HOJE
Novas caras
Por Liga Nacional de Basquete
De olho nas disputas da LDB e da Liga Ouro, Sport Club do Recife acerta contratações do ala argentino Matias Bernardini e dos ex-joseenses Chandler e Gabriel

Chandler, Matias Bernardini e Gabriel já estão treinando com a equipe do Sport (Divulgação)
O elenco do Sport Club do Recife está triplamente reforçado para as disputas da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e da Liga Ouro. Após uma semana de treinos e jogos amistosos na Argentina, a equipe de Pernambuco anunciou a contratação de três novos atletas: o ala argentino Matias Bernardini, de 20 anos, além do ala Chandler e do armador Gabriel, ambos de 22 anos, vindos do São José/Unimed.
“São jogadores importantes e que chegam para nos ajudar a buscar nossos objetivos. O importante é que toda contratação nos deixa ainda mais fortes. Temos um grande elenco e queremos fazer uma grande competição”, declarou o treinador do Sport, Ricardo Oliveira.

Pela seleção argentina, Matias Bernardini disputou também a Copa América Sub-18 de 2012, realizada em São Sebastião do Paraíso (MG) (Divulgação/FIBA)
Bom marcador e dono de um arremesso certeiro, o “hermano”, que já vinha treinando com o time mesmo antes da excursão em solo platense, tem grandes chances de ser um dos grandes nomes do Leão no campeonato nacional Sub-22. Nascido na capital Buenos Aires (ARG), Matias disputou o último Mundial Sub-19 pela seleção argentina, realizado em Praga, na República Checa, e somou médias de 9,0 pontos e 2,6 rebotes por jogo.
Na Argentina, o ala de 1,90m de altura defendeu equipes como Sportsmen Unidos Rosário, o tradicional Obras Sanitárias e o San Isidro, seu último clube, que disputa a divisão de acesso à primeira divisão do basquete argentino. Na competição, que equivale a nossa Liga Ouro, o jovem atleta acumulou média de 5,8 pontos por jogo em aproximadamente 19 minutos em quadra por duelo.
Os outros dois atletas que completam o elenco do Leão da Ilha são novidades e foram pedidos pelo técnico Ricardo Oliveira. Trata-se do ala Chandler e armador Gabriel Lourenço, ambos de 22 anos, que vestiram a camisa do São José nas duas últimas temporadas e exerciam papel fundamental na equipe Sub-22.
Chandler encerrou a edição passada da LDB como segundo cestinha joseense, com média de 17,72 pontos, e como reboteiro da equipe, ao colecionar médias de 8,28 sobras por duelo. Antes do São José, o ala, nascido em Araporã (MG), defendeu as cores do Araraquara durante a terceira e quarta edições do NBB.
Já o armador Gabriel Lourenço encerrou a terceira edição da LDB com média de 10,06 pontos por jogo e 3,4 assistências. O atleta, de 1,86m de altura, atuou pelo Jundiaí (SP), equipe de sua cidade natal, antes de desembarcar em solo joseense. Na sexta edição do NBB, Gabriel entrou em quadra em 12 oportunidades e somou médias de 1,5 pontos por jogo.

Gabriel (com a bola) e Chandler em ação pelo São José na segunda edição da LDB (João Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca