HOJE
Novos sonhos
Por Liga Nacional de Basquete
Projeto social em Belo Horizonte recebe atletas da Copa Avianca para mais uma manhã de diversão e aprendizado com crianças da comunidade
A programação de ações sociais da Copa Avianca levou mais sorrisos aos rostos de crianças carentes de Belo Horizonte. Nesta segunda-feira (30/10), foi a vez da Associação Querubins, localizada no bairro do Sion, receber os gigantes do NBB CAIXA para uma manhã recheada de alegria, diversão e muito basquete para aproximadamente 50 crianças do projeto. Foram até o local o ala/pivô Guilherme Giovannoni e o ala/armador Bruninho, ambos do Vasco da Gama, o ala Pilar, do Flamengo, e o jovem ala/pivô Walisson Guilherme, o “D12”, da equipe do Solar Cearense.
A Associação Querubins foi fundada há 23 anos pela professora Magda Coutinho, que resolveu reunir um pequeno grupo de crianças para plantar sementes na Praça JK, na região do Sion, e revitalizar o local que estava em estado degradante. Foram plantadas mais de 100 árvores no antigo espaço, que hoje é comandado por uma empresa privada.
Aos poucos, a fundadora foi reunindo mais e mais crianças, até que, através do apoio de empresas e novos parceiros, como o Instituto MRV, chegou local que hoje está o projeto, uma área de 10 mil m², cedido pelo grupo Unitas, em que foram construídos diversos espaços, como um estúdio de músicas, salas de dança e o ginásio em que ocorrem as aulas de basquete.
“Foi muito importante para nós a presença dos atletas aqui, porque eles são referências para as crianças. Os alunos não entendem bem como funciona o processo que os jogadores passam, então cada depoimento deles (atletas) foi essencial para as crianças começarem a sonhar, pensar em crescer na vida, virar atleta, viajar o mundo, conhecer lugares. A vida é feita de sonhos, e se não acreditarmos nos nossos sonhos, não vamos sair do lugar”, disse Magda Coutinho, fundadora e gestora do projeto.
A entidade, que não tem fins lucrativos, se sustenta através de projetos de lei de incentivo à cultura e de empresas parcerias, com destaque para o Instituto MRV, além de pessoas físicas dispostas a ajudar. Além disso, bandas renomadas no meio da música também colaboram para o sucesso da associação, como Jota Quest, Skank, Tia Anastácia e Pato Fu.
Os alunos do Querubins recebem duas refeições diárias e são contemplados com três oficinas de artes ou esportes. Quando chegam aos 16 anos, todos os jovens são encaminhados diretamente para o programa Jovem Aprendiz e a partir daí iniciam a vida profissional em determinadas áreas.
“Sempre fico muito feliz em participar de ações sociais, porque nos traz uma realidade diferente do que a gente vive. O trabalho que a Magda faz é realmente exemplar, dando à garotada a oportunidade de fazer esporte, artes. Nós atletas sermos espelhos é o mínimo que podemos fazer por eles, isso já fez valer muito a pena, tanto para nos quanto para eles. Espero que tenham mais ações como essa para podermos estimular ainda mais crianças a fazer esporte”
No dia anterior, as crianças da Associação Querubins foram à Arena Minas acompanhar ao clássico entre Vasco da Gama e Flamengo, que acabou com vitória do time cruzmaltino, por 93 a 83. Durante o intervalo, os meninos e meninas foram até a quadra e se divertiram ao fazer o que mais gostam: jogar basquete. Ao final do jogo, as mesmas tiraram fotos, pegaram autógrafos e “tietaram” os atletas sem nenhuma restrição.
Ainda por cima, a Associação Querubins realizará um show no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no dia 06 de novembro, com todas as bandas parcerias do projeto – Jota Quest, Skank, Tia Anastácia e Pato Fu. Toda a renda do espetáculo será revertida para os fundos da instituição.
A Copa Avianca é um torneio preparatório organizado pela Liga Nacional de Basquete em conjunto com a Avianca, Cia Aérea Oficial do NBB, e que conta com o patrocínio da CAIXA. Esta é a primeira vez que a LNB realiza, ao lado de um de seus patrocinadores, um torneio de pré-temporada para o maior campeonato do país.