HOJE
Novidadesnas regras
Por Liga Nacional de Basquete
FIBA aprova algumas alterações nas Regras Oficiais do Basquete; mudanças entrarão em vigor a partir de 1º de outubro
No último domingo (17) a FIBA emitiu nota oficializando mudanças em algumas regras do basquete internacional. Ao todo foram 32 propostas enviadas ao Grupo Assessor de Regras (RAG) da FIBA – formado por especialistas da FIBA, NBA e National Collegiate Athletic Association – das quais 14 foram aprovadas, em reunião realizada nos dias 6 e 7 de julho deste ano. As alterações entrarão em vigor a partir de 1º de outubro deste ano. Entre as principais mudanças estão:
Artigo 36 – Falta Técnica
Nova regra: Se uma falta técnica for marcada, um lance livre será concedido. Após o lance livre, o jogo será reiniciado pela equipe que controlava a bola ou tinha direito à bola do ponto em que a falta técnica foi marcada.
Razão da mudança: Para evitar uma situação de penalidade dupla após uma falta técnica ser marcada e garantir o equilíbrio entre a equipe com a bola ou sem a bola.
Artigo 29 – 24 segundos
Regra emendada: 29.2.3 – O cronômetro de arremesso será resetado sempre que o jogo for interrompido por um oficial por uma falta ou violação cometida pela equipe no controle da bola. Nestas situações, a posse da bola será atribuída à equipe adversária que anteriormente tinha o controle da bola. Então:
– Se a reposição for administrada na quadra de defesa, o cronômetro de arremesso será zerado para 24 segundos.
– Se a reposição for administrada na quadra de ataque, o cronômetro de arremesso será reposto para 14 segundos.
Quando o cronômetro de jogo mostra dois minutos ou menos no último quarto e na prorrogação, depois de um pedido tempo pela equipe que tem direito à posse da bola em sua quadra de defesa, o técnico desse time tem o direito de decidir se a reposição será feita na quadra de ataque ou na quadra de defesa da equipe.
Se a reposição for feita na quadra de ataque da equipe, o cronômetro de arremesso será reiniciado da seguinte forma:
– Se o time tiver 14 segundos ou mais no cronômetro de arremesso no momento em que o jogo parou, o cronômetro de arremesso será redefinido para 14 segundos.
– Se o time tiver 13 segundos ou menos no cronômetro de arremesso no momento em que o jogo parou, o cronômetro continuará com o mesmo tempo do momento que o jogo foi parado.
Se a reposição for feita na quadra de defesa da equipe, o cronômetro de arremesso será reiniciado para novos 24 segundos ou continuará a partir do momento em que foi interrompido, conforme definido pelas regras.
Razão da mudança: Encurtar o tempo que o ataque tem à sua disposição para uma jogada, uma vez que a equipe já esteja na quadra de ataque. Para permitir mais oportunidades para arremessos ao longo de um jogo.
Artigo 35 – Falta dupla
Nova regra:
35.1 – Definição
35.1.1 – Uma falta dupla é uma situação na qual dois adversários cometem faltas pessoais um contra o outro aproximadamente ao mesmo tempo.
35.1.2 – Para considerar duas faltas como uma falta dupla, as seguintes condições serão requeridas:
Ambas as faltas são faltas de jogadores; As duas faltas envolvem o contato físico; As duas faltas são entre dois oponentes que a façam um ao outro; As duas faltas têm a mesma penalidade.
Razão da mudança: Simplificar os princípios de regras na situação em que dois oponentes cometem faltas pessoais um contra o outro aproximadamente ao mesmo tempo.
Artigo 39 – Briga
Nova regra: 39.3.1 – Independentemente do número de membros do banco da equipe desqualificados por deixar a área de banco da equipe, uma única falta técnica será marcada contra o técnico. Todo o pessoal do banco da equipe que, após deixar a área do banco, estiver ativamente envolvido em uma briga, será desqualificado de acordo com os respectivos artigos (Falta desqualificante “D”).
Razão da mudança: Penalizar os membros do banco da equipe por deixarem a área de banco da equipe durante a briga na quadra (estejam ou não envolvidos ativamente na briga).
Artigo 46 – Árbitro principal: Deveres e Poderes / Revisão Instantânea de Replay
Proposta de nova regra: 46.12
Últimos dois minutos do jogo 2:00:
– Se uma violação de interferência ofensiva ou defensiva foi chamada corretamente.
Durante qualquer momento do jogo:
– Após uma falta ter sido chamada erroneamente em um arremessador, alternando de dois para três lances livres e vice-versa
– Se uma falta pessoal, antidesportiva ou desqualificante atende aos critérios para tal ou deve ser atualizada ou desclassificada.
Razão da mudança: Para adicionar mais três casos para as situações de jogo do Sistema de Replay Instantâneo.
Lançamento após uma falta antidesportiva ou desqualificante
Nova regra: Após os arremessos de uma falta antidesportiva e desqualificante a reposição será realizada na quadra de ataque da equipe que sofreu a falta.
Razão da mudança: Para acelerar o jogo, permitir mais posses e, possivelmente mais pontos. Eliminar situações complexas após uma reposição da linha central da quadra.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca