HOJE
Novo momento
Por Liga Nacional de Basquete
Carregando sequências negativas da reta final da fase de classificação, Minas e Macaé começam série oitavas de final nesta sexta-feira, em Belo Horizonte
As oitavas de final da temporada 2014/2015 do NBB tiveram início na última terça-feira e até agora três confrontos já estão em andamento – Paulistano/Unimed e São José/Unimed, Pinheiros/SKY e UniCEUB/BRB/Brasília, e Franca e Palmeiras/Meltex –. Mas nesta sexta-feira (10/04), a bola vai subir para única série que ainda não começou: Minas Tênis Clube e Macaé Basquete, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), às 19h30 (de Brasília).
Uma das sensações desta temporada, o clube mineiro encerrou a fase de classificação na quinta posição, com campanha de 17 vitórias em 30 partidas (56,7% de aproveitamento), e por isso terá o mando de quadra nesta série oitavas de final, com direito de sediar os Jogos 1, 2 e um possível 5. Já os macaenses disputam os playoffs pela primeira vez na história ao encerrar a primeira fase na 12ª posição, com nove triunfos em 30 jogos (30% de aproveitamento).
No entanto, apesar de separados por oito vitórias na primeira fase, os dois times chegam às Finais em momentos bastante parecidos. E nada agradáveis. O Minas, que se garantiu na quinta posição com duas rodadas de antecedência, foi derrotado em seus últimos quatro jogos, sendo os dois últimos em casa, com direito a recorde de bolas de 3 pontos e maior pontuação sofrida na competição contra o Pinheiros (110 a 87) na rodada final.
“Playoff é outro campeonato e tenho certeza que Macaé virá com tudo. Nessa fase, ganhar um jogo não quer dizer nada ainda, porque tem mais até quatro jogos pela frente. Estamos treinados e preparados e sabemos que enfrentaremos um time difícil, com jogadores experientes. Temos poucos jogadores que já participaram dos playoffs e, para esses atletas que vão estrear nessa fase, será um sentimento diferente. Mas tenho certeza de que vamos conseguir fazer um bom trabalho e esperamos sair vitoriosos desses dois jogos em casa”, comentou Alex Oliveira, ala do Minas.
Por sua vez, o Macaé Basquete foi derrotado em suas últimas cinco oportunidades na fase de classificação, para o Brasília fora de casa, e para São José, Mogi das Cruzes/Helbor, além de Winner/Limeira e Rio Claro, essas com viradas impressionantes nos momentos finais, a última na prorrogação, em partida que definiu a permanência da equipe rio-clarense na elite do basquete e rebaixou a Liga Sorocabana à Liga Ouro 2015.
“Sabemos que agora é outro campeonato, completamente diferente da fase de classificação. Mesmo a gente se classificando na última colocação e enfrentando o quinto, as chances são iguais. São jogos mais estudados e vamos em busca de uma vitória fora para chegar em casa com uma vantagem. O nosso time é muito experiente e a vontade vale muito nessas horas”, disse o ala/pivô Diego Conceição, do Macaé.
Embora o ‘sprint’ final da fase de classificação não tenha sido o desejado, o Minas motivos de sobra para comemorar o desempenho nos 30 primeiros jogos. O quinto lugar alcançado por Demétruis Ferracciú e Cia. foi a melhor colocação do clube mineiro em uma primeira fase de NBB desde a segunda edição na competição, quando venceu 17 de seus 26 primeiros jogos e encerrou a etapa classificatória na quarta posição na tabela.
A performance da agremiação de Belo Horizonte em playoffs foi boa somente nas duas primeiras temporadas do NBB, na qual chegou às semifinais e encerrou as respectivas edições na terceira e quarta colocações. Desde então, os mineiros não venceram mais nenhuma série de playoff e assim amargam um jejum que já dura quatro temporadas sem levar a melhor em um confronto de oitavas de final sequer.
“Os playoffs são sempre decisivos e competitivos. Não espero que tenhamos nenhum jogo fácil nessa série de cinco jogos contra o Macaé. Precisamos imprimir uma boa defesa, principalmente em casa”, afirmou o jovem ala/pivô Léo Demétrio, do Minas, de 21 anos, que participa das oitavas de final do NBB pelo segundo ano consecutivo.
Pelo lado do Macaé, a parada promete ser muito dura. E se depender do desempenho histórico dos estreantes em playoffs, a equipe terá ainda mais dificuldades. Em todas as seis edições anteriores do maior campeonato do país, os debutantes na fase de mata-mata do NBB só levaram a melhor em três vezes de nove oportunidades que debutantes na etapa oitavas de final do nacional tiveram – 33,3% de aproveitamento.
+Clique aqui e confira informações e curiosidades históricas sobre as oitavas de final do NBB
Se tratando da atual temporada, o Minas levou a melhor sobre o Macaé nos dois duelos diretos da fase de classificação. No primeiro turno, vitória em Belo Horizonte, por 73 a 63, já no returno, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, triunfo suado, na prorrogação, pelo placar de 87 a 85. Em toda a história do NBB, o placar geral do confronto entre os dois times é de 3 a 1 para o time de Minas Gerais.
Confira as datas dos jogos do confronto oitavas de final do NBB 7 entre Minas e Macaé:
Minas Tênis Clube (5º) x Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 – 10/04 (sexta-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte
Jogo 2 – 12/04 (domingo), às 17h, na Arena Minas, em Belo Horizonte – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 15/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé – ao vivo na WEB
Jogo 4* – 17/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* – 20/04 (segunda-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte