#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Por umanova história

28-05-2018 | 08:48
Por Liga Nacional de Basquete

Após lesão no Jogo 4 e vice-campeonato nas Finais do ano passado, Lucas Dias pretende reescrever outra história na decisão do NBB CAIXA 17/18

Lucas Dias e o Paulistano/Corpore estão a uma vitória de conquistar de forma inédita o NBB CAIXA. A situação é a mesma do ano passado, quando o time da capital paulista chegou ao Jogo 4 da decisão vencendo o Sendi/Bauru Basket por 2 a 1. Naquela ocasião, nada deu certo para o alvirrubro, que acabou perdendo a partida, e na sequência o quinto e decisivo confronto das Finais.

O momento para o Paulistano reescrever esta história será no próximo sábado (02/06), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Hugo Ramos, diante do Mogi das Cruzes/Helbor, com transmissão ao vivo da Band e dos Canais SporTV.

Naquele fatídico dia, além de todo elenco do CAP, que saiu do Ginásio Wlamir Marques derrotado, as coisas não deram certo especialmente para Lucas Dias. Ainda no começo do segundo quarto, o camisa 9 sofreu uma forte torção no tornozelo esquerdo e não retornou mais ao Jogo 4. Sem ele em quadra, o Bauru fez grande segundo tempo e conquistou a vitória, por 81 a 64, empatando a série em 2 a 2.

“Eu tive muito apoio da minha família naquele momento. Foi uma lesão dura, triste, mas já passou. Eu melhorei bastante desde então e espero fazer um grande Jogo 4 desta vez”, disse Lucas.

Com torção no tornozelo esquerdo, Lucas deixou o Jogo 4 e atuou ‘baleado’ no Jogo 5 das Finais do ano passado (Fotojump/LNB)

Mesmo claramente sentindo dores no tornozelo, Lucas ainda tentou ajudar o Paulistano na quinta e decisiva partida das Finais, mas não conseguiu atuar em seu nível e viu o Bauru conquistar o título, com vitória por 92 a 73, em Araraquara (SP).

Naquela decisão, além dos dois últimos jogos, o Paulistano teve a oportunidade de ser campeão também no Jogo 3. Após abrir 2 a 0, com vitórias por 82 a 78, no Antonio Prado Jr., e 78 a 74, no Panela de Pressão, os comandados de Gustavo De Conti tiveram ‘a faca e o queijo na mão’ para chegar ao título inédito.

“Ano passado tivemos esse ‘match point’ três vezes e não conseguimos fechar a série. A gente sabe que o Mogi é muito forte dentro de casa, então precisamos estar muito focados como no Jogo 3, mas melhorar alguns aspectos defensivos. Tenho certeza que o Gustavinho vai conversar com a gente essa semana e auxiliar nossa defesa para buscar esse título pro Paulistano”, analisou o ala do CAP.

Grande parte do grupo é o mesmo da temporada passada, e se tem alguma coisa que esse elenco aprendeu é a controlar a ansiedade em momentos decisivos e jogos grandes. Prova disso é a própria classificação para esta decisão, diante do carrasco do ano passado. Em um Jogo 5 dentro de casa, com toda a pressão sobre o time, o Paulistano venceu o Bauru, por 80 a 77, e voltou para as Finais.

A confiança para que desta vez o título não escape passa muito pelas mãos do próprio camisa 9 do CAP. Nas duas vitórias do Paulistano nestas Finais, Lucas teve atuações decisivas. No Jogo 1, o ala foi o jogador que mais esteve em quadra pelo time, com 34 minutos de atuação, e somou 15 pontos e seis rebotes. Já no Jogo 3, dez pontos, nove rebotes e dois tocos para ele, na vitória emocionante por 88 a 84.

“Temos que pensar um jogo de cada vez. Ano passado nós ficamos muito ansiosos com a vantagem que tínhamos. Não podemos ficar ansiosos, a gente tem a vantagem, tem o mando de quadra em um possível Jogo 5. Temos que trabalhar com isso, para não chegar em Mogi achando que vai ser fácil. Para conquistarmos o título temos que suar. Conquistar este título deixará nosso nome marcado no Paulistano”.

Com boas atuações nos Jogos 1 e 3, Lucas tem sido decisivo nas vitórias do CAP na série (João Pires/LNB)

Mesmo se nada der certo no Hugão, sábado (02), o CAP ainda terá mais uma chance de chegar ao tão sonhado título. Em caso de vitória do Mogi, o Jogo 5 das Finais do NBB CAIXA 17/18 ocorrerão no outro sábado (09), novamente às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.