HOJE
O cara
Por Liga Nacional de Basquete
Técnico Paulo Chupeta continua fazendo história no Flamengo, agora, como o primeiro treinador a conquistar o bicampeonato da LDB

O “paizão” do Flamengo é o primeiro técnico bicampeão da LDB (Ricardo Ramos/LNB)
Na primeira edição do NBB, em 2009, o Flamengo sagrou-se campeão com o técnico Paulo Chupeta no comando. Dois anos depois, o time rubro-negro foi pioneiro novamente ao vencer a primeira Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e lá estava o treinador no banco de reservas da equipe. Nesta segunda-feira, dia 30 de dezembro, Paulo Chupeta conseguiu mais um feito histórico, o bicampeonato da LDB.
A alegria do treinador estava estampada na cara logo após a vitória sobre o Minas, triunfo que deu ao Flamengo o título de bicampeão da LDB. O curioso é que no final do jogo, todos os atletas correram em direção ao comandante para celebrar mais uma conquista.
“Isso é fruto de muitos anos, aprendendo com grandes treinadores, como o Claudio Mortari, o Emanuel Bonfim e o Marcos Flavio, o Pingo. Juntei os três e fiz meu estilo. Alguns me chamam de paizão, porque eu estou sempre cobrando, mas esse é meu jeito”, comentou Chupeta.
A história de ser o “paizão” da equipe sub-22 do Flamengo é confirmada pelos atletas. A exigência é sempre muito grande, mas todos reconhecem a importância do trabalho do técnico Paulo Chupeta para o sucesso do grupo bicampeão da LDB.
“Ele é como um pai para a gente. Ele dá liberdade, mas chama nossa atenção quando é preciso. Ele é sinistro”, enfatizou o ala/armador do Flamengo, Chupeta, que, coincidentemente, tem o mesmo apelido do treinador.
Da equipe bicampeã da LDB, quatro atletas fizeram parte do elenco que conquistou o título em 2011: os armadores Gegê e Danielzinho e os alas Chupeta e Diego Marques. Os quatro são unânimes quando falam do comandante.
“Ele é o cara que ensina, que ajuda e que dá bronca também. Ele fez esse grupo se transformar numa família. Ele é o cara”, admitiu o ala do Flamengo, Diego Marques.
Paulo Chupeta não nega. Ele é realmente o “paizão” dessa equipe e, como um grande chefe de uma família, não dá moleza para seus “filhos”.
“Eles são garotos. Estão na idade de namorar, de curtir e é difícil administrar tudo isso. Mas eu sou carrasco mesmo. Eu grito, dou bronca, fico de mal, mas depois faço carinho. Esse lado paizão funciona mais”, comemorou o treinador bicampeão da LDB.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Jogadores do Flamengo comemoram o bicampeonato da LDB 2013 (Lucas Figueiredo/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca