HOJE
Núm3ro5
Por Liga Nacional de Basquete
Saiba as probabilidades númericas dos confrontos de oitavas de final do NBB 2012/2013; Pinheiros pode repetir façanha? Basquete Cearense manterá a escrita?

O Pinheiros é o único time da história do NBB que conseguiu uma virada nos playoffs (Ricardo Bufolin/Divulgação)
O NBB está em sua quinta edição e a cada temporada cresce a disputa entre as equipes. Tal equilíbrio pode ser refletido nos confrontos das oitavas de final, que já é mais equilibrada de toda a história do campeonato nacional. Porém, há muita coisa em jogo e algumas estatísticas podem mostrar qual roteiro a série se encaminhará.
O principal dado numérico e o que mais chama atenção é a porcentagem de sucesso das equipes que venceram as duas primeiras partidas dos confrontos. Ao todo, esta situação já aconteceu 24 vezes na história da competição e em 23 oportunidades o time que triunfou nos dois primeiros duelos garantiu a classificação. A única exceção a esta “regra” foi o Pinheiros/SKY, que na última temporada, reverteu um placar de dois a zero e eliminou o Cia. do Terno/Romaço/Joinville nas quartas de final.
Agora, na atual edição do NBB, o esquadrão pinheirense tem a oportunidade de repetir a façanha de reverter uma série de playoff. Depois de perder os dois primeiros jogos do confronto válido pelas oitavas de final diante do Winner/Kabum/Limeira, a equipe comandada pelo técnico Cláudio Mortari levou a melhor no terceiro jogo e segue sonhando com a segunda virada da história das Finais do maior campeonato de basquete do país.
Outro dado curioso fica por conta de que todos os times que levaram a melhor nos jogos dois e três das séries saíram vencedores no confronto. Essa situação, que ocorreu 29 vezes, pode se repetir caso SKY/Basquete Cearense elimine o Paulistano/Unimed das oitavas de final da atual temporada ou pode ser quebrada caso o time paulista vire e avance às quartas de final.
Para fechar, Pinheiros e Paulistano terão que “desafiar” os números para saírem vencedores e avançarem para as próxima fase da etapa de mata-mata do campeonato nacional. Em toda a história do NBB, apenas duas equipes, em 13 oportunidades (15%), empataram a série no quarto jogo e venceram a quinta e decisiva partida.

Tanto Paulistano quanto Basquete Cearense buscam a inédita classificação para as quartas (João Pires/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca