HOJE
Novo reencontro
Por Liga Nacional de Basquete
Jogador do Paulistano por três temporadas, Dawkins encara ex-time na série semifinal do NBB CAIXA 16/17
Um dos principais armadores do NBB CAIXA, Kenny Dawkins está em sua sexta temporada na competição. Três delas foram disputadas com o uniforme do Paulistano/Corpore, atual adversário do norte-americano e do Universo/Vitória na fase semifinal da competição. O Jogo 1 da série é nesta terça (09/05), às 19h30 (de Brasília), em Salvador (BA), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Logo em sua primeira temporada com o Paulistano, Dawkins chegou a decisão do NBB CAIXA (Luiz Pires/LNB)
“Nós estamos estudando a equipe para saber mais do time. Já viramos a página do último jogo, agora é foco total no Paulistano. Não acho que está nos prejudicando essa sequência de jogos. Apesar da pressão física, a gente está bem. Nosso preparador físico nos falou no começo do campeonato que iríamos estar bem quando chegássemos nos playoffs e realmente estamos prontos para jogar”, declarou Dawkins, armador do Vitória.
Kenny chegou ao Brasil em 2011 para defender a LSB/Uniso. Depois de duas temporadas com a equipe sorocabana, o armador se transferiu para o time da capital paulista, em que esteve nas três edições anteriores do NBB CAIXA (13/14, 14/15 e 15/16). Com o uniforme alvirrubro foram 107 jogos para o norte-americano, com médias de 12,89 pontos, 3,24 rebotes e 3,55 assistências.
Logo na primeira temporada, Dawkins chegou à única final disputada pelo Paulistano na competição. Naquela época em jogo único, o time da capital paulista acabou derrotado pelo Flamengo, por 78 a 73. Individualmente a edição mais produtiva de Kenny foi a seguinte (14/15), quando teve médias de 15,2 pontos, 3,8 rebotes e 4,0 assistências ao longo dos 34 jogos que fez, melhores números com a equipe em todos os quesitos para o armador.
Antes do início desta temporada, a equipe da capital paulista apostou em uma renovação de seu elenco e Dawkins acabou se transferindo para o Vitória. Em sua segunda edição de NBB CAIXA, o time baiano teve o armador como principal referência e chegou à uma semifinal inédita da história das equipes nordestinas.

Nas duas partidas que fez contra o ex-time nessa temporada, Dawkins teve grandes atuações, com 26 pontos e sete assistências em cada (Jéssica Santana/Universo-Vitória)
O primeiro reencontro de Dawkins com o ex-time foi pra lá de positivo para o armador. No primeiro turno desta edição, o norte-americano anotou 26 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu sete assistências no triunfo do Vitória sobre o time da capital paulista, por 85 a 73. Na segunda metade da fase de classificação, o alvirrubro deu a volta por cima e venceu dentro de casa, por 83 a 66, apesar de mais uma atuação impactante de Kenny, dono de 26 pontos, quatro sobras e sete assistências.
“É um momento importante para mim. Já encontrei o Paulistano durante a temporada, si do potencial do time e da capacidade de renovação dele. Vi isso durante as temporadas que estiva lá também. Porém, hoje estou com o Vitória e confio muito na equipe. Somos muito unidos e vamos lutar para sair classificados”, completou o camisa 14 rubro-negro.
Até o momento, o norte-americano é principal cestinha, passador e líder em eficiência da equipe baiana na temporada. As médias de Kenny também são as melhores de sua carreira no NBB CAIXA nestes quesitos, com 16,8 pontos, 4,7 assistências e 17,2 de valorização por partida.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca