
Dr. Rubens Alexandre Elias Calixto
Vice-Presidência
Comunicação: Thiago Meirelles
Desenvolvimento Sócio Ambiental: André Goda
Financeiro: Marcelo Vido
Inovação e Tecnologia: Fernando Fiorentin
Jurídico: Éder do Lago Mendes Ferreira
Marketing: Cláudio Monteiro da Costa
Relações Institucionais: Arnaldo L. Q. Pereira
Relações Internacionais: Kouros Monadjemi
Relações Governamentais: Jorge L. M. Bastos
Saúde: Diego Gadelha
Técnico: Aluísio Elias Xavier Ferreira (Lula)
Conheça quem são os membros da nova vice-presidência da Liga Nacional de Basquete:
Thiago Meirelles – VP de Comunicação
Thiago Meirelles é engenheiro de produção formado pela UFRJ, com pós-graduação em Gestão de Negócios/Marketing no IBMEC/RJ, MBA na Fundação Dom Cabral (FDC) e Pós-Degree pela FDC na Kellogg School of Management. Trabalhou 16 anos no Grupo Globo sempre ligado à unidade de negócio de Esportes e esteve junto à criação da LNB, em 2008. Foi um dos idealizadores e gestor do site globoesporte.com e do Cartola FC. Ainda no Grupo Globo, liderou a área de relacionamento, negociação e desenvolvimento de produtos com as entidades esportivas no ciclo olímpico Rio 2016. Desde 2020 está na Play9, como Head de Negócios e Relacionamento da empresa.
André Mario Goda – VP de Desenvolvimento Sócio Ambiental
Advogado, graduado há 28 anos pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru e pós-graduado em gestão de empresas pela FGV. André Goda é sócio fundador da Advocacia Goda, assessor Jurídico trabalhista de empresas Multinacionais do setor metalúrgico, educacional e alimentício. Foi também diretor jurídico do Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru, ex-conselheiro e atual Presidente da Associação Bauru Basketball Team.
Marcelo Vido – VP Financeiro
Com vitoriosa carreira nas quadras, passando por grandes clubes do basquete nacional e pela Seleção Brasileira, participando em duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) e três Mundiais, Marcelo Vido é engenheiro formado pela Universidade de Mogi das Cruzes e mestre em gestão de esportes pela Liverpool University (Inglaterra). Após a carreira de atleta, foi Superintendente de Esportes na Secretaria do Estado de Minas Gerais, fez um estágio na Football Association (Inglaterra), e em 2002, atuou no Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na área de gestão de Projetos. Após atuar dois anos na equipe de Marketing do Atlético Mineiro (2004 – 2005), assumiu a gestão de Negócios e Marketing do Minas Tênis Clube, onde permaneceu por mais de sete anos e contribuiu com a fundação da LNB. Em 2013, foi convidado pelo Clube de Regatas do Flamengo para ser o Diretor de Esportes Olímpicos.
Fernando Fiorentin – VP de Inovação e Tecnologia
Fernando Forentin é empresário do segmento de tecnologia da informação, CEO e fundador da Limber Software, empresa sediada em Pato Branco (PR), cidade referência em tecnologia no Brasil. Possui grande experiência na área de gerenciamento de processos e de público, com destaque na atuação e liderança do mercado nacional de atrativos turísticos e de entretenimento. Ele é também presidente do conselho administrativo do Pato Basquete, um dos mantenedores do projeto e praticante do basquete.
Éder do Lago Mendes Ferreira – VP Jurídico
Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Atual secretário-geral do Club Athletico Paulistano, já tendo exercido os cargos de diretor de esportes, algumas vezes, e vice-presidente do clube da capital de São Paulo. Éder é também Conselheiro do CAP desde 1993 e faz parte do Conselho de Administração da LNB há alguns anos.
Cláudio Monteiro da Costa – VP de Marketing
Empresário com 36 anos de atuação no mercado financeiro e de energia, Cláudio Monteiro Costa é sócio fundador da BM&F (1986 – 2001) e também foi Sócio fundador e Diretor de Operações e Trading da COOMEX Energia (2005 – 2010). Em 2010, tornou-se Sócio e Head de Energia da BTG PACTUAL Energia até 2013. Nesse mesmo ano, foi sócio fundador, CEO e VP do Conselho de Administração da MATRIX Energia, onde permanece at;é hoje. Conselheiro do Club Athletico Paulistano desde 2011, ele também é Diretor de Marketing e Comunicação do clube e Conselheiro do Sport Club Corinthians Paulista, no ciclo 2021 – 2023.
Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira – VP de Relações Institucionais
Graduado em Educação Física (FEFISA) e Pós-Graduado em Gestão de Vendas (ESPM), com 32 anos de atuação no segmento de consumo, dirigindo equipes comerciais, trabalhando para industrias e importadoras, nos segmentos de Suplementos & Vitaminas (OTC), Perfumaria, Válvulas Industriais, Utilidades Domésticas e Eletroportáteis. Como atividade voluntária, Arnaldo Luiz Queiroz Pereira milita no Esporte Olímpico como dirigente, ocupando assento no Conselho Deliberativo do E.C. Pinheiros desde 1990, com 6 legislaturas consecutivas até 2026. Foi diretor de Esportes Olímpicos do Pinheiros por quatro gestões e membro do Conselho Fiscal do Judô (2016-2020).
Kouros Monadjemi – VP de Relações Internacionais
Nascido em Teerã (Irã), Kouros Monadjemi possui duas graduações, Administração pela UFMG e Economia pela Universidade de Bruxelas (BEL), além de um MBA (Master Business Administration) realizado na Universidade de Columbia (EUA). Ex-atleta de basquete, trabalhou desde 1981 como dirigente do Minas Tênis Clube e, inclusive, exerceu dois mandatos como presidente eleito (2002/2004 e 2005/2007). Além disso, esteve por 13 anos na Usiminas e atualmente preside a Siderco Trading, empresa de comércio exterior da área de siderurgia. O executivo foi um dos grandes responsáveis pela criação da LNB, em 2008, sendo o primeiro presidente da entidade. O seu bom relacionamento com as instituições esportivas, o creditou para fazer parte da Comissão de Competições da FIBA (Federação Internacional de Basquete), em 2019, e teve papel importante na criação da BCLA (Basketball Champions League Americas).
Jorge Bastos – VP de Relações Governamentais
Administrador de empresas, Jorge Bastos foi Diretor Geral da Universidade Salgado de Oliveira de 2000 a 2010. Nesse último ano, assumiu a função de Diretor Presidente da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) até 2018 e, na sequência, foi Presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) por dois anos. Hoje, Bastos é Presidente da JLMB, consultoria em infraestrutura, e assessor especial da presidência da ASOEC. Ele também foi um dos fundadores da LNB, quando diretor do Universo/ Brasília.
Diego Gadelha – VP de Saúde
Diego Gadelha é médico formado pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Oftalmologia. Tem Mestrado e Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi “visiting fellowship” do departamento de Oftalmologia da Harvard Medical School. Atualmente está cursando Master of Science em Empreendedorismo no Babson College (EUA). Diego é professor da faculdade de Medicina, diretor da área de saúde e membro do conselho do Centro Universitário Unifacisa em Campina Grande-PB. É membro fundador e presidente do Basquete Unifacisa.
Lula Ferreira – VP Técnico
Atual Supervisor do Sesi Franca Basquete, Aluísio Elias Ferreira Xavier, o “Lula”, tem uma carreira repleta de conquistas no basquete. São mais de 40 anos dedicados a modalidade, com passagens por grandes clubes e pela Seleção Brasileira. Lula começou como técnico na Hebraica de São Paulo. Depois, passou também pelo Palmeiras, onde participou da formação de craques, como Leandrinho Barbosa. Em meados dos anos 2000, Lula assumiu o comando do COC/Ribeirão Preto, onde comandou os “garotos” Alex Garcia, Nezinho, Arthur Belchor, Hettsheimeir e cia. ao pentacampeonato Paulista (01, 02, 03, 04 e 05) e ao título nacional (2003). Em 2003, assumiu o comando da Seleção Brasileira, onde conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007). Lula também foi um dos grandes incentivadores da criação da LNB, onde também teve o cargo de diretor técnico (2010 a 2012), antes de assumir o posto do time francano, primeiro como treinador (2012 – 2015) e, depois, como gestor.