#JOGAJUNTO

LDB

“Novo” Basquete Cearense

23-07-2015 | 11:44
Por Liga Nacional de Basquete

Campeão invicto da LDB passada, Basquete Cearense entra na edição 2015 da competição com elenco completamente diferente, mas ainda sonha alto

Atual campeão invicto da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o Basquete Cearense entrará com outra cara na edição 2015 da competição. Sem poder contar com nada menos que sete nomes presentes na rotação da equipe que conquistou o inédito título, o time da Região Nordeste terá um elenco completamente diferente em mãos, mas apesar da situação distinta e das peças serem outras, o objetivo em mente é o mesmo: chegar longe.

Davi Rossetto, Erick Camilo, Rômulo, Sualisson, Alexandre Paranhos, Lucas e Felipe Taddei, todos nascidos em 1992, foram alguns dos atletas que ajudaram a equipe de Fortaleza a vencer todos os 28 jogos que disputou na última LDB. No entanto, nenhum destes atletas estará à disposição do técnico Espiga na competição Sub-22 por conta do limite de idade para esta edição da liga, que é para nascidos em 1993. Erick, Paranhos e Taddei, inclusive, não estão mais no Basquete Cearense.

“Estamos um pouco sem parâmetro para fazer qualquer projeção. Quando comecei o trabalho no time campeão do Basquete Cearense tivemos um tempo para criar uma identidade e uma equipe forte como aquela. Agora vamos iniciar outro trabalho, quase do zero. Só não é do zero porque já temos uma estrutura, um padrão, mas vamos começar uma nova equipe. Com o passar dos jogos veremos onde poderemos chegar. Trabalhamos eles com a ideia de sermos os atuais campeões, mas teremos que trabalhar tudo de novo para chegar ao topo novamente”, disse o técnico Espiga.

Victor Gusmão, do Basquete Cearense

Victor Gusmão, de 22 anos, é um dos únicos remanescentes do elenco campeão da LDB pelo Basquete Cearense (Luiz Pires/LNB)

Os únicos remanescentes do plantel da temporada anterior são o ala/armador Victor Gusmão, de 22 anos, um dos destaques do time e parte do elenco adulto, e o ala/pivô Luis Enrique, de 21. Buscando repor as perdas para chegar forte na defesa do título do campeonato nacional de base, o esquadrão nordestino, que ainda perdeu o pivô Leal, de 18 anos, para a Winner/Limeira, trouxe três reforços e passou a apostar ainda mais nos jovens nascidos no próprio Ceará, como Emílio (Sub-17), a dupla dos armadores Betinho, Gabriel, Israel, Erick e Batom.

“É uma equipe com características diferentes em relação ao ano passado. Não é tão forte fisicamente, mas ainda estamos nos adaptando, eu a eles, eles a mim. Vamos evoluir durante a competição. Não estou preocupado com o resultado final, pois estamos formatando a equipe e nos adaptando. Queremos fazer as coisas da maneira certa. Se fizermos tudo certo, se eles entenderam o que lhes é passado, podemos obter bons resultados”, frisou o técnico atual campeão da LDB.

+Saiba mais: Com 24 equipes, LDB 2015 terá início nesta sexta-feira, em Uberlândia (MG)

As novidades do atual campeão ficaram por conta do armador André Mellim, de 20 anos, que disputou a edição passada da competição Sub-22 pelo Franca e estava jogando o NBB 2014/2015 pelo São José, o ala/pivô Joel, de 21 anos, destaque do Anápolis (GO) na LDB passada, e o pivô Rapha Negão, de 22 anos, que disputou as duas últimas LDB’s pelo Náutico (PE) e chamou a atenção inclusive de scouters de times da NBA por sua envergadura e seus 2,13m de altura.

“A equipe passou por uma reformulação grande. Mas apesar do time ser mais jovem e estar se formando agora, a maneira de jogar permanece a mesma. Estamos treinando forte, conhecendo uns aos outros para defender o título invicto da melhor forma possível. Vamos jogar para ser bicampeões”, declarou Victor Gusmão, de 22 anos, um dos remanescentes do elenco campeão invicto do Basquete Cearense.

André Mellim (ex-Franca e São José), Joel (ex-Anápolis) e Rapha Negão (ex-Náutico) são os reforços do Basquete Cearense para a LDB 2015 (Montagem/LNB)

André Mellim (ex-Franca e São José), Joel (ex-Anápolis) e Rapha Negão (ex-Náutico) são os reforços do Basquete Cearense para a LDB 2015 (Montagem/LNB)

A esteia do Basquete Cearense na edição 2015 da LDB será contra o Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR), nesta sexta-feira (25/07), na Quadra 1 do Praia Clube, em Uberlândia (MG), às 20 horas (de Brasília). Ainda nesta primeira etapa da competição, os nordestinos enfrentarão o AABJ/Joinville (SC), o Grêmio Náutico União (RS), Concórdia/ACOB (SC) Pequeninos Rhema/Campina Grande (PB), o Sport Club do Recife (PE) e o Minas Tênis Clube (MG).

“Enfrentaremos equipes muito boas nessa primeira etapa. O Pequeninos Rhema é muito bom, são os atletas que disputaram as duas últimas LDB’s pelo Náutico. O Minas para mim é o favoritíssimo se estiver completo. O União tem uma base muito boa de jovens, Concória não conheço muito, vamos esperar para ver. Joinville deve vir melhor para essa LDB em relação a anterior”, disse Espiga, que não esqueceu de seu primeiro adversário, o perigoso Basquete Curitiba.

+Saiba mais: LNB promoverá clínica para atletas e técnicos das equipes da LDB

“O Basquete Curitiba será dificílimo. Eles fazem um grande trabalho lá, com o ‘Coxinha’ (técnico Daniel Lazier), que entende muito, e ainda jogam campeonatos adultos do Paraná. Tive muita dificuldade com eles no ano passado e muitos dos jogadores bons deles continuaram, ainda trouxeram o Wilsinho, que era do Minas. Esse primeiro jogo será uma prova de fogo para nós. Não estou preocupado com o resultado final, mas sim com a maneira que vamos jogar”, completou o treinador do Basquete Cearense.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).