HOJE
Núm3ro5
Por Liga Nacional de Basquete
Saiba as probabilidades númericas dos confrontos de oitavas de final do NBB 2012/2013; Pinheiros pode repetir façanha? Basquete Cearense manterá a escrita?
O NBB está em sua quinta edição e a cada temporada cresce a disputa entre as equipes. Tal equilíbrio pode ser refletido nos confrontos das oitavas de final, que já é mais equilibrada de toda a história do campeonato nacional. Porém, há muita coisa em jogo e algumas estatísticas podem mostrar qual roteiro a série se encaminhará.
O principal dado numérico e o que mais chama atenção é a porcentagem de sucesso das equipes que venceram as duas primeiras partidas dos confrontos. Ao todo, esta situação já aconteceu 24 vezes na história da competição e em 23 oportunidades o time que triunfou nos dois primeiros duelos garantiu a classificação. A única exceção a esta “regra” foi o Pinheiros/SKY, que na última temporada, reverteu um placar de dois a zero e eliminou o Cia. do Terno/Romaço/Joinville nas quartas de final.
Agora, na atual edição do NBB, o esquadrão pinheirense tem a oportunidade de repetir a façanha de reverter uma série de playoff. Depois de perder os dois primeiros jogos do confronto válido pelas oitavas de final diante do Winner/Kabum/Limeira, a equipe comandada pelo técnico Cláudio Mortari levou a melhor no terceiro jogo e segue sonhando com a segunda virada da história das Finais do maior campeonato de basquete do país.
Outro dado curioso fica por conta de que todos os times que levaram a melhor nos jogos dois e três das séries saíram vencedores no confronto. Essa situação, que ocorreu 29 vezes, pode se repetir caso SKY/Basquete Cearense elimine o Paulistano/Unimed das oitavas de final da atual temporada ou pode ser quebrada caso o time paulista vire e avance às quartas de final.
Para fechar, Pinheiros e Paulistano terão que “desafiar” os números para saírem vencedores e avançarem para as próxima fase da etapa de mata-mata do campeonato nacional. Em toda a história do NBB, apenas duas equipes, em 13 oportunidades (15%), empataram a série no quarto jogo e venceram a quinta e decisiva partida.