HOJE
Novidades no mercado
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo, Vasco, Botafogo, Paulistano, Bauru e Franca anunciam contratações e agitam mercado da bola laranja
Os últimos dias têm sido para lá de agitados para o mercado da bola laranja no Brasil. Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Paulistano/Corpore, Sendi/Bauru Basket e Sesi Franca Basquete anunciaram contratações e renovações e deram sequência às montagens de seus elencos para a temporada 2018/2019. Confira:
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Flamengo
Depois de anunciar o técnico Gustavo De Conti, Deryk e Jhonatan, todos vindos do Paulistano, atual campeão do NBB CAIXA, o Flamengo acrescentou mais um nome vindo da equipe da capital paulista para a próxima temporada.
Trata-se do bahamense David Nesbitt, de 27 anos. Um dos grandes destaques do elenco que conquistou o último título nacional, ala/pivô de 2,00m se sobressaiu pela força física e extrema dedicação. Além disso, é capaz de arremessar de curta e longa distância, o que faz dele um atleta bastante completo.
Na temporada pelo Paulistano, registrou médias de 8,1 pontos, 6,2 rebotes (líder do time no fundamento) e 12,0 de eficiência. Já nas partidas da Liga das Américas 2018, somou 12,0 pontos, 5,7 rebotes e 14,0 de valorização.
“Depois da última temporada tudo o que eu quero é continuar vencendo e conquistando títulos. Estou muito ansioso para esse novo desafio em um clube gigante como o Flamengo”, declarou Nesbitt ao site oficial do Flamengo.
Nascido em Freeport (Bahamas), Nesbitt se formou no basquete universitário norte-americano, pela St. Thomas University. Depois, fez as malas e iniciou uma longa trajetória mundo afora, com passagens pelo Cazaquistão, Letônia, Iraque, Uruguai e Argentina antes de vir para o Paulistano.
Vasco da Gama
Após apresentar o técnico Alberto Bial no início da semana, o Vasco da Gama deu sequência à montagem do elenco e anunciou dois nomes de peso para a próxima temporada: os alas Desmond Holloway e Gemerson, ambos vindos do Pinheiros.
Holloway, norte-americano de 28 anos, atua no Brasil desde a temporada 2012/2013, quando chegou à Liga Sorocabana e terminou seu primeiro NBB CAIXA como cestinha. Depois, foi para o Paulistano e foi vice-campeão da edição 2013/2014.
Em seguida, o gringo pulou o muro e acertou com o rival Pinheiros, seu último clube. Por lá, ficou três temporadas e foi eleito MVP, Melhor Ala e Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA 2016/2017. Inclusive, na mesma edição, foi um dos responsáveis pela eliminação do Vasco nos playoffs ao fazer 36 pontos no Jogo 5 das oitavas de final.
Já Gemerson, de 25 anos, tem trajetória parecida com a de Holloway e atuou ao lado do norte-americano em quatro das cinco temporadas que tem como profissional. Projetado pelo Paulistano, o baiano de Lençóis ficou por lá entre 2012 e 2016, e também foi às Finais do NBB CAIXA 2013/2014. Em seguida, migrou para o Pinheiros, onde ficou nos dois últimos anos.
Na última temporada, Holloway foi o segundo maior cestinha do NBB CAIXA, com média de 16,2 pontos por partida. Já Gemerson terminou o campeonato nacional com médias de 6,7 pontos e 2,6 rebotes.
Botafogo
O Botafogo também anunciou um reforço de peso para a próxima temporada. Trata-se do ala/armador Cauê Borges, ex-Banrisul/Caxias Basquete, eleito como Melhor Ala do NBB CAIXA 2017/2018.
Cauê foi uma das grandes surpresas do último NBB CAIXA e viveu uma temporada de estrela. Foi o terceiro maior cestinha da competição, com média de 16,1 pontos por partida, e terminou como quarto atleta mais eficiente, com 17,2 de valorização por jogo.
Nascido em Franca (SP), o ala/armador de 27 anos atuou na equipe de sua cidade natal por cinco temporadas – somando três passagens diferentes. Além disso, defendeu Minas, Liga Sorocabana e Caxias do Sul, onde, enfim, conseguiu ser um protagonista e mostrar todo seu potencial, já que sempre foi considerado um dos “mitos” do basquete de base do Brasil.
Cauê Borges não é o primeiro nome do Botafogo vindo do Caxias. O treinador Léo Figueiró, apresentado no último mês no time alvinegro, foi assistente técnico e supervisor da equipe gaúcha, que terminou o NBB CAIXA em quinto.
Paulistano
Atual campeão do NBB CAIXA, o Paulistano não está perdendo tempo no mercado. Depois de contratar o técnico Régis Marrelli e renovar com Yago, Guilherme Hubner, Vitão, Eddy e Du Sommer, a equipe trouxe de volta o armador Georginho e contratou o ala Antonio, vindo do Sesi Franca.
