HOJE
BRASIL NA COPA!
Por Gustavo Marinheiro
Na raça, na emoção e com forte apoio da torcida, Brasil vence EUA por 83 a 76 e garante classificação para a Copa do Mundo, que acontece na Indonésia, Filipinas e Japão
Em Santa Cruz do Sul, a seleção brasileira recebeu os EUA pelo seu segundo compromisso na última janela de Eliminatórias para a Copa do Mundo e conseguiu uma grande vitória, pelo placar de 83 a 76. A torcida lotou o Arnão, que esgotou os seus quase 7 mil ingressos disponíveis, empurrando a seleção durante os 40 minutos de jogo.
Ver essa foto no Instagram
Apesar do bom começo dos americanos, logo o Brasil assumiu a ponta do marcador, com a ajuda da forte presença dos pivôs Bruno Caboclo, Hettsheimer e Lucas Mariano dentro do garrafão. No perímetro, quem reinou foi Yago, que anotou quatro bolas de três pontos com 80% de aproveitamento, principalmente em momentos mais apertados da partida. Georginho, faltando pouco mais de um minuto pro fim do jogo, foi essêncial com uma bola de longa distância, aumentando o placar para os brasileiros.
O jogo foi bem controlado pela seleção, mas os últimos segundos foram tensos, com Galloway (cestinha dos americanos com 19 pontos), mantendo o jogo vivo para os rivais. A torcida, que lotou o Ginásio Arnão, foi essêncial no momento decisivo, inflamando e empurrando os jogadores até a vitória.
Os grande destaque brasileiros foi a dupla Bruno Caboclo, que conseguiu 21 pontos, oito rebotes e 26 de eficiência, e Yago, que terminou com 17 pontos e oito assistências.
O mundial acontecerá na Filipinas, Japão e Indonésia, entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro, e reunirá 32 equipes do mundo inteiro, incluindo os países sede. Assim como em 2019, a Copa do Mundo servirá como critério de classificação para as olímpiadas de Paris, que acontecem em 2024 (serão sete vagas distribuídas para os melhores colocados).