HOJE
Outro patamar
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de grande temporada como estreantes no NBB CAIXA, Caxias e Vitória buscam evoluir na edição 2016/2017 e se enfrentam nesta terça
Únicos caçulas do NBB CAIXA 2015/2016, Banrisul/Caxias do Sul e Universo/Vitória representaram na temporada de estreia ao chegarem aos playoffs da competição. Nesta edição, os times provam de uma certa experiência no campeonato e fazem confronto direito, nesta terça-feira (22/11), às 20h05 (de Brasília), no Ginásio Vasco da Gama.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Campeão da Liga Ouro 2016 e responsável por substituir o Uberlândia, Caxias e Vitória estrearam no NBB CAIXA na edição 2015/2016. Com a 11ª e a 12ª colocação, respectivamente, os dois se classificaram para os playoffs da competição, mas acabaram eliminados na fase oitavas de final.
O início de sua segunda temporada no NBB CAIXA não foi positivo para o Caxias. Sem vitórias e com quatro derrotas, o time gaúcho é o último colocado da competição atualmente. Após dois resultados negativos, o elenco comandado por Rodrigo Barbosa fez seu primeiro jogo em casa na edição, na última quinta-feira (17/11). Infelizmente para os fãs gaúchos, a equipe estreou com derrota no Ginásio Vasco da Gama, ao perder para o Mogi das Cruzes/Helbor, por 87 a 80.

Destaque do Caxias neste início de temporada, Arthur Bernardi tem médias de 20,8 pontos e 9,3 rebotes por partida (Orlando Bento/MTC)
Na sequência, o Caxias recebeu o Campo Mourão Basquete, único outro representante da Região Sul do Brasil no NBB CAIXA 2016/2017. Após confronto muito equilibrado, a equipe gaúcha sofreu uma virada dolorosa no último quarto e acabou derrotada, por 78 a 69. Destaque para as atuações de Arthur Bernardi (23 pontos e oito rebotes) e Carioca (13 pontos e seis rebotes).
A dupla, inclusive, vem roubando a cena pelo Caxias neste início de temporada. O ala/pivô Arthur Bernardi é cestinha da equipe gaúcha na competição, com média de 20,8 pontos, além de produzir 9,3 rebotes e 1,5 bolas recuperas por partida. Já Carioca, última contratação do time antes do início do NBB CAIXA 2016/2017, atuou em três dos quatro confrontos disputados e tem médias de 14,3 pontos, 2,7 rebotes e 2,0 assistências.
+Clique e confira a matéria completa da partida entre Caxias e Campo Mourão
Se o início do NBB CAIXA 2016/2017 não é bom para o Caxias, o mesmo não pode se dizer do Vitória. Único invicto da competição ao lado do Flamengo, o rubro-negro baiano vive um começo de temporada espetacular, com três vitórias consecutivas. Depois de visitar o Pinheiros e estrear com vitória, o time nordestino recebeu o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e o Minas e manteve a escrita.
Em sua última partida na temporada, o torcedor rubro-negro passou por fortes emoções. Depois de ficar atrás do placar durante grande parte da partida, o Vitória se recuperou no segundo tempo e arrancou um triunfo na raça, por 76 a 74. Destaque para as atuações de Keyron Sheard (21 pontos), Kenny Dawkins (15 pontos e cinco assistências), Douglas Kurtz (13 pontos e cinco rebotes) e Renato Scholz (dez pontos e oito rebotes).

Última contratação do Vitória para temporada, Keyron Sheard foi o cestinha do time diante do Minas e é um dos destaques rubro-negros neste início de NBB CAIXA 16/17 (Jessica Santana/Universo-Vitória)
Neste início de temporada, o Vitória vem contando com o belo trabalho de sua dupla norte-americana. Titular absoluto, Dawkins é quem dita o ritmo ofensivo do rubro-negro baiano dentro da quadra. O armador tem médias de 18,3 pontos, 3,3 rebotes e 5,3 assistências por partida e um dos destaques do NBB CAIXA. Já Keyron, última contratação do time para edição, fez dois jogos, sempre saindo do banco de reservas, e tem 16,0 pontos de média.
+Clique e confira a matéria completa da partida entre Vitória e Minas
Assim como o Basquete Cearense, outro representante do Nordeste no NBB CAIXA, o Vitória iniciará agora uma sequência de partidas fora de casa. Entre os dias 22 e 30 de novembro, o time baiano enfrentará o Caxias, o Vasco da Gama e o Campo Mourão Basquete, sempre como visitante.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca