#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O campeão voltou

Brasília BRA 86
x
75 Pinheiros PIN
86
1ºQ
X
75

1 de março de 2012

Com 26 pontos de Nezinho, Brasília supera o líder do NBB, Pinheiros, e se firma no grupo dos quatro primeiros

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
86
X
75
86
PTS
75
10
A3C
8
20
A2C
20
16
LLC
11
32
RT
27
14
ASS
11

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Uniceub/BRB/Brasília superou, nesta quinta-feira, o líder do NBB, o Pinheiros/SKY, por 86 a 75. Com o resultado, o time da capital federal chegou a sua 16ª vitória em 22 jogos (72,7% de aproveitamento) e se firmou na quarta colocação da competição. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

O armador do Brasília, Nezinho, foi o cestinha do jogo, com 26 pontos (cinco bolas de 3), seguido do ala Alex, que anotou 22. Pelo Pinheiros, a dupla formada por Marquinhos e Olivinha foi o destaque, com 20 pontos de cada um.

[galeria id=”24224″]

O time paulista não se intimidou, nos primeiros minutos, com a pressão da torcida de Brasília, que lotou o Ginásio da Asceb. Porém, os arremessos de fora do time da casa começaram a cair, com Alex e Nezinho, e os brasilienses assumiram a frente do marcador, abrindo sete pontos de vantagem no primeiro quarto (23 a 16).

Na etapa seguinte, o ala do Pinheiros, Marquinhos, também acertou a mão e o time paulista se recuperou no jogo (39 a 37). Mas quem também estava com a mão quente era o armador Nezinho, que marcou quatro bolas de 3 pontos no segundo período e foi o grande responsável pela vitória parcial do Brasília por 47 a 43.

Na volta do intervalo, o Pinheiros foi para cima dos donos da casa. O time paulista chegou a encostar somente um ponto no placar (54 a 53). No entanto, a intensidade do Brasília continuou a mesma e eles não permitiram a virada. Pelo contrário. Aos poucos, os brasilienses foram aumentando a vantagem, que terminou em 12 pontos no final do terceiro período (67 a 55).

Apesar da difícil missão de virar a partida fora de casa, o Pinheiros lutou durante todo o último quarto. O time do técnico Claudio Mortari baixou a diferença para 10 pontos, mas o Brasília aproveitou os contra-ataques para garantir a vitória.

“Na volta do final de ano, perdemos apenas um jogo. O time está em recuperação. Ganhar do líder é muito bom. Estamos no nosso caminho para continuar crescendo na competição”, afirmou o ala Alex, relembrando que dos 11 jogos disputados em 2012, o Brasília venceu 10.

Apesar da derrota, o Pinheiros ainda é líder do NBB. O time da capital de SP está empatado com o São José, com uma campanha de 17 vitórias em 22 partidas (77,2% de aproveitamento) e leva uma pequena vantagem no confronto direto.

“O Brasília é uma grande equipe e não é fácil vencer aqui. O importante é que continuamos na liderança e temos que pensar, agora, nos próximos adversários”, disse o ala/pivô do Pinheiros, Olivinha.