#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nova geração no comando

30-11-2011 | 12:57
Por Liga Nacional de Basquete

Duelo entre Limeira e Paulistano, nesta quinta, marca encontro de técnicos da nova geração, Demétrius e Gustavo De Conti. SporTV transmite a partida ao vivo, às 21h

Divulgação/LNB

O confronto entre Winner/Limeira e Paulistano/Unimed, nesta quinta-feira, colocará frente a frente dois promissores técnicos da nova geração. De um lado estará Demétrius, 38 anos, técnico Campeão Paulista em 2010, e do outro Gustavo De Conti, o Gustavinho, 31 anos, que comanda a surpreendente equipe da capital, que ocupa o terceiro lugar na temporada.

O duelo será realizado no Ginásio Vô Lucato, em Limeira, às 21h e o SporTV transmite ao vivo. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa e Penalty.

Rivais nesta quinta, Demétrius e Gustavinho mantém um bom relacionamento fora das quadras e buscam sempre trocar informações.

“A gente tem uma boa amizade, trocamos idéias, conversamos bastante. Durante o Campeonato Paulista, nos falamos bastante, trocamos vídeos de adversários…”, relatou Gustavinho.

Técnicos dos times adultos pela segunda temporada, ambos já tiveram experiências também nas seleções brasileiras de base. Demétrius comandou a equipe Sub-17 que venceu o Sul-Americano da categoria em 2011 e Gustavinho fez parte da comissão técnica do time Sub-18, vice-campeão da Copa América em 2010.

Na história do NBB, eles se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado, sempre com o time da casa levando a melhor.

“A gente sempre conversa quando se encontra. Ele é um cara muito profissional, vemos que o Paulistano é uma equipe muito bem treinada e isso é mérito do trabalho dele. Temos um respeito muito grande um pelo outro”, contou Demétrius.

Mas quando as equipes estiverem frente a frente, saem de quadra os amigos e entram os adversários. Com três vitórias seguidas na competição, o Paulistano está em terceiro e quer a vitória para se manter na cola dos primeiros colocados. Para isso, Gustavinho quer uma equipe atenta contra um adversário que classificou como “um dos mais difíceis de jogar contrano NBB”.

“Eles tem um jogo muito físico, marcam muito forte e sempre complicam para os adversários. Se entrarmos sem a atenção necessária, a gente perde, e perde de bastante”, disse o treinador.

Vindo de uma vitória no último jogo, contra o Vila Velha e jogando em casa, Demétrius não quer deixar escapar a chance de encostar na parte de cima da tabela. Atualmente, o time do interior paulista ocupa a nona colocação.

“Eles estão em um bom momento, mas cabe a nós pará-los. É um confronto direto, que lá na frente pode até decidir uma posição na classificação. Nossa equipe está confiante e com moral, vem de uma vitória e temos que fazer prevalecer o mando de quadra”, declarou.

Araraquara estreia em casa

Outro jovem técnico que atua nesta quinta-feira é Fábio Appolinário, do Araraquara. Com apenas 29 anos, ele é o treinador mais jovem do NBB e faz sua primeira temporada a frente do time adulto. O adversário será o Pinheiros/SKY, que visita o Ginásio do Clube 22 de Agosto às 20h.

O time do interior disputou três partidas na competição, todas fora de casa, e busca a primeira vitória na temporada. Para isso, Appolinário espera contar com o apoio da torcida para incentivar os atletas contra um adversário difícil

“No meu ponto de vista, o Pinheiros está apresentando o melhor basquete hoje. Jogar contra eles aqui vai ser difícil. Mas acho que nossa principal arma é poder contar com o apoio do nosso torcedor. Isso vai ser muito importante”, ressaltou.

Confira os jogos da quinta rodada do NBB:

01/12 (Quinta-feira)
18h : Tijuca/Rio de Janeiro x Liga Sorocabana
20h : Araraquara x Pinheiros/SKY
20h : Vivo/Franca x Minas Tênis Clube
20h : São José/Unimed/Vinac x Vila Velha/Garoto/BMG
20h15 : Flamengo x Itabom/Bauru
21h : Winner/Limeira x Paulistano/Unimed