HOJE
Nova experiência
Por Liga Nacional de Basquete
Técnico Guerrinha, ex-Bauru, será o comentarista das transmissões via web do Grupo B da LDB 2015, em Belo Horizonte (MG)
As transmissões das partidas do Grupo B da segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) no site da LNB terão um reforço especial: o ex-treinador do Paschoalotto/Bauru, Guerrinha, será o comentarista oficial dos duelos exibidos via web (www.lnb.com.br/tempo-real) na sede Belo Horizonte (MG), entre quinta-feira e sábado (26 a 28 de novembro).
“Essa experiência vai me agregar muito como técnico. Eu tive a oportunidade de atuar como assistente no Campeonato Paulista e percebi que você analisa o jogo de uma outra maneira. A visão como comentarista também é outra e isso é muito prazeroso”, declarou Jorge Guerra.
Durante a quinta etapa da competição nacional Sub-22, Guerrinha trabalhou como orientador técnico na sede de São Paulo (SP), que teve suas partidas realizadas no Ginásio Palestra Itália, na SE Palmeiras. Com isso, o treinador pôde se aproximar e conhecer ainda mais o maior campeonato de base do basquete brasileiro.
“Na etapa passada, fui convidado pela Liga para ser o orientador técnico e também foi uma experiência incrível. É muito prazeroso trabalhar na LDB, porque você consegue ver a evolução dos atletas e dos técnicos”, disse Guerrinha.
Neste grupo, que acontecerá na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), estarão em quadra os seguintes times: Decisão Engenharia/Minas, Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná, Winner/Limeira e Sport Club do Recife. As equipes brigarão pelas duas vagas que restam no Final Four da LDB.
“Eu assisti a todos os jogos desta etapa em São Paulo da LDB e analisei o Miguel Ângelo da Luz. Também conversei bastante com o Cadum. Fico ansioso para poder atuar pela primeira vez como comentarista e acho que vai ser bem gostoso ter essa experiência diferente”, completou o técnico.
+ Clique aqui e confira a programação de jogos do Grupo B da segunda fase da LDB 2015
Nascido em Franca, Guerrinha deu seus primeiros passos no basquete em sua cidade natal. Na cidade do interior paulista, o consagrado profissional teve suas primeiras conquistas dentro do esporte. Pela equipe da cidade, Jorge Guerra foi cinco vezes campeão estadual, tetracampeão nacional e conquistou um título sul-americano.
Dentro das quadras, atuava como armador, posição que o levou até a seleção brasileira. Defendendo o Brasil, atuou em dois Jogos Olímpicos (1988 e 1992) e dois Campeonatos Mundiais (1986 e 1990). Sua principal conquista com a camisa da seleção, foi o título dos Jogos Pan-Americanos de 1987, batendo a seleção norte-americana por 120 a 115, em Indianápolis.
Como treinador, Guerrinha teve as grandes conquistas de sua carreira nas suas duas passagens pelo Bauru. Na primeira, o técnico conquistou o Campeonato Paulista de 1999 e o Campeonato Brasileiro de 2002. Quando voltou, em 2008, na reconstrução da equipe bauruense, Guerrinha guiou o time aos seguintes títulos: Campeonato Paulista (2013 e 2014), Liga Sul-Americana (2014), Liga das Américas (2015) e os vice-campeonatos do NBB 2014/2015 e da Copa Intercontinental 2015.