HOJE
Nova liderança
Por Liga Nacional de Basquete
Experiente no basquete brasileiro, Kenny Dawkins assume papel de liderança no Universo/Vitória e projeta grande por sua nova equipe: “queremos top 5”
Entrando em sua sexta temporada no basquete brasileiro, Kenny Dawkins terá um novo desafio em sua trajetória em solo verde-amarelo: liderar o Universo/Vitória. Com 29 anos, o norte-americano chegou ao clube baiano com bagagem de uma Final de NBB CAIXA pelo Paulistano/Corpore e agora usará sua experiência de cinco anos por aqui para ser uma das principais referências do time em 2016/2017.
O jogador tem em seu currículo no Brasil um vice-campeonato de NBB CAIXA em 2013/2014, no qual perdeu a decisão para o Flamengo, e um vice do Campeonato Paulista, em 2013. Além disso, foi convocado a nada menos que quatro Jogos das Estrelas. Agora, a missão é comandar o Vitória, que entrará em sua segunda temporada na elite do basquete.
+Inscreva-se no canal oficial do NBB no Youtube e receba todo conteúdo de maneira exclusiva
“Todos os jogadores do time escutam mais do que falam. Todos ouvem bastante a mim, ao Arthur, que temos mais experiência. Tentamos passar nossa experiência ao grupo e principalmente aos mais novos, para tentar ajuda-los como jogar no sistema do Régis”, declarou Kenny, que tem médias de 14,4 pontos e 3,5 assistências em suas cinco temporadas anteriores no NBB CAIXA.

Kenny Dawkins foi o cestinha do Vitória em duas partidas do Super Four Rio-Nordeste (Stephen Eilert/Solar Cearense)
Logo no primeiro teste com a camisa do Vitória, Kenny deu seu cartão de visitas e foi cestinha de duas partidas no Super Four Rio-Nordeste, realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza (CE), quadrangular que envolveu, além do rubro-negro baiano, Vasco da Gama, Flamengo e o dono da casa Solar Cearense.
Na primeira rodada, o norte-americano foi o cestinha da partida contra os cearenses, com 18 pontos. Depois, teve atuação apagada contra o Flamengo, mas tornou a brilhar no último jogo do torneio, no triunfo sobre o campeão Vasco da Gama, no qual registrou 20 pontos e novamente foi o anotador máximo do confronto. As atuações deixaram Kenny animado para a nova temporada.
“Minha expectativa é de tentar ficar entre os cinco primeiros colocados. Sabemos que temos uma boa equipe, que está jogando melhor e crescendo cada vez mais. Temos a capacidade de chegar bem e queremos o ‘Top 5’ do NBB CAIXA”, declarou Dawkins, que aproveitou para elogiar o técnico Régis Marrelli:

“Régis me permite ser um líder dentro da equipe”, disse Kenny Dawkins (Stephen Eilert/Solar Cearense)
“O Régis (Marrelli) é um ótimo técnico, sabe muito do jogo e me sempre me permite ser um líder dentro da equipe, pois sei como jogar no sistema dele. Com o sistema dele posso jogar mais solto e liderar o time”, concluiu.
Escolhido para liderar o Vitória em sua segunda temporada na elite do basquete brasileiro, Dawkins se mostrou entrosado no esquema do técnico Régis Marrelli mesmo sendo recém-contratado. O treinador revelou uma tentativa frustrada de contratar Kenny quando era técnico do Palmeiras e elogiou o grupo formado para 2016/2017.
“Quando eu estava no Palmeiras já tentei levar ele pra lá. Acabou não vingando, pois o time acabou. É um jogador de muita qualidade, que todo mundo fala bem. Falei com o diretor do Paulistano durante os treinos da Seleção e ele me disse que peguei um cara excepcional, não só pelo que faz com a bola, mas pela pessoa que é. Formamos um grupo muito legal e realmente estou muito contente”, contou Régis Marrelli.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca