HOJE
Novo encontro
Por Liga Nacional de Basquete
Donos de grande rivalidade nas últimas temporadas do NBB, Brasília e São José voltam a duelar pelas quartas de final; série terá início neste sábado
UniCEUB/BRB/Brasília e São José/Unimed apimentarão ainda mais a recente rivalidade criada. Donos de confrontos decisivos nas últimas temporadas do NBB, as equipes voltarão a duelar pelas quartas de final do maior campeonato de basquete do país e darão início à disputa por uma vaga nas semifinais da competição, neste sábado, às 11 horas (de Brasília), no Ginásio Nilson Nelson, na capital federal.
Participantes do NBB desde a primeira edição, candangos e joseenses passaram a protagonizar duelos de caráter decisivo na temporada 2011/2012. Na ocasião, os times fizeram a grande Final da competição e, mesmo atuando fora de casa – a partida foi no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes –, o esquadrão do Centro-Oeste do país levou a melhor para garantir o histórico tricampeonato do campeonato nacional.
Finalistas da quarta edição do NBB, Brasília e São José tornaram a se encontrar na fase de mata-mata na última temporada. Assim como na atual edição, os times foram rivais nas quartas de finais e o confronto foi de tirar o fôlego. Depois de duas vitórias para cada lado, sempre com a equipe que jogou em casa levando a melhor, a decisão ficou para o quinto jogo. Foi então que o time do interior paulista se vingou.
Com direito a uma atuação de gala do norte-americano Andre Laws, autor de expressivos 29 pontos e seis assistências, a equipe do Vale do Paraíba não se intimidou com a presença de mais de quatro mil torcedores no Ginásio Nilson Nelson, venceu a partida com tranquilidade, por 98 a 81, e eliminou os tricampeões em plena capital federal.
“Como todo playoff, teremos que ter atenção total nestes jogos em casa para que possamos sair com a vitória. O São José é uma grande equipe e merece toda a nossa atenção, até porque foram eles que nos venceram na temporada passada”, declarou Nezinho.
“A nossa maior motivação é que ano passado saímos muito cedo do campeonato. Méritos da equipe de São José. Este ano pretendemos algo maior. Esta é nossa motivação. Acredito que serão partidas duras decididas em segundos. Com certeza teremos grandes jogos e esperamos ficar com a classificação desta vez”, completou o armador, segundo maior pontuador do Brasília na fase de classificação, com média de 17,1 pontos por jogo.
Para colocar ainda mais fogo na rivalidade, Brasília e São José fizeram duas partidas eletrizantes durante a primeira fase do NBB 2013/2014. Primeiro, no Ginásio Lineu de Moura, em São Paulo, os comandados do técnico Sérgio Hernandez levaram a melhor, por 87 a 77. Depois, no segundo turno, os representantes do Vale do Paraíba deram o troco e venceram fora de casa. Em uma partida eletrizante, os paulistas triunfaram por apenas um ponto (91 a 90).
“A expectativa é de uma série muito disputada, pois a equipe de São José é muito qualificada. Tanto eles como nós vencemos fora de casa no confronto direto e isso mostra como pode ser equilibrada a série”, disse o ala/pivô candango Guilherme Giovannoni.
As equipes chegarão de maneira diferente para o confronto que vale uma vaga entre os quatro melhores do campeonato. Dono da terceira posição na fase de classificação, Brasília ganhou o direito de passar direto às quartas de final da competição e teve um longo período de treinamento. A última partida oficial da equipe foi no dia 29 de março, diante do Winner/Kabum/Limeira.
“Estamos fazendo uma semana muito forte de treinos, visando esse primeiro jogo contra São José, para tentarmos neutralizar as principais forças deles. Somos um time experiente, acostumado com decisões. Vamos entrar em quadra e colocar em prática o que treinamos durante a semana”, explicou o ala e capitão do Brasília, Alex Garcia.
Por sua vez, São José precisou superar uma dura batalha para chegar às quartas de final. Em uma série bastante equilibrada, a equipe dirigida pelo técnico Zanon precisou de cinco jogos para superar o Palmeiras/Meltex nas oitavas de final e garantiu um lugar entre os oito melhores do NBB pela quinta temporada consecutiva.
“Você estar jogando um playoff duro, como nós fizemos contra o Palmeiras, dá uma condição de ritmo importante, mas ao mesmo tempo também desgasta, tanto fisicamente quanto mentalmente. Enquanto isso, no caso de Brasília, esse período em que eles ficaram treinando pode ajudar a fortalecer, mas ao mesmo tempo eles podem sentir falta de ritmo de jogo. Cada lado tem suas vantagens e desvantagens. O que posso dizer é que estamos prontos para esta série e vamos em busca da classificação”, afirmou o técnico joseense Zanon.
O confronto diante do clube alviverde deixou “sequelas” e São José perdeu um de seus titulares para a sequência da competição. Durante a quinta e decisiva partida da série, o ala Dedé sofreu uma fratura no quarto metacarpo da mão esquerda, precisou passar por um procedimento cirúrgico e ficará fora de ação por quatro semanas.
“Nosso time já sofre normalmente na rotação. Temos sete jogadores adultos e o restante da nossa equipe é composta de garotos do Sub-22. Então, quando você perde um jogador, ainda mais da qualidade que é o Dedé, o time sente um pouco. Mas vamos tentar superar o desfalque dele e apostar na força do grupo”, completou o comandante do São José.