#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novo reencontro

09-05-2017 | 02:43
Por Liga Nacional de Basquete

Jogador do Paulistano por três temporadas, Dawkins encara ex-time na série semifinal do NBB CAIXA 16/17

Um dos principais armadores do NBB CAIXA, Kenny Dawkins está em sua sexta temporada na competição. Três delas foram disputadas com o uniforme do Paulistano/Corpore, atual adversário do norte-americano e do Universo/Vitória na fase semifinal da competição. O Jogo 1 da série é nesta terça (09/05), às 19h30 (de Brasília), em Salvador (BA), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Logo em sua primeira temporada com o Paulistano, Dawkins chegou a decisão do NBB CAIXA (Luiz Pires/LNB)

“Nós estamos estudando a equipe para saber mais do time. Já viramos a página do último jogo, agora é foco total no Paulistano. Não acho que está nos prejudicando essa sequência de jogos. Apesar da pressão física, a gente está bem. Nosso preparador físico nos falou no começo do campeonato que iríamos estar bem quando chegássemos nos playoffs e realmente estamos prontos para jogar”, declarou Dawkins, armador do Vitória.

Kenny chegou ao Brasil em 2011 para defender a LSB/Uniso. Depois de duas temporadas com a equipe sorocabana, o armador se transferiu para o time da capital paulista, em que esteve nas três edições anteriores do NBB CAIXA (13/14, 14/15 e 15/16). Com o uniforme alvirrubro foram 107 jogos para o norte-americano, com médias de 12,89 pontos, 3,24 rebotes e 3,55 assistências.

Logo na primeira temporada, Dawkins chegou à única final disputada pelo Paulistano na competição. Naquela época em jogo único, o time da capital paulista acabou derrotado pelo Flamengo, por 78 a 73. Individualmente a edição mais produtiva de Kenny foi a seguinte (14/15), quando teve médias de 15,2 pontos, 3,8 rebotes e 4,0 assistências ao longo dos 34 jogos que fez, melhores números com a equipe em todos os quesitos para o armador.

Antes do início desta temporada, a equipe da capital paulista apostou em uma renovação de seu elenco e Dawkins acabou se transferindo para o Vitória. Em sua segunda edição de NBB CAIXA, o time baiano teve o armador como principal referência e chegou à uma semifinal inédita da história das equipes nordestinas.

Nas duas partidas que fez contra o ex-time nessa temporada, Dawkins teve grandes atuações, com 26 pontos e sete assistências em cada (Jéssica Santana/Universo-Vitória)

O primeiro reencontro de Dawkins com o ex-time foi pra lá de positivo para o armador. No primeiro turno desta edição, o norte-americano anotou 26 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu sete assistências no triunfo do Vitória sobre o time da capital paulista, por 85 a 73. Na segunda metade da fase de classificação, o alvirrubro deu a volta por cima e venceu dentro de casa, por 83 a 66, apesar de mais uma atuação impactante de Kenny, dono de 26 pontos, quatro sobras e sete assistências.

“É um momento importante para mim. Já encontrei o Paulistano durante a temporada, si do potencial do time e da capacidade de renovação dele. Vi isso durante as temporadas que estiva lá também. Porém, hoje estou com o Vitória e confio muito na equipe. Somos muito unidos e vamos lutar para sair classificados”, completou o camisa 14 rubro-negro.

Até o momento, o norte-americano é principal cestinha, passador e líder em eficiência da equipe baiana na temporada. As médias de Kenny também são as melhores de sua carreira no NBB CAIXA nestes quesitos, com 16,8 pontos, 4,7 assistências e 17,2 de valorização por partida.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.