HOJE
Novo ciclo
Por Liga Nacional de Basquete
Confederação Brasileira de Basketball anuncia saída do técnico argentino Rubén Magnano do comando da Seleção Brasileira; substituto será definido futuramente

Rubén Magnano não é mais técnico da Seleção; foram quase sete anos de trabalho do argentino em solo brasileiro (Divulgação/FIBA)
A CBB confirmou, na manhã desta terça-feira (23/08), a saída do técnico Rubén Magnano do comando da Seleção Brasileira. O argentino não terá seu contrato renovado e encerra seu ciclo como comandante do time verde-amarelo. O treinador esteve à frente do Brasil por mais de seis anos (de janeiro de 2010 a agosto de 2016).
Por ora não há pressa para a definição do substituto de Magnano. Após a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira só voltará a atuar em 2017 e o nome do novo comandante não tem prazo para ser anunciado.
“(O Magnano) É um excelente profissional, medalhista olímpico e que deu sua contribuição para a equipe nacional. Por isso, a Confederação agradece o profissionalismo e a dedicação de Magnano. Como nos próximos meses não teremos nenhuma competição adulta, o substituto será definido oportunamente”, disse Vanderlei Mazzuchini, Diretor Técnico da entidade.
Aos 61 anos de idade, Magnano acumula uma história riquíssima no basquetebol internacional. Por clubes, o argentino conquistou a Liga Argentina quatro vezes (1992, 1998, 1999 e 2009), sendo uma vez o técnico do ano da competição (2000), e duas vezes o Campeonato Sul-Americano (1993 e 1994) e a Liga Sul-Americana (1997 e 1998).
Por seleções, Magnano começou trabalhando na Argentina Sub-21, em 2000. Um ano depois, o treinador assumiu a seleção adulta e comandou as conquistas da Copa América, em 2001, e dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, além da medalha de prata no Campeonato Mundial dos Estados Unidos, em 2002.
Após o período na seleção argentina, Magnano passou por quatro equipes diferentes antes de assumir o comando da Seleção Brasileira, em 2010. Pelo Brasil, Rubén foi o treinador no vice-campeonato da Copa América de 2011, que classificou a Seleção aos Jogos Olímpicos de Londres, 2012, após 16 anos de ausência. O técnico também dirigiu o elenco brasileiro em dois Campeonatos Mundiais (2010 e 2014), mais duas Copas Américas (2013 e 2015) e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca