#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novo estrangeiro

14-08-2014 | 03:54
Por Liga Nacional de Basquete

São José acerta com o ala norte-americano Brian Asbury, que estava no basquete de Israel; atleta atuará no Brasil pela 1ª vez e tem passagem pela Espanha

Brian Asbury estava no Hapoel Holon, de Israel, e jogará pela primeira vez no Brasil (Divulgação)

Brian Asbury estava no Hapoel Holon, de Israel, e jogará pela primeira vez no Brasil (Divulgação)

O São José terá um novo estrangeiro em seu elenco para a temporada 2014/2015. Nesta quinta-feira, a equipe do interior paulista anunciou a contratação do ala norte-americano Brian Asbury, de 2,01m de altura e 27 anos, que estava no Hapoel Holon, de Israel, e reforçou ainda mais seu plantel para as disputas do Campeonato Paulista, NBB 7 e Liga das Américas 2015.

Asbury, que atuará pela primeira vez em solo brasileiro, é a sexta contratação do esquadrão joseense. Antes, o time dirigido pelo técnico Zanon havia acertado as chegadas dos armadores Valtinho e Rafinha, do ala Betinho e do pivô Drudi e os novos reforços já estrearam pela equipe durante o Estadual.

“Já tinha visto alguns jogos dele. Eu tinha feito uma sondagem com ele há algum tempo, mas, como ele também tinha algumas situações na Europa, não avançou. As pessoas que nos falaram dele foram as mesmas pessoas que conversamos quando trouxemos o Quezada. É um jogador que tivemos boas referências, tanto como atleta dentro de quadra como fora. Ele mostrou muita vontade de vir ao Brasil, tanto que recusou propostas da Europa”, disse Inácio Messias, diretor do São José.

“Ele é um ala, mas que também pode jogar de ala/pivô. Pelo que vimos se trata de um jogador com boa capacidade de pontuar, mas que também vai muito bemm nos rebotes. É um jogador que vai se encaixar bem na nossa equipe e tem tudo para fazer sucesso por aqui”, completou o dirigente.

Formado pela tradicional Universidade de Miami, onde atuou por quatro temporadas, Asbury se profissionalizou em 2009 e escreveu a maior parte de seu currículo em Israel. Depois de deixar o basquete universitário norte-americano, o ala disputou por duas temporadas a segunda divisão do país localizado no Oriente Médio e atuou por Hapoel Usishkin Tel-Aviv e Kiryat.

Norte-americano já atuou na Liga ACB, um dos principais campeonato do planeta (Divulgação)

Norte-americano já atuou na Liga ACB (Espanha), um dos mais respeitados campeonato do planeta (Divulgação)

Após de destacar na liga secundária, Asbury despertou o interesse das grandes equipes de Israel e foi contratado pelo Green Tops Netanya para disputar a primeira divisão local. Pela equipe, o atleta foi um dos destaques da temporada 2011/2012 Liga Israelense, fechou a competição com expressivas médias de 18,0 pontos e 7,1 rebotes por jogo e ainda o posto de segundo jogador mais eficiente do campeonato, com 21,7 pontos de eficiência por partida.

Com grandes atuações em um dos principais campeonatos do continente europeu, o norte-americano chamou a atenção de equipes de outros países e na temporada seguinte se transferiu para o Cajasol Sevilla, um dos principais times do basquete espanhol. Depois de disputar a edição 2012/2013 da Liga ACB, o norte-americano retornou a Israel, desta vez para atuar pelo Hapoel Holon. Em sua última equipe, o ala disputou 29 partidas e registrou médias de 13,2 pontos e 6,6 rebotes em 30,8 minutos por jogo.

Asbury tem sua chegada ao Brasil agendada para o próximo sábado e, inclusive, deve ir ao Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, para acompanhar o duelo do São José contra o Pinheiros/SKY, válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista.

Quem também deve desembarcar em solo brasileiro no sábado é o dominicano Manny Quezada. Após um período maior de férias, o armador se apresentará junto do novo reforço e também deve acompanhar o compromisso da equipe joseense frente ao clube da capital paulista.