HOJE
A boa fasedo basquete
Por Liga Nacional de Basquete
Yago "garoto propaganda", basquete na novela, Jogo das Estrelas e NBA House comprovam boa fase da modalidade no Brasil
No país do futebol, também há espaço para o basquete. Depois de um período marcado por crises na modalidade, o esporte da bola laranja, enfim, voltou a trilhar bons caminhos e ter uma boa relação com o público brasileiro.
Uma das principais razões para esse crescimento da popularidade do basquete brasileiro se deve à criação da LNB e, consequentemente, do NBB CAIXA. Com isso, grandes parcerias foram feitas, inclusive com a maior liga do mundo, a NBA, que proporcionou ao esporte uma visibilidade ainda maior.
“Recentes pesquisas sinalizaram que o basquete é a bola da vez, sinalizando um crescimento contínuo no interesse pela modalidade no Brasil. É o resultado da somatória dos esforços e dos investimentos do NBB e da NBA no país que tem atraído novos fãs e praticantes para a modalidade”, afirmou Álvaro Cotta, Diretor de Marketing da Liga Nacional de Basquete.
Para Álvaro, as razões para essa popularidade são várias, passando desde a maior possibilidade de visualização do NBB CAIXA, pelo esquema multiplataforma de distribuição dos jogos (cinco “canais” diferentes), até as experiências vividas pelo público e o surgimento de novos ídolos do esporte.
“A multiplataforma de distribuição dos jogos ampliou a divulgação para diversos canais online e offline, conversando com todos os perfis de torcedores. Além disso, o Jogo das Estrelas do NBB e a NBA House elevaram a experiência dos fãs e despertaram a demanda por produtos e conteúdos. O surgimento de novos ídolos tem contribuído para renovar o público jovem. Atletas como Yago, Lucas Dias e Didi tornaram-se protagonistas dessa nova geração, dividindo espaço com nomes consagrados como Leandrinho, Alex e Varejão”, acrescentou o Diretor.
Marca de achocolatado terá foto de Yago no rótulo
Figura cada vez mais reconhecida no basquete nacional, o jovem armador Yago Mateus, de 19 anos, terá sua foto estampada em diversas embalagens do achocolatado “Nescau” por todo o Brasil. Isso porque, a partir deste mês, a marca vai substituir o rótulo dos produtos por fotos de atletas patrocinados e também frases motivacionais relacionadas a valores do esporte.
Essa ação faz parte da divulgação da “Liga Nescau”, que é uma competição patrocinada pela marca e reúne centenas de estudantes da rede de ensino privada. Além disso, sete atletas foram escolhidos como embaixadores do campeonato e estarão presentes nas embalagens do achocolatado.
Os sete embaixadores foram responsáveis por escolher uma palavra que melhor definia sua caminhada no esporte para aparecer no rótulo dos produtos. São eles: o jogador de basquete Yago Mateus (Responsabilidade), a ginasta Flávia Saraiva (Disciplina), a jogadora de vôlei Tandara (Coragem), a judoca Mayra Aguiar (Autonomia), o ex-jogador de futsal Falcão (Confiança), o ex-nadador Thiago Pereira (Persistência) e a paratleta Verônica Hipólito (Superação).
Vale lembrar outras duas ações da mesma marca envolvendo o basquete. A primeira aconteceu no período antecedente aos Jogos Olímpicos do Rio 2016, em que foram escolhidos quatro atletas para figurarem no rótulo do produto, entre eles o ex-jogador Tiago Splitter, o primeiro brasileiro a ser campeão da NBA.
A outra aconteceu mais recentemente, com a criação de latas personalizadas de algumas das equipes da NBA. A ação fez tanto sucesso que a empresa até criou uma versão especial para atingir o público nas Finais da competição, devido à falta dos produtos com o logo do Toronto Raptors, que foi o grande campeão da temporada 2018/2019.
Novela da Globo tem como protagonista amante do basquete
Recentemente, estreou na Rede Globo a telenovela “Bom Sucesso”, nova trama das 19 horas da emissora. Um dos protagonistas da história, o personagem Ramon (interpretado pelo ator David Júnior) possui relação direta com o basquete.
No início, ainda como jogador, Ramon viaja para os Estados Unidos em busca de uma chance na NBA. Com gravações no United Center, casa do Chicago Bulls, e com a participação do pivô brasileiro Cristiano Felício, jogador da equipe, o personagem tem algumas oportunidades, mas não consegue se firmar como jogador e termina como roupeiro do time.
Depois de um tempo, Ramon retorna ao Brasil, mas sua relação com o basquete não termina. Ele assume o comando de uma equipe no Rio de Janeiro e passa a conviver constantemente com diversas questões humanas por trás do esporte.
Além do período em Chicago, os personagens da novela participaram de alguns treinamentos com o técnico Alberto Bial e chegaram até a bater uma bola com Leandrinho Barbosa, campeão da NBA com o Golden State Warriors e atualmente jogador do Life Fitness/Minas.
O sucesso do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA
Inspirado na NBA, o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA se transformou em um sucesso com o público brasileiro. Presente desde a primeira edição do campeonato, o evento já passou por seis cidades diferentes e diversos templos do basquete nacional, como o Ginásio do Maracanãzinho, Pedrocão e Ibirapuera.
Muito mais que um evento esportivo, o Jogo das Estrelas tem o intuito de entreter o público presente, com animadores de torcida, ativações com patrocinadores e ações sociais, além do show no intervalo da partida principal entre NBB Brasil e NBB Mundo, que já contou com a presença de Thiaguinho, Jota Quest e Atitude 67, entre outros.
No último ano, o sucesso do Jogo das Estrelas foi reconhecido em premiação do portal Máquina do Esporte, um dos principais veículos de negócios esporte, como um dos finalistas na categoria Melhor Evento Esportivo do ano.
A ascensão da NBA House no Brasil
Lançada no Brasil em 2016, para os Jogos Olímpicos do Rio, a NBA House se transformou em um grande sucesso no país. A primeira edição aconteceu no Rio de Janeiro, durante as Olímpiadas, e foi eleita a Melhor Casa Temática dos Jogos, por voto popular.
Depois disso, virou tradição no país a presença da NBA House em meio às Finais da maior liga de basquete do mundo. Com a mudança para São Paulo (SP), o espaço continuou recebendo um grande público nos outros anos, até que na edição de 2019 tudo aumentou.
A NBA House 2019, apresentada pela Budweiser, aconteceu no estacionamento do Shopping Eldorado, em um espaço de aproximadamente 3000m² e contou com eventos aos finais de semana, além da exibição de todos os jogos das Finais, lotando a casa em todas as oportunidades.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.