HOJE
Nove vezes seguidas
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo supera Macaé por 2 a 0 na série final e conquista o título do Campeonato Carioca pela nova vez consecutiva

Essa foi a nona conquista estadual consecutiva do Flamengo (Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Na noite desta quarta-feira, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, o Flamengo coroou uma campanha perfeita (100% de aproveitamento em oito jogos) com uma bela vitória, por 82 a 71, sobre o Macaé Basquete e levantou o troféu do Campeonato Estadual de basquete. O rubro-negro venceu a competição pela nona vez consecutiva, tendo o capitão Marcelinho Machado o cestinha, com 18 pontos.
“Ainda me emociona muito ganhar um Estadual. O dia que eu não tiver mais essa motivação de ganhar, saberei que é hora de parar. Com a sequência de jogos, fui ganhando confiança e as coisas foram melhorando. Chegar aqui hoje e ganhar um título com a camisa do Flamengo é muito bom, pois é diferente ser campeão com o Manto Sagrado. Agora é comemorar e começar a pensar no NBB, que será muito duro”, falou o cestinha rubro-negro Marcelinho.
O jogo final começou extremamente equilibrado, graças principalmente à marcação pressão da equipe macaense. Assim, os talentos individuais rubro-negros começaram a sobressair. Com tanto equilíbrio, o primeiro quarto acabou empatado em 25 a 25. Nos dez minutos seguintes, o técnico do Flamengo, José Neto, começou a usar em grande número suas peças do banco de reservas. Marcelinho, Diego Marques, Shilton e Cristiano Felício entraram muito bem e deram um novo gás ao rubro-negro.
Mas, do outro lado, estava um adversário forte e competente, que conseguia manter o confronto igual. O Macaé teve o controle do placar por grande parte do segundo quarto, mas foi o Flamengo que foi para o intervalo na frente (40 a 38).
Além de equilibrado, o segundo tempo do jogo passou a ficar nervoso. Algumas discussões entre os jogadores aconteceram e a as torcidas entraram no espetáculo apoiando suas equipes. Macaé continuou fazendo um bom jogo e terminou o terceiro quarto vencendo por 53 a 51. Com a energia da torcida e a vontade dos jogadores, o confronto terminou empatado (71 a 71) e a disputa foi para a prorrogação.
Nos últimos cinco minutos que decidiram a partida, emoção não faltou. Com o armador Laprovittola ditando o ritmo do jogo, o Flamengo foi melhor e afastou qualquer chance do Macaé voltar a ficar na frente do placar. Nos segundos finais, a equipe de José Neto apenas administrou a vantagem e venceu por 82 a 71.
“Orgulho muito grande de dar mais um título para o Flamengo. Desde o início, falei que quando o Flamengo entra em quadra, em qualquer campeonato, a expectativa é muito alta. Os jogadores honraram isso, superando as dificuldades normais de um início de temporada e batendo uma equipe briosa”, disse o treinador rubro-negro, José Neto.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca