HOJE
Novo destino
Por Liga Nacional de Basquete
No primeiro jogo de playoff no Rio Grande do Sul na história, Caxias e Brasília abrem série oitavas de final neste domingo, no "Vascão", com transmissão ao vivo do SporTV
Neste domingo (03/04), a bola vai subir para mais uma série oitavas de final do NBB CAIXA. De um lado, o caçula Banrisul/Caxias do Sul Basquete, e do outro, o “veterano” e tricampeão UniCEUB/Cartão BRB/Brasília. As duas equipes abrirão o confronto valendo vaga nas quartas de final no Ginásio Vasco da Gama, na serra gaúcha, às 13 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
A série nem bem começou e o primeiro jogo já será marcante. Pela primeira vez na história uma partida de playoffs do NBB CAIXA será realizada no Rio Grande do Sul. Isso porque o único clube gaúcho a participar da competição nacional antes do Caxias foi o Lajeado, que terminou a fase de classificação da edição 2008/2009 na 15ª colocação e não avançou ao mata-mata.
+Clique aqui e confira as curiosidades do confronto oitavas de final entre Caxias e Brasília
“Esse feito histórico no NBB CAIXA, que foi conseguir uma classificação inédita de um time estreante, serve como um ponto de estimulo para o nosso time. Vamos entrar motivados, com o apoio da torcida, que tem comparecido ao ginásio. Agora, começa um novo campeonato”, analisa o armador Gustavinho, do Caxias.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Tricampeão do NBB CAIXA, o Brasília vai para seu oitavo playoff em oito edições na história e disputará pela segunda vez as oitavas de final, algo que até a temporada 2012/2013 nunca havia acontecido. Finalista das quatro primeiras edições, a equipe da capital federal não passa das quartas de final desde 2011/2012 e agora vai em busca de recuperar sua tradição no mata-mata.
“Temos que ter todo o cuidado e entrar muito concentrados. O Caxias vem de uma classificação história e está mais do que motivado para a partida. Jogarão diante da torcida e isso é um fator a mais para fortalecê-los. Por isso, precisamos jogar com muita atenção, pois será um confronto muito difícil”, comentou Jefferson Campos, do Brasília.
+Clique aqui e confira as curiosidades da história das oitavas de final do NBB CAIXA
Com 18 vitórias e dez derrotas (64,3% de aproveitamento e 46 pontos), o esquadrão brasiliense por pouco não chegou ao G-4 e terminou a fase de classificação na sexta colocação. Em seus últimos atos na primeira fase, os comandados do técnico Bruno Savignani sofreram duas derrotas seguidas, para Rio Claro Basquete (68 a 66) e Decisão Engenharia/Minas (107 a 95).
Por sua vez, o estreante Caxias lutou até a última rodada pela vaga nos playoffs e encerrou a fase classificatória do NBB CAIXA na 11ª colocação, com nove resultados positivos em 28 partidas (32,1% de aproveitamento e 37 pontos). Para carimbar sua passagem para o mata-mata do maior campeonato do país, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa bateu o Pinheiros, em casa, por 79 a 72.
Ainda na fase de classificação, o Brasília ganhou os dois confrontos contra o Caxias. No primeiro turno, na rodada de abertura, a agremiação do Planalto Central contou com a magia de Fúlvio, autor de 17 assistências, e venceu no Vascão, por 91 a 82. Depois, na capital do país, foi a vez de Giovannoni e Deryk brilharem, com respectivos 26 e 22 pontos, e guiarem os tricampeões ao triunfo, por 90 a 79.
“Sabemos da força e da tradição do Brasília, mas vamos encarar esse duelo com muita vontade, jogo a jogo. Temos que pensar em abrir a série vencendo em nosso ginásio. Vamos focar todas as nossas energias para tentar diminuir os números do Brasília, o segundo melhor ataque do campeonato. Precisamos tentar baixar os números deles para sairmos com essa vitória”, acrescentou o camisa 4 do Caxias.
Depois do duelo de abertura em Caxias do Sul, a série de oitavas de final rumará para a capital do país, onde as duas equipes farão os Jogos 2 e 3 no Ginásio da ASCEB, na próxima quarta-feira (06/04), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb (www.lnb.com.br/tempo-real), e sexta-feira (08/04), às 21h45, com exibição ao vivo para todo o país através do SporTV.
“Precisamos impor o nosso ritmo desde o início da partida. Jogar com muita força na defesa, para que o ataque possa fluir naturalmente. É fundamental começar a série de playoffs com uma vitória. Não será nada fácil, principalmente longe de Brasília, mas temos que mostrar a nossa força e tentar voltar para casa com um grande resultado”, completou Jefferson Campos.
Confira a programação completa da série oitavas de final entre Brasília e Caxias:
– UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (6º) x Banrisul/Caxias Basquete (11º)
Jogo 1 – 03/04 (domingo), às 13 horas, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 06/04 (quarta), às 20 horas, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 3 – 08/04 (sexta), às 21h45, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 11/04 (segunda), às 20h05, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul
Jogo 5* – 14/04 (quinta), às 20 horas, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no #NBBnaWeb
*Se necessário