#JOGAJUNTO

NBB Caixa

LÍDER DECISIVOE TRANQUILO

04-02-2021 | 06:23
Por Vanderson Pimentel

Decisivo na virada do Paulistano contra o Corinthians, Deryk Ramos fala sobre retorno ao clube alvirrubro e seu papel como capitão sereno de uma jovem equipe

Faltavam seis minutos para o fim do último quarto de Corinthians x Paulistano quando a estrela de Deryk Ramos, então com 5 pontos na partida, começou a brilhar. Com sete pontos nos últimos minutos do tempo regulamentar, ele ajudou sua equipe a levar o jogo para a prorrogação. No primeiro tempo extra, o camisa 9 chamou a responsabilidade e com oito pontos, assegurou ao time alvirrubro uma nova chance de ganhar a partida. E na segunda prorrogação, o armador fez duas cestas de 3 pontos e uma de 2, e com 100% de aproveitamento nos últimos cinco minutos, foi o protagonista da virada que assegurou a vitória ao Paulistano por 100 a 98 no Ginásio Wlamir Marques.

Cestinha no jogo contra o Corinthians com 28 pontos e tendo na atual temporada suas melhores médias de assistências (4.0) e rebotes (3.2) da carreira, o armador será uma das principais atrações do Paulistano contra o Bauru, no próximo sábado (06/02), às 19h, que será transmitido pelo DAZN.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Mesmo consciente do seu desempenho na última terça-feira contra os anfitriões, ele diz que a vitória foi de todo o conjunto. 

“Procuro a todo momento ajudar a equipe a vencer. E durante o jogo fui recebendo a bola, ganhando volume e acabei conseguindo fazer os pontos. Mas sem dúvidas o que ajuda é ter o respaldo da equipe, o apoio que eles dão para mim. Eles me respeitam muito e procuro retribuir esse carinho. Claro, tem o meu jogo individual, mas todos estão de parabéns e o Paulistano merece estar lá em cima”, afirmou.

Deryk e Paulistano já tinham uma bonita história no NBB. Depois de se destacar no Limeira e no Brasília, o armador permaneceu por uma temporada na equipe alvirrubra, em que conquistou o título do torneio em 2017/2018, antes de ficar duas temporadas no Flamengo. De volta, o camisa 9 vê semelhanças na mentalidade das duas equipes, mas exalta o trabalho do elenco comandado por Régis Marrelli.

Deryk teve médias de 12,5 pontos e 3,3 assistências na temporada em que foi campeão pelo Paulistano (João Pires/LNB)

“O time de 2017/2018 era muito coletivo, de vários jogadores que não tinham a melhor das imagens, mas que queriam mostrar serviço. Éramos pouco falados, mas aquele foi um ano histórico porque ganhamos praticamente tudo. Tanto aquele como este Paulistano têm um jogo coletivo forte, mas a maior diferença é o quão esta equipe trabalha. De todas as equipes em que joguei, eu nunca vi um time que trabalhe tanto, que se dedique tanto no dia a dia. Esse é o grande mérito deste time”, garantiu.

Liderança tranquila

O papel de Deryk nesta temporada no Paulistano tem uma responsabilidade maior. Mesmo com 26 anos, o atleta é o capitão de uma jovem equipe, mas que vem fazendo uma excelente temporada no torneio, com 12 vitórias em 17 jogos. A feição séria e discreta apresentada em quadra é comentada pelo próprio jogador, que de fato tenta passar uma imagem mais serena e tranquila também na forma de liderar o vestiário.

“Em todos esses anos, eu sempre me mostrei silencioso, porque gosto de falar individualmente com cada jogador, e assim tentar ajudá-los da melhor forma possível. E nessa equipe, o respeito que todo mundo ali tem por mim, me faz querer não só manter esse trabalho que eu já faço, como também de botar o time para cima, de querer que a gente tem que acreditar no time. Realmente o time merece estar na parte de cima da tabela”, disse o camisa 9.

E é por acreditar nos seus companheiros de equipe e no trabalho que Deryk crê ser possível fazer o Paulistano seguir subindo na tabela. Para a partida de sábado, contra o Bauru Basket, com transmissão do DAZN, o armador também destacou que qualquer outro jogador de sua equipe pode chamar a responsabilidade para tentar a vitória contra uma das equipes mais fortes do campeonato.

“Meu principal papel na equipe é não deixar a molecada que está tendo mais momentos decisivos agora, que nunca tinham passado por isso na carreira, e fazer com que eles entendam esses são momentos iguais a qualquer outros. Se a cabeça está boa, a chance é grande de sucesso quando a hora do momento decisivo chegar. Isso o que eu sempre tento passar para eles”, finalizou.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, IMG Arena e Genius Sports.