#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Nova experiência

14-10-2015 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

Novidades do Flamengo para a temporada 2015/2016, JP Batista e Rafa Luz disputarão pela 1ª vez em suas carreiras uma partida oficial contra franquia da NBA

aaaa

Rafa Luz e JP Batista se preparam para enfrentar pela primeira vez uma franquia da NBA em suas respectivas carreiras (Gilvan Souza/Flamengo)

No próximo sábado (17/10), o Flamengo entra em quadra, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), para o duelo contra o Orlando Magic, em partida válida pelo calendário oficial do NBA Global Games 2015/2016. Além do contexto histórico do jogo entre uma equipe brasileira e um time da NBA, a partida terá um gostinho especial para dois novos jogadores do elenco rubro-negro.

Novidades do Flamengo para a atual temporada, o pivô JP Batista e o armador Rafael Luz possuem grande história e experiência no basquetebol europeu e vão disputar pela primeira vez em suas respectivas carreiras uma partida oficial contra uma franquia da NBA.

aaaaa

Mesmo com experiência nos Estados Unidos, JP fará a primeira partida oficial contra equipe da NBA de sua carreira (Gilvan Souza/Flamengo)

O pivô JP Batista, de 33 anos, chegou muito perto de atingir tal feito. Depois de se formar como um dos grandes destaques da Universidade de Gonzaga, em 2006, JP assinou contrato com o Minnesota Timberwolves para disputar a Summer League. Após o torneio, o pivô brasileiro não assinou contrato com a franquia do Estado de Minneapolis e adiou seu sonho de atuar na NBA.

O jogador de 2,06m partiu para o basquete europeu e atuou na Lituânia, Letônia e França durante as nove temporadas em que ficou por lá. Logo no início de sua trajetória com a camisa do Flamengo, JP terá a oportunidade de enfrentar um time da NBA.

“Estou muito ansioso e feliz em ter essa oportunidade de jogar contra o Magic. Essa iniciativa de trazer uma franquia da NBA pra cá é incrível. Tanto para mim quanto para todo o grupo vai ser muito especial essa partida, acho que quando se fala em NBA vem aquele sonho de toda criança que começa no basquete tem”, comentou o pivô JP Batista, do Flamengo.

“Para o Magic vai ser mais um jogo de pré-temporada, mas para nosso time receber um time da NBA em nossa casa vai ser muito especial, todos do grupo estão bem animados e estão treinando forte para fazer bonito diante do Orlando Magic no sábado”, concluiu o novo pivô flamenguista.

Já o novo armador do Flamengo saiu do Brasil ainda muito cedo, com 15 anos, e partiu para o Velho Continente para dar seus primeiros passos no esporte da bola laranja. Rafa construiu toda a sua carreira no basquete espanhol, onde atuou por cinco equipes diferentes em oito temporadas.

Luz

Em sua primeira temporada no Brasil, Rafa Luz terá a oportunidade de enfrentar o Orlando Magic (Gilvan de Souza/Flamengo)

De volta ao Brasil, Rafa Luz terá, na temporada 2015/2016, sua primeira experiência no basquete brasileiro e nada melhor do que começar sua jornada tanto no Brasil quando na equipe rubro-negra com a primeira partida de sua carreira contra uma franquia norte-americana.

“Ver que toda a mídia que a NBA possui está aqui no Brasil e nós podermo aproveitar de tudo isso ali de perto é incrível. É uma grande experiência como profissional, uma oportunidade incrível. Espero aproveitar da melhor maneira possível tudo que envolve este evento”, comentou o armador Rafa Luz.

Além do fato inédito na carreia dos dois jogadores, o jogo entre Flamengo e Orlando Magic também será histórico para o basquete brasileiro. Pela primeira vez na história uma equipe brasileira receberá uma franquia da NBA para um duelo válido pela pré-temporada da liga norte-americana.

Lembrando que ano passado, Flamengo e Orlando Magic disputaram uma partida da pré-temporada da NBA, na Amway Arena, em Orlando. Na ocasião, mesmo com os 20 pontos do ala Marcelinho Machado, o Flamengo foi derrotado pelo Magic pelo placar de 106 a 88.