HOJE
Novo encontro
Por Douglas Carraretto
Basquete Cearense e Paulistano voltam a se enfrentar pelas oitavas de final depois de 4 temporadas e abrem nova série nesta quinta-feira, ao vivo via Facebook Live
Uma das séries oitavas de final do NBB CAIXA 2016/2017 colocará frente a frente dois velhos conhecidos em playoffs. Solar Cearense e Paulistano/Corpore, que mediram forças nas oitavas da edição 2012/2013, darão início a mais um confronto nesta quinta-feira, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 20h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb via Facebook Live.
Há cinco temporadas, alvirrubros e cearenses travaram uma das disputas mais emocionantes daquele playoff. Na ocasião, o esquadrão do técnico Alberto Bial fazia sua temporada de estreia no NBB CAIXA e tinha o mando de quadra nas oitavas, pois terminou a primeira fase em oitavo, enquanto o time paulista foi o nono.
Em série de arrepiar, o Paulistano cresceu e conseguiu a classificação só no Jogo 5. Mesmo em um Sarasate completamente lotado, a equipe do técnico Gustavo De Conti virou de maneira emocionante nos segundos finais, venceu por 69 a 68 e ficou com a vaga nas quartas de final para pegar o então líder Flamengo.
“As duas equipes já se enfrentaram em outras oportunidades, mas aquele Jogo 5 da série em Fortaleza foi especial pra mim. Eles tinham a melhor campanha e por isso decidiram em casa, algo que dificultava ainda mais a nossa missão. Foi um jogo muito pegado e converti os dois últimos lances livres para vencermos, uma alegria sem igual”, relembrou Eddy, do Paulistano.
Mas se o assunto é o presente, o momento é todo do Paulistano. Com sete vitórias nos últimos oito jogos, a equipe alvirrubra, chegou a ser 11º, fechou a fase de classificação com um salto para da oitava para a sexta colocação e com isso melhorou muito sua situação nos playoffs. Caso avance para as quartas, o adversário será o terceiro colocado Franca e não mais o líder Flamengo.
“Playoff é um campeonato completamente diferente. Estamos com a melhor campanha para decidir em casa e, mesmo tendo um time novo, estamos bem treinados e focados. Vamos buscar fazer um jogo coletivo como a gente vem fazendo nas últimas partidas. Só assim temos chances de vencer, pois a equipe deles tem muita qualidade e conta com jogadores que podem decidir. Será uma série difícil, muito equilibrada”, completou Eddy.
Do outro lado, o Solar sofreu com a instabilidade durante o campeonato e fechou a fase de classificação na 11ª colocação, com campanha de 12 vitórias e 16 derrotas (42,9% de aproveitamento). No entanto, a rodada final terminou com triunfo sobre a já eliminada LSB/Uniso, fora de casa, por 65 a 63.
“Solar Cearense e o Paulistano já se enfrentaram em playoffs. Temos qualidade para fazer uma grande série e conseguir dar sequência a essa competição. Tanta coisa que a gente almeja e busca. Saindo do zero, contra uma grande equipe, é tudo que eu queria”, disse o técnico Alberto Bial. “Estou muito feliz e vou com muita galhardia e ímpeto para enfrentar esse adversário poderoso que teremos pela frente. Vamos nos preparar muito bem para que possamos seguir e jogar as quartas de final”, concluiu o comandante do Solar Cearense.
O Paulistano venceu as duas partidas contra o Basquete Cearense pela fase de classificação. Em Fortaleza, os paulistas venceram por 76 a 74 e em casa o placar foi de 79 a 67. O clube de São Paulo também leva vantagem no histórico do confronto no NBB CAIXA, com dez triunfos contra cinco dos nordestinos.
“Aproveitamos esses dias para corrigir algumas coisas que não deram certo contra o próprio Paulistano, na semana passada. Sabemos da força do time deles, que conta com atletas jovens e muito bons, mas estamos preparados. Jogando em casa, com o apoio do nosso torcedor, temos tudo para dar o primeiro passo na busca pelo nosso objetivo”, falou o ala Marcus Toledo, do Cearense.
Depois do duelo em Fortaleza (CE), a série migrará para São Paulo para dois jogos na casa do Paulistano: no próximo domingo (09/04) e na terça-feira (11/04), ambos às 19h, no Ginásio Antonio Prado Júnior, com transmissão ao vivo do SporTV. Se necessários, quarto e quinto jogos serão disputados em Fortaleza e São Paulo, ainda com data e horário indefinidos.
“É a hora mais esperada do ano. É uma cidade vivendo os playoffs, o estado inteiro apoiando o time. A equipe está focada e com muita expectativa para que chegue logo o jogo. Jogamos contra o Paulistano na semana passada e é um time jovem, que corre bastante. Mas a gente acredita no potencial coletivo do nosso time”, comenta o armador Gustavinho, do Solar Cearense.