#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Outro patamar

21-11-2016 | 06:42
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de grande temporada como estreantes no NBB CAIXA, Caxias e Vitória buscam evoluir na edição 2016/2017 e se enfrentam nesta terça

Únicos caçulas do NBB CAIXA 2015/2016, Banrisul/Caxias do Sul e Universo/Vitória representaram na temporada de estreia ao chegarem aos playoffs da competição. Nesta edição, os times provam de uma certa experiência no campeonato e fazem confronto direito, nesta terça-feira (22/11), às 20h05 (de Brasília), no Ginásio Vasco da Gama.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Campeão da Liga Ouro 2016 e responsável por substituir o Uberlândia, Caxias e Vitória estrearam no NBB CAIXA na edição 2015/2016. Com a 11ª e a 12ª colocação, respectivamente, os dois se classificaram para os playoffs da competição, mas acabaram eliminados na fase oitavas de final.

O início de sua segunda temporada no NBB CAIXA não foi positivo para o Caxias. Sem vitórias e com quatro derrotas, o time gaúcho é o último colocado da competição atualmente. Após dois resultados negativos, o elenco comandado por Rodrigo Barbosa fez seu primeiro jogo em casa na edição, na última quinta-feira (17/11). Infelizmente para os fãs gaúchos, a equipe estreou com derrota no Ginásio Vasco da Gama, ao perder para o Mogi das Cruzes/Helbor, por 87 a 80.

Arthur, do Caxias, e Mosso, do Minas

Destaque do Caxias neste início de temporada, Arthur Bernardi tem médias de 20,8 pontos e 9,3 rebotes por partida (Orlando Bento/MTC)

Na sequência, o Caxias recebeu o Campo Mourão Basquete, único outro representante da Região Sul do Brasil no NBB CAIXA 2016/2017. Após confronto muito equilibrado, a equipe gaúcha sofreu uma virada dolorosa no último quarto e acabou derrotada, por 78 a 69. Destaque para as atuações de Arthur Bernardi (23 pontos e oito rebotes) e Carioca (13 pontos e seis rebotes).

A dupla, inclusive, vem roubando a cena pelo Caxias neste início de temporada. O ala/pivô Arthur Bernardi é cestinha da equipe gaúcha na competição, com média de 20,8 pontos, além de produzir 9,3 rebotes e 1,5 bolas recuperas por partida. Já Carioca, última contratação do time antes do início do NBB CAIXA 2016/2017, atuou em três dos quatro confrontos disputados e tem médias de 14,3 pontos, 2,7 rebotes e 2,0 assistências.

+Clique e confira a matéria completa da partida entre Caxias e Campo Mourão

Se o início do NBB CAIXA 2016/2017 não é bom para o Caxias, o mesmo não pode se dizer do Vitória. Único invicto da competição ao lado do Flamengo, o rubro-negro baiano vive um começo de temporada espetacular, com três vitórias consecutivas. Depois de visitar o Pinheiros e estrear com vitória, o time nordestino recebeu o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e o Minas e manteve a escrita.

Em sua última partida na temporada, o torcedor rubro-negro passou por fortes emoções. Depois de ficar atrás do placar durante grande parte da partida, o Vitória se recuperou no segundo tempo e arrancou um triunfo na raça, por 76 a 74. Destaque para as atuações de Keyron Sheard (21 pontos), Kenny Dawkins (15 pontos e cinco assistências), Douglas Kurtz (13 pontos e cinco rebotes) e Renato Scholz (dez pontos e oito rebotes).

Keyron Sheard, do Vitória

Última contratação do Vitória para temporada, Keyron Sheard foi o cestinha do time diante do Minas e é um dos destaques rubro-negros neste início de NBB CAIXA 16/17 (Jessica Santana/Universo-Vitória)

Neste início de temporada, o Vitória vem contando com o belo trabalho de sua dupla norte-americana. Titular absoluto, Dawkins é quem dita o ritmo ofensivo do rubro-negro baiano dentro da quadra. O armador tem médias de 18,3 pontos, 3,3 rebotes e 5,3 assistências por partida e um dos destaques do NBB CAIXA. Já Keyron, última contratação do time para edição, fez dois jogos, sempre saindo do banco de reservas, e tem 16,0 pontos de média.

+Clique e confira a matéria completa da partida entre Vitória e Minas

Assim como o Basquete Cearense, outro representante do Nordeste no NBB CAIXA, o Vitória iniciará agora uma sequência de partidas fora de casa. Entre os dias 22 e 30 de novembro, o time baiano enfrentará o Caxias, o Vasco da Gama e o Campo Mourão Basquete, sempre como visitante.