#JOGAJUNTO

Mais basquete

Nova luz

15-07-2016 | 04:09
Por Liga Nacional de Basquete

Após temporada vitoriosa com o uniforme do Flamengo, armador Rafa Luz acerta com Baskonia e está de volta ao basquete espanhol

Rafa Luz, do Flamengo

Campeão do último NBB CAIXA com o Flamengo, armador Rafa Luz anunciou acerto com Baskonia, da Espanha (Fotojump/LNB)

O armador Rafa Luz anunciou nesta sexta-feira (15/07), via Instagram, seu acerto com o Laboral Kutxa Baskonia, equipe da elite do basquetebol espanhol e que disputa a EuroLeague. O jogador volta ao país europeu, local onde construiu toda sua carreira profissional, após uma temporada defendendo o CR Flamengo, time em que conquistou o último NBB CAIXA.

Natural de Araçatuba, interior de São Paulo, Rafa Luz foi para a Espanha logo aos 15 anos de idade, contratado pelo Unicaja Málaga. Além da equipe, o armador defendeu outros três times no país (Clínicas Rondón Axarquía, CB Granada e Lucentum Alicante) até ser contratado pelo Obradoiro CAB, onde alcançou suas maiores oportunidades e conquistou mais visibilidade dentro do basquete espanhol.

Após os cerca de oito anos atuando na Espanha, Luz foi contratado pelo Flamengo, para a temporada 2015/2016 do basquete nacional. Em seu primeiro NBB CAIXA, o armador foi titular absoluto da equipe rubro-negra, no total de 41 partidas que fez pela competição, com médias de 7,0 pontos, 3,1 rebotes, 4,1 assistências e 1,3 roubos de bola por duelo. Junto com o esquadrão carioca, o jogador conquistou o quarto título consecutivo do time no campeonato.

+Quer saber tudo que já rolou no mercado do basquete brasileiro? Confira o nosso Vai e Vem

Rafa Luz foi peça fundamental na equipe rubro-negra ao longo da competição. Nas Finais, o armador teve a incumbência de marcar, nada mais nada menos, que Alex Garcia, do Bauru Basket, e no ataque fez partidas muito boas, como no Jogo 3 da série, em que anotou 17 pontos (seu recorde no NBB CAIXA) e distribuiu seis assistências.

Atualmente, Luz está em preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, com a Seleção Brasileira, no grupo de 13 atletas convocados por Rubén Magnano, que ainda sofrerá um corte. Com a camisa verde e amarela, o armador fez parte do elenco que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto (CAN), e do vice-campeonato da FIBA Américas 2011, em Mar Del Plata (ARG), que classificou o Brasil para as Olímpiadas de 2012, após 16 anos de ausência da competição.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Rafa Luz, do Flamengo

Peça fundamental do Flamengo no título do NBB CAIXA, Rafa Luz anotou seu recorde de pontos na competição no Jogo 3 das Finais (Luiz Pires/LNB)