#JOGAJUNTO

O cara

30-12-2013 | 11:54
Por Liga Nacional de Basquete

Técnico Paulo Chupeta continua fazendo história no Flamengo, agora, como o primeiro treinador a conquistar o bicampeonato da LDB

Time dirigido pelo técnico Paulo Chupeta segue sem saber o que é perder na LDB 2013 (Ricardo Ramos/LNB)

O “paizão” do Flamengo é o primeiro técnico bicampeão da LDB (Ricardo Ramos/LNB)

Na primeira edição do NBB, em 2009, o Flamengo sagrou-se campeão com o técnico Paulo Chupeta no comando. Dois anos depois, o time rubro-negro foi pioneiro novamente ao vencer a primeira Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e lá estava o treinador no banco de reservas da equipe. Nesta segunda-feira, dia 30 de dezembro, Paulo Chupeta conseguiu mais um feito histórico, o bicampeonato da LDB.

A alegria do treinador estava estampada na cara logo após a vitória sobre o Minas, triunfo que deu ao Flamengo o título de bicampeão da LDB. O curioso é que no final do jogo, todos os atletas correram em direção ao comandante para celebrar mais uma conquista.

“Isso é fruto de muitos anos, aprendendo com grandes treinadores, como o Claudio Mortari, o Emanuel Bonfim e o Marcos Flavio, o Pingo. Juntei os três e fiz meu estilo. Alguns me chamam de paizão, porque eu estou sempre cobrando, mas esse é meu jeito”, comentou Chupeta.

A história de ser o “paizão” da equipe sub-22 do Flamengo é confirmada pelos atletas. A exigência é sempre muito grande, mas todos reconhecem a importância do trabalho do técnico Paulo Chupeta para o sucesso do grupo bicampeão da LDB.

“Ele é como um pai para a gente. Ele dá liberdade, mas chama nossa atenção quando é preciso. Ele é sinistro”, enfatizou o ala/armador do Flamengo, Chupeta, que, coincidentemente, tem o mesmo apelido do treinador.

Da equipe bicampeã da LDB, quatro atletas fizeram parte do elenco que conquistou o título em 2011: os armadores Gegê e Danielzinho e os alas Chupeta e Diego Marques. Os quatro são unânimes quando falam do comandante.

“Ele é o cara que ensina, que ajuda e que dá bronca também. Ele fez esse grupo se transformar numa família. Ele é o cara”, admitiu o ala do Flamengo, Diego Marques.

Paulo Chupeta não nega. Ele é realmente o “paizão” dessa equipe e, como um grande chefe de uma família, não dá moleza para seus “filhos”.

“Eles são garotos. Estão na idade de namorar, de curtir e é difícil administrar tudo isso. Mas eu sou carrasco mesmo. Eu grito, dou bronca, fico de mal, mas depois faço carinho. Esse lado paizão funciona mais”, comemorou o treinador bicampeão da LDB.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Jogadores do Flamengo comemoram o bicampeonato da LDB 2013 (Lucas Figueiredo/LNB)

Jogadores do Flamengo comemoram o bicampeonato da LDB 2013 (Lucas Figueiredo/LNB)