Já na manhã desta sexta-feira, o CAP anunciou mais um reforço para a próxima temporada: o ala/armador norte-americano Evan Roquemore, de 26 anos, vindo do Minas Tênis Clube.
Com sólidas médias de 13,2 pontos, 3,7 rebotes e 3,2 assistências, Roquemore foi um dos destaques do Minas na temporada. No épico Jogo 5 das oitavas de final contra o Vitória, decidido em três prorrogações, ele fez 32 pontos.
Roquemore é o líder histórico de assistências da Universidade de Santa Clara, superando ninguém menos que o ex-armador Steve Nash, dono de dois prêmios de MVP na NBA. Além disso, ele é o terceiro atleta com mais atuações por sua faculdade na NCAA.
Depois de se formar em Santa Clara, Evan seguiu para a Europa, onde atuou por duas temporadas na Romênia e no Chipre, onde foi MVP e campeão da liga local, com médias de 27,4 pontos, 7,2 rebotes e 4,1 assistências por partida. Em seguida, foi para a Noruega, onde teve médias de 25,6 pontos, 6,1 rebotes, 4,8 assistências e 2,5 roubos por partida.
Bauru
Campeão da edição 2016/2017 do NBB CAIXA, o Bauru é outro que, aos poucos, vai repaginando seu elenco. Depois de apresentar o ídolo Larry Taylor, vindo do Mogi, o Dragão acertou a vinda do armador Cauê Verzola, ex-Caxias do Sul.
Aos 30 anos, Cauê teve médias de 7,2 pontos, 4,4 rebotes e 2,6 na campanha história do Caxias no NBB CAIXA como armador titular – quinto lugar geral. Além do clube gaúcho, passou por Franca, Assis, São José e Campo Mourão.
“Para mim, jogar por Bauru é motivo de muito orgulho. Não tenho dúvidas de que estou chegando para atuar em uma das melhores equipes do cenário nacional do basquete e que está sempre lutando por títulos, o que torna o desafio ainda melhor e motivador. Espero que seja um ano de conquistas”, disse o armador de 1,92m de altura.
O técnico Demétrius Ferracciú também analisou a contratação de Verzola. “O Cauê é um líder dentro de quadra e evoluiu muito nesses últimos anos. Fez uma boa temporada com o Caxias e é um jogador que está maduro, que pode atuar em duas posições dentro de quadra e isso é importante. Além disso, ele tem uma excelente leitura de jogo, o que nos permitirá utilizar dessa função tática”, disse o treinador.
Franca
E por fim, o Sesi Franca Basquete continuou estremecendo o mercado. Depois de anunciar Lucas Dias e Elinho, ambos do Paulistano, e Jimmy, do Mogi, o time francano anunciou mais três nomes para a próxima temporada.
O principal deles fica por conta do pivô Rafael Hettsheimeir, vindo do rival Bauru, eleito Melhor Pivô do NBB CAIXA 2017/2018. Após um grande mistério sobre seu destino, o jogador da Seleção Brasileira foi finalmente anunciado e integrará o “super-time” que vem sendo montado na Capital do Basquete.
“Estou com a expectativa alta para começar a jogar no Sesi Franca Basquete, que é um grande time. Está se formando um elenco muito forte e me sinto feliz por fazer parte dele. Espero ajudar a equipe a conquistar todos seus objetivos no Paulista, Liga Sul-Americana e NBB”, disse Hettsheimeir.
Os outros dois reforços da equipe francana são o ala/armador André Góes, ex-Vitória, e Adriano “Big”, pivô do Minas Tênis Clube.
Natural de Chapecó, André Góes, de 31 anos e 1,95m, tem passagens por Joinville, Pinheiros, Basquete Cearense, Macaé e Universo/Vitória, seu último clube. Na última temporada do NBB CAIXA, teve médias de 9,0 pontos, 4,3 rebotes e 4,3 assistências.
“O André ocupa uma posição estratégica, de um jogador eficiente, útil para a equipe, guerreiro e que tem exatamente a cara de Franca. É altamente dedicado ao time, cascudo e joga muito bem na defesa”, afirmou Lula Ferreira, supervisor técnico do Sesi Franca Basquete.
Já Adriano Big, esteve no Minas Tênis Clube de 2013 a 2018. Com 23 anos, 2.08m e 134kg, o jogador tem potencial para ser desenvolvido ao ganhar mais tempo de quadra, segundo o supervisor e ex-técnico Lula Ferreira.
“O Big é um jogador jovem, de estrutura física invejável e que, na nossa opinião, vai corresponder à medida que tiver tempo de quadra. Ele atua em uma função que possui uma carência gigante no basquete brasileiro, que é a posição cinco, para jogar perto e de costas para a cesta. Acredito que ele vai nos ajudar muito “, finalizou Lula.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
