HOJE
Novo momento
Por Liga Nacional de Basquete
CBB e LNB informam que, com intermédio da FIBA, chegaram a um acordo e homologaram junto à entidade internacional um novo momento de governança do basquete no País
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) informam que, com intermédio da FIBA, chegaram a um acordo e homologaram junto à entidade internacional um novo momento de governança do esporte no País, válido a partir da próxima temporada, quando o NBB voltará a ter chancela CBB.
Desde já as entidades buscarão uma construção conjunta para que o basquete brasileiro seja o maior beneficiado, em uma nova era da modalidade, trazendo melhorias para todo o ecossistema.

Rodrigo Montoro, Marcelo Sousa, Fábio Deschamps, Guy Peixoto e Sérgio Domenici na posse da nova diretoria da CBB. Foto: Maurício Almeida
“É um novo momento para o basquete brasileiro. Conseguimos, todos nós, junto da FIBA, e com grande suporte do nosso presidente de honra, Guy Peixoto Jr, chegar em entendimentos que tem tudo para termos ganhos para a modalidade, e que beneficia todo o ecossistema. Vamos trabalhar juntos para que a história do basquete brasileiro siga vitoriosa, trazendo mais desenvolvimento em todas as áreas”, citou Marcelo Sousa, presidente da Confederação Brasileira de Basketball.
“Desejo um futuro brilhante para o basquete brasileiro. Só vejo uma forma de crescermos, que é todos juntos. O ecossistema unido pela modalidade. É uma conquista de todos que participaram desse projeto. Tenho certeza que vamos colher frutos desse processo. Muita sorte”, disse Guy Peixoto Jr, ex-presidente da CBB, que participou do processo junto à FIBA ainda como mandatário da entidade.
A FIBA parabenizou a Confederação Brasileira de Basketball e a Liga Nacional de Basquete por terem chegado a um acordo histórico para o futuro do basquete brasileiro. De acordo com a entidade, esse passo histórico reafirma o Novo Basquete Brasil (NBB) como a liga profissional da primeira divisão do Brasil e garante total conformidade com a estrutura regulatória da FIBA e do basquete brasileiro. Além disso, a CBB organizará a Copa do Brasil de Basquete (Supercopa) como um evento de pré-temporada, com detalhes a serem finalizados entre as partes.
Ver essa foto no Instagram
A FIBA teve o prazer de ter atuado como facilitadora nesse processo e reconhece com orgulho esse acordo como uma conquista significativa para a estabilidade e o crescimento do basquete no Brasil. O compromisso demonstrado tanto pela CBB quanto pela LNB em encontrar um terreno comum reflete sua dedicação ao futuro do esporte. A FIBA aplaude os esforços de todos os envolvidos e espera ver o basquete brasileiro florescer nacional e internacionalmente.
“É com muita alegria que celebramos esse novo momento do basquete brasileiro. As duas entidades, junto à FIBA, souberam transformar as divergências em um propósito comum para a modalidade, o que nos traz muita motivação para construir uma nova história. Esperamos que nosso basquete fique cada vez mais unido e que consigamos juntos desenvolver ainda mais a modalidade no Brasil”, disse Rodrigo Montoro, presidente da LNB.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca