HOJE
O brilhode Henrique
Por Liga Nacional de Basquete
Em sua primeira LDB, Henrique lidera Coritiba dentro de quadra e desponta como um dos destaques da competição
A LDB tem como grande objetivo dar oportunidade aos jovens atletas brasileiros espalhados pelo país. Um jogador que está aproveitando, e muito, essa chance é o ala Henrique Kirsten, do Coritiba Monster/Sociedade Thalia.
Natural de Jaraguá do Sul (SC), Henrique está liderando o Coxa dentro de quadra na primeira LDB da equipe. Aliás, também é a primeira participação do jogador na principal competição de base do país.
Os números do jogador de 20 anos até aqui são bem expressivos: 17,8 pontos, 7,4 rebotes, 1,8 assistências e 11,2 de eficiência. Os 17,8 pontos por partida o colocam na quarta colocação dos cestinhas do campeonato, atrás apenas de Danilo Sena (23,7), Dikembe (21,5) e Daniel Von Haydin (18,3).

Henrique disputou a última Liga Ouro pelo Blumenau, mas não teve muitas oportunidades (Hedeson Alves/LNB)
Para o treinador Fábio Pellanda, esses números não são tão bons por acaso. Tudo isso é resultado de muito treino, inclusive em horários extras.
“O Henrique é um menino especial. É extremamente dedicado e leva com muita seriedade os treinamentos. Gosta muito de fazer o extra, que é treinar além das nossas atividades. Está sempre disposto a fazer os treinos específicos fora do horário normal. Então só tenho coisas boas para falar dele”, afirmou o treinador Fábio Pellanda.
No grande jogo contra o Minas Tênis Clube, Henrique teve uma atuação decisiva na primeira vitória do time paranaense na LDB 2019. O ala terminou a partida com 18 pontos, 16 rebotes e 25 de eficiência.
Dentre esses números, o de rebotes impressiona. Não é comum um jogador de 1,95m pegar 16 rebotes em uma partida só. Um desses ainda foi em um lance capital: perdendo por dois pontos, Henrique pegou um rebote ofensivo de lance livre, restando sete segundos para o fim, e sofreu uma falta na sequência, gerando dois arremessos livres.
Ele convertou os dois lances e empatou a partida, levando a decisão para a prorrogação. No tempo extra, o Coritiba conseguiu vencer o time mineiro e se recuperar na LDB 2019, após três derrotas iniciais.
“Mesmo com as três derrotas nos primeiros jogos, acho que conseguimos nos unir, ficamos de cabeça erguida o tempo todo e conseguimos levar essa vitória com muita raça”, afirmou Henrique, que ainda completou:
“O Minas é um time muito bom, o que torna nossa vitória ainda mais especial. Nosso time conseguiu jogar bem unido hoje, rodando bastante a bola. Com isso, buscamos as melhores oportunidades de arremesso e deu tudo certo no final”, finalizou.

Entre os cestinhas do campeonato, Henrique desponta como um dos destaques da LDB (Hedeson Alves/LNB)
Na última temporada, o catarinense atuou pelo Basquete Blumenau e chegou a disputar algumas partidas da Liga Ouro 2019, mas sem muitos minutos em quadra. O grande momento de Henrique está sendo mesmo na atual LDB.
“No último ano, com o Basquete Blumenau, cheguei a disputar a Liga Ouro, mas não tive muitos minutos. Agora na LDB está sendo totalmente diferente. Estou participando pela primeira vez, mas já deu para perceber que é um grande campeonato e que proporciona muita visibilidade para nós atletas”, disse o ala do Coritiba.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca