HOJE
Novidades à prova
Por Liga Nacional de Basquete
Com novas aquisições e em busca de ascensão na classificação, Caxias e Liga Sorocabana se enfrentam, nesta sexta-feira, pela oitava rodada do NBB 2015/2016
Com reforços recentes em ambos os lados, Banrisul/Caxias do Sul e Liga Sorocabana se enfrentarão, nesta sexta-feria (04/12), no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS), em duelo importante na disputa por um lugar na zona de classificação para os playoffs da edição 2015/2016 do NBB.
Na última semana, a equipe da Região Sul anunciou a contratação do ala/armador Betinho, ex-São José, que disputará sua segunda partida pelo elenco caxiense. Em sua estreia, diante do Paulistano/Corpore, o jogador anotou nove pontos.
Pelo lado sorocabano, a novidade ficará por conta do pivô Fab Melo, recém contratado da equipe, que teve passagem pela NBA (Boston Celtics), e que teve como último clube o Caciques de Humacao, de Porto Rico. O atleta, de 25 anos, fará sua primeira partida no NBB na carreira.
Estreante da competição, o Caxias tem apenas uma vitória nas sete primeiras partidas que fez pelo NBB. O time gaúcho venceu o São José, fora de casa, por 76 a 71, na prorrogação, em duelo válido pela quarta rodada. Neste jogo, o trio Alex, Gustavinho e Marcão combinou para 34 tentos, 13 assistências, 13 rebotes e 40 pontos de eficiência, e comandou o primeiro triunfo do elenco caxiense na temporada.
Com três derrotas em casa, para o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, Decisão Engenharia/Minas e Paulistano, o time do Rio Grande do Sul ainda não conseguiu nenhum resultado positivo atuando ao lado de seu torcedor até agora no NBB. Mesmo com as derrotas nas últimas rodadas, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa é a melhor em roubos de bola na competição. Ao todo, foram 91 bolas recuperadas em sete jogos neste NBB (média de 13 por jogo).
Do outro lado a situação é um pouco melhor. A Liga Sorocabana tem duas vitórias na atual edição do campeonato e todas dentro de casa: a primeira contra o outro estreante no NBB, Universo/Vitória, por 71 a 69, e a segunda sobre o Macaé Basquete, por 86 a 72.
Por outro lado, o desempenho sorocabano não é bom fora de casa. A equipe do técnico Rinaldo Rodrigues fez apenas dois jogos como visitante e perdeu os dois. Diante do Rio Claro Basquete, no Ginásio Felipe Karam, o time de Sorocaba não teve chances e foi derrotado, por 82 a 67. E na última partida, perdeu para o EC Pinheiros, por 73 a 59. Mesmo com os reveses recentes, o time do interior paulista está na zona de classificação para os playoffs do NBB, com duas vitórias em seis duelos até então (33,3% de aproveitamento).
Na equipe sorocabana, apenas um jogador tem média superior a dez pontos, e é o Dono da Bola da semana três do NBB, Neto. O jogador é o segundo cestinha da oitava edição do NBB, com média de 19,5 pontos por jogo. Além disso, o ala/armador da Liga Sorocabana divide o posto de atleta com mais roubos de bola na competição (2,2), com o ala Marquinhos, do Flamengo, e ainda tem a maior média de eficiência de seu time, 14,83.
Confira as partidas da 8ª rodada do NBB 2015/2016 do NBB:
-03/12 (Quinta-feira)
20h – Rio Claro Basquete x Franca Basquete
20h30 – Solar Cearense x Macaé Basquete
22h – Universo/Vitória x Flamengo – ao vivo na WEB
-04/12 (Sexta-feira)
19h30 – Decisão Engenharia/Minas x São José Basketball
20h05 – Banrisul/Caxias do Sul x Liga Sorocabana
-05/12 (Sábado)
17h30 – Paulistano/Corpore x EC Pinheiros