#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novo começo

14-05-2013 | 01:09
Por Liga Nacional de Basquete

Ao lado de novo patrocinador, Minas retorna às Finais do NBB e mostra que está no caminho para voltar a brilhar na elite do basquete brasileiro

Com um time completamente novo, Minas voltou a figurar na fase de playoffs do NBB (João Pires/LNB)

Semifinalista das duas primeiras edições do NBB, o Icatu/Minas passou por tempos ruins. Porém, depois de duas temporadas discretas, em que inclusive na última delas chegou a ficar de fora da fase de playoffs, a equipe da capital mineira voltou a mostrar um bom desempenho e encerrou a temporada 2012/2013 do maior campeonato de basquete do país de maneira digna.

Após amargar apenas a 13ª colocação na temporada 2011/2012 da competição nacional (sua pior participação na história do NBB), a agremiação de Minas Gerais reformulou completamente seu elenco, contratou nomes como Betinho, Douglas Nunes, Mineiro e os norte-americanos Jermaine Beal e Paul Crosby e retornou à fase de playoffs do principal campeonato do basquete brasileiro.

Durante a fase de classificação da edição 2012/2013 d0 NBB, o time construiu uma campanha entre altos e baixos e terminou na décima colocação, com 16 vitórias e 18 derrotas. Porém, foi nas Finais que o esquadrão comandado pelo técnico Raul Togni mostrou que ainda pode ser considerado uma das potências da modalidade no Brasil.

Diante do atual vice-campeão da competição, o São José/Unimed, o clube de Belo Horizonte levou a pior e acabou eliminado, mas não foi presa fácil. Após vencer o primeiro compromisso, em seus domínios, a equipe deu muito trabalho ao time do interior paulista nas duas partidas realizadas no Ginásio Lineu de Moura. Em ambas as oportunidades, a agremiação de Minas Gerais teve chances claras de sair vencedora, mesmo atuando em um dos ginásios mais barulhentos de todo o campeonato. Após os dois resultados negativos no “caldeirão joseense”, Minas não conseguiu se recuperar na série e acabou eliminado do NBB 2012/2013.

Betinho foi o principal cestinha do Minas na temporada, com média de 16,9 pontos por jogo (João Pires/LNB)

“Acho que termos voltado aos playoffs foi algo muito positivo. Poderíamos ter chegado mais longe, mas infelizmente fomos muito irregulares, alternando boas atuações com atuações muito abaixo do esperado. Foi um trabalho que começou praticamente do zero, pois contratamos 10 novos jogadores e tivemos que reavaliar o que deveria permanecer da equipe anterior e o que deveria ser diferente. Com essa análise vimos que deveríamos mudar quase 70% das ideias e estratégias que havíamos usado na temporada anterior” explicou o técnico da equipe, Raul Togni.

“Montamos uma equipe mais rodada e com bons jogadores e deveríamos criar condições para que eles conseguissem explorar o melhor de seus potenciais sem perder o sentido de equipe. Acredito que o tempo que esse grupo ficou junto não foi o suficiente para nos adaptarmos, e isso fez com que não fossemos muito consistentes em muitos jogos. Atuações brilhantes e outras muito longe do real potencial da equipe”, completou o comandante mineiro.

Este recomeço do time mineiro se deve também a um novo parceiro da equipe. Antes do início da temporada 2012/2013 do NBB, o clube da capital do Estado de Minas Gerais anunciou um novo patrocinador: a Icatu Seguros, que firmou um contrato de quatro anos. Sendo assim, este foi apenas o primeiro ano do Minas com seu novo investidos e a torcida pode esperar voos mais altos para as próximas edições da competição nacional. Pelo menos é o que diz Raul Togni.

“Se conseguirmos manter a base da equipe para a temporada seguinte, com certeza a equipe deverá ter um melhor desempenho pois poderei implementar algumas coisas novas para agregar aquilo que já será conhecido do grupo. Com isso a equipe terá uma evolução, uma harmonia e entrosamento maior, tanto entre os jogadores como com a comissão técnica”, afirmou Raul.

Confira o desempenho do Minas temporada a temporada no NBB:

2008/2009 – Semifinal (eliminado pelo Uniceub/BRB/Brasília)
2009/2010 – Semifinal (eliminado pelo Uniceub/BRB/Brasília)
2010/2011 – Oitavas de final (eliminado pelo Cia. do Terno/Romaço/Joinville)
2011/2012 – 13º colocado na fase de classificação
2012/2013 – Oitavas de final (eliminado pelo São José/Unimed)