HOJE
Novo encontro
Por Liga Nacional de Basquete
Líder da fase de classificação, Bauru recebe quarto colocado Mogi, neste sábado, para abrir uma das semifinais do NBB 7; partida terá transmissão ao vivo do SporTV
Depois de grandes campanhas durante a fase de classificação e triunfo na fase quartas de final, Paschoalotto/Bauru e Mogi das Cruzes/Helbor se enfrentam em uma das série semifinal dos playoffs do NBB 7, que terá sua largada neste domingo (10/05), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Respectivos primeiro e quarto colocados da primeira fase da temporada 2014/2015 do NBB, Bauru e Mogi das Cruzes tiveram sua rivalidade aflorada durante toda a temporada, já que as duas equipes se enfrentaram em seis partidas, inclusive um dos duelos sendo a Final da Liga Sul-Americana 2014, e o Bauru acabou todos os jogos com o resultado positivo.
“As quatro equipes que classificaram em primeiro se firmaram entre as quatro melhores, mas passaram por muitas dificuldades nas quartas. Isso mostra o equilíbrio do campeonato e já nos dá uma ideia do que vem pela frente. Mogi tem uma equipe forte fisicamente e que sabe jogar junta. Temos que entrar focado para buscar os triunfos”, destacou o ala norte-americano Robert Day, do Bauru.
As duas equipes tiveram caminhos muito parecidos para chegar até a fase semifinal. O Bauru enfrentou o Franca Basquete e saiu vencedor da série apenas no quinto e decisivo jogo. Já a equipe mogiana teve o Macaé Basquete como adversário nas quartas e chegou a estar atrás na série por 2 a 1, porém venceu os dois últimos jogos e conseguiu a heroica classificação.
Outro fato histórico muito semelhante entre as duas equipes são os números de aparições em fase semifinal no NBB. Disputando uma vaga na grande Final do NBB 7, Bauru e Mogi competem apenas pela segunda vez na história uma semifinal. A primeira e única vez que a equipe bauruense disputou uma semi foi na quinta edição do NBB, quando foi derrotado por 3 a 0 pelo Uberlândia. Já o Mogi esteve presente na semifinal da última edição do NBB e também foi derrotado, desta vez pelo Flamengo, por 3 a 1.
Pela segunda vez consecutiva na semifinal do NBB, o Mogi terá mais uma vez como adversário o primeiro colocado da fase de classificação, já que enfrentou o Flamengo na temporada passada, e espera resultado totalmente diferente ao final desta série.
“O nosso primeiro objetivo foi alcançado. Estamos muito felizes pelo momento que estamos vivendo e por mais um ano representando a cidade entre as quatro melhores equipes do Brasil. Nós estamos no melhor momento, preparados e focados para encarar o Bauru. A equipe deles é muito forte, com jogadores de altíssimo nível, mas nós também somos. A série contra Macaé nos trouxe um crescimento muito grande, psicológico e emocional. E eu creio no impossível. Sabemos da força deles, mas nós temos um sonho e queremos torná-lo realidade”, afirma o armador Alexandre Pinheiro, do Mogi.
Cestinha da fase de classificação, com 20,1 pontos por jogo, o ala norte-americano Shamell foi o grande destaque não só do Mogi como de toda a quartas de final e terminou a segunda fase dos playoffs do NBB 7 como o cestinha, com 21,4 pontos por jogo durante as partidas contra Macaé. Liderada pelo norte-americano, a equipe mogiana busca vencer pela primeira vez em sua história uma fase semifinal.
“Chegar um ano é muito difícil. Imagina chegar dois anos seguidos. O trabalho que a diretoria fez para construir a equipe, a confiança que depositou em mim e na comissão técnica, nos jogadores e apoio da torcida foram fundamentais para repetir as semifinais. Agora começa um sonho. E esse sonho se chama semifinais. Estamos mentalmente fortalecidos e fisicamente cansados, mas quando você chega neste momento da temporada, o cansaço sempre fica em um lugar a parte. Todo mundo quer jogar”, comentou Paco Garcia.
Depois de perder apenas dois jogos durante toda a fase de classificação, em 30 partidas disputadas, o Bauru tomou um susto ao perder dois jogos para o Franca durante a fase quartas de final e agora espera manter o grande retrospecto em partidas contra o Mogi para manter a escrita de que um líder a fase de classificação venceu todas as séries semifinais que disputou e nunca ficou fora de uma Final de NBB.
Com seis partidas contra o Mogi na temporada e seis vitórias, o Bauru espera usar o mando de quadra para sair da série com vitória, que em um possível confronto em cinco jogos, a equipe bauruense disputa o Jogo 1, 2 e 5 ao lado de sua torcida. Atuando na Panela de Pressão durante a sétima edição do NBB, a equipe venceu 16 dos 18 jogos que disputou.
Também muito forte quando atua ao lado de sua fanática torcida no Ginásio Hugo Ramos, o Mogi se mostrou um dos visitantes mais complicados de se enfrentar durante a temporada 2014/2015. O time comandado pelo técnico Paco Garcia possui ótimo retrospecto de 12 vitórias em 16 partidas longe de sua torcida, e inclusive chegou a vencer dez partidas seguidas como visitante no NBB 7.
“Durante a temporada o Mogi conseguiu mostrar que é muito forte até fora de casa. Claro que é muito melhor jogar em frente à nossa torcida, que é o nosso sexto jogador, mas estamos preparados para jogar lá. Vamos para Bauru e colocar nosso trabalho em quadra, onde a defesa vai ser fundamental e o trabalho ofensivo também, afinal o Bauru tem muito volume e jogadores excelentes”, comentou o pivô Gerson, do Mogi.
Confira o calendário completo da série:
Jogo 1 – 10/05 (domingo), às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 12/05 (terça-feira), às 21 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 15/05 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 17/05 (domingo), às 13 horas, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 20/05 (quarta-feira), às 19h30 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo no SporTV
* Se necessário