
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
30/07
HOJE
01/08
03/08

Numa boa hora


Depois de perder os dois jogos seguidos, São José se reencontra com a vitória ao superar o Goiânia; equipe volta ao grupo dos oito primeiros da LDB
Por Liga Nacional de Basquete


O São José/Unimed voltou a vencer após duas derrotas no início da etapa do Rio de Janeiro da LDB. O time de São José dos Campos superou, nesta sexta-feira, o Universo/Goiânia, por 81 a 60, e continua firme na luta pela classificação para a próxima fase da competição, onde apenas os oito primeiros avançam.
O armador Gabriel foi o grande cestinha da vitória joseense, com 21 pontos. Além dele, outro que se destacou na equipe joseense foi o pivô Lucão, que anotou um duplo-duplo de 18 pontos e 11 rebotes. Pelo lado do Goiânia, o destaque foi o ala/pivô Adyb, com 19 pontos e 10 rebotes.
“Essas duas derrotas serviram de aprendizado para a gente. Hoje, soubemos administrar bem o jogo a partir do momento que abrimos vantagem. Mesmo com o cansaço, já que estamos com um elenco reduzido, mantivemos o ritmo durante os 40 minutos”, afirmou Gabriel.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Gabriel comandou o reencontro do São José com a vitória na LDB 2013 (Wallace Teixeira/LNB)
As duas equipes começaram o jogo com as mãos quentes nos arremessos de fora. O ala/pivô Adyb comandou o ataque do Goiânia, com 13 pontos no período, enquanto o armador Gabriel e o ala/pivô Chandler lideraram o São José, que fechou a primeira etapa na liderança por 21 a 17.
No final do primeiro quarto, o Goiânia sofreu uma baixa, quando o ala Murilo Veloso, um dos principais cestinhas da equipe, torceu o tornozelo esquerdo numa queda após um arremesso. O São José aproveitou a ausência do jogador adversário e impôs seu ritmo na segunda etapa. As bolas de fora continuaram caindo para o time paulista, que chegou a abrir 11 pontos no segundo quarto (33 a 22) e foi para o intervalo vencendo por 39 a 34.
Com a mesma postura agressiva, os joseenses voltaram para o terceiro quarto e, novamente, conseguiram ampliar a vantagem no marcador. A defesa da equipe paulista cresceu para cima dos goianos e o placar subiu para 58 a 47.
No último quarto, os goianienses pressionaram o adversário ate o final visando uma reação no marcador. Porém, a experiência do armador do São José, Gabriel, fez a diferença. O jogador cadenciou a partida e marcou cestas importantes que impediram que o oponente tivesse a chance de virar.
“Faltou um pouco de atenção na defesa. Não conseguimos marcar o jogo de dupla deles e eles pontuaram muito assim. Além disso, estávamos um pouco ansiosos e cometemos erros bobos no ataque”, lamentou Adyb.