#JOGAJUNTO

Rio 2016

O bicho vai pegar!

18-08-2016 | 02:49
Por Liga Nacional de Basquete

De um lado a reedição das duas últimas finais olímpicas, do outro dois países na luta pela inédita medalha; saiba tudo sobre as semifinais dos Jogos Olímpicos

Dois confrontos e duas histórias completamente diferentes. Assim serão disputadas as semifinais dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (19/08). Primeiro, às 15h30 (de Brasília), Estados Unidos e Espanha se enfrentarão e, logo em seguida, às 19 horas, será a vez do duelo entre Austrália e Sérvia.

Atual bicampeão olímpico, o time norte-americano enfrentará um rival para lá de conhecido na busca por um lugar na decisão em solo carioca. Tanto em Pequim 2008 como em Londres 2012, Estados Unidos e Espanha protagonizaram a grande final do torneio olímpico de basquete masculino.

Além dos dois encontros nas duas últimas decisões, ambos com vitórias dos Estados Unidos, norte-americanos e espanhóis ainda fizeram outros dois confrontos olímpicos nos últimos 12 anos. Um deles aconteceu na primeira fase dos Jogos de 2008, também com vitória dos ianques.

Já em Atenas 2004, os europeus fizeram a melhor campanha do Grupo A e acabaram cruzando com um irregular Estados Unidos, que ficou apenas na quarta posição da outra chave, nas quartas de final. No entanto, em seu melhor jogo naquelas Olimpíadas, o esquadrão norte-americano venceu e depois acabou eliminado nas semifinais para a Argentina.

Agora na semi: Estados Unidos e Espanha decidiram a medalha de ouro nos dois últimos Jogos Olímpicos (FIBA/Divulgação)

Agora na semi: Estados Unidos e Espanha decidiram a medalha de ouro nos dois últimos Jogos Olímpicos (FIBA/Divulgação)

Enquanto Estados Unidos e Espanha farão um confronto de países acostumados com o pódio olímpico, Austrália e Sérvia duelarão de olho na primeira medalha da história dos países no torneio de basquete masculino.

Presente nas 12 últimas edições das Olimpíadas de maneira ininterrupta, o selecionado australiano disputa as semifinais pela quarta vez na história. No entanto, nas três oportunidades em que chegou à esta fase acabou eliminado e depois derrotado na disputa pelo bronze. Sendo assim, o melhor resultado do país é o quarto lugar, conquistado em 1988, 1996 e 2000.

Por sua vez, a Sérvia disputa os Jogos Olímpicos pela primeira vez após sua independência. Em 2004, ainda com a alcunha de Sérvia e Montenegro, os sérvios fizeram uma campanha ruim em Atenas e acabaram eliminados na primeira fase. Depois disso ficaram 12 anos sem disputar o torneio olímpico.

O duelo desta sexta não será o primeiro entre Austrália e Sérvia no Rio de Janeiro. Em jogo válido pelo Grupo A, os países se enfrentaram no dia 08/08 e os representantes da Oceania levaram a melhor. Após muito equilíbrio nos três primeiros quartos, os australianos dominaram completamente os dez minutos finais e triunfaram por 95 a 80.

Na primeira fase, Austrália, de Dellavedova, bateu a Sérvia, de Teodosic (FIBA/Divulgação)

Na primeira fase, Austrália, de Matthew Dellavedova, bateu a Sérvia, de Milos Teodosic (FIBA/Divulgação